COLUNISTA RC24H / Chiquinho Brazão propõe Programa de Reeducação Alimentar no currículo da educação básica

Iniciativa tem como base um estudo que aponta a necessidade de repassar à população hábitos alimentares adequados para uma melhor qualidade de vida


O Projeto de Lei 4746/2020 apresentado pelo Deputado Federal Chiquinho Brazão, prevê a implantação de um programa de reeducação alimentar para alunos do ensino básico da rede pública. A iniciativa tem como base um estudo que aponta a necessidade de repassar à população hábitos alimentares adequados para uma melhor qualidade de vida. Em meio à pandemia, nunca ficou tão claro a necessidade de pensar na prevenção, para uma saúde pública de qualidade.

Para Brazão, o principal objetivo do Programa é contribuir para a construção, junto aos alunos, de conhecimentos nutricionais que os tornem capazes de selecionar a ingestão de alimentos saudáveis, adequados e fundamentais ao seu desenvolvimento.

“Pesquisando o assunto, observei que a obesidade no Brasil, em especial entre os jovens e adolescentes, tornou-se uma questão de saúde pública importantíssima, que demanda a adoção de medidas eficazes, com a participação da sociedade civil, visando assegurar de forma difusa o direito à saúde”, destaca

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, mais da metade da população está com peso acima do recomendado e cerca de 20% dos brasileiros estão obesos. O estudo ministerial constatou ainda, que a mudança de hábito está impactando negativamente nas doenças cardiovasculares e que o Brasil está na transição da desnutrição para a obesidade.

De acordo com os autores da proposta, estudos revelam que as crianças e adolescentes são condutores velozes no processo de transformação da sociedade.

 

 

*Chiquinho Brazão é deputado pelo Avante-RJ.

Categorias: Opinião

Fotos da notícia




Outras notícias