Ligações clandestinas prejudicam sistema de abastecimento de água

Adulterar a rede de fornecimento de água é enquadrado como atentado contra o patrimônio, segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro


As ligações clandestinas de água estão entre os maiores problemas que afetam o sistema de abastecimento de todas as cidades. De acordo com a área de Operações da Prolagos, essas ligações causam desperdício, prejudicando o meio ambiente e em alguns casos podem contribuir para a contaminação da água, o que pode acarretar em problemas de saúde não só das famílias abastecidas pelas ligações irregulares, como de toda a comunidade.

 O “gato de água”, como é popularmente conhecida a ligação clandestina, eleva o índice de perdas do sistema e prejudica a pressão e eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço. Ou seja, todos saem perdendo. “Quando alguém faz uma intervenção indevida na rede pode comprometer o abastecimento de toda a cidade, inclusive com risco de contaminação da água. Além disso, não é justo com os consumidores que agem corretamente”, comentou o Gerente Operacional, José Vicente Marino.

 A concessionária também lembra que toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água é irregular e ilegal.  Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, se for flagrado pela Polícia Civil, responde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

 A Prolagos conta com várias equipes de combate à fraude que atuam nos cinco municípios da área de concessão da empresa. As ligações clandestinas podem ser denunciadas anonimamente pelos canais de atendimento da Prolagos: aplicativo Águas App, SAC 0800-7020-195, mensagens pelo WhatsApp no (22) 99722-8242, ou mesmo acessar o site: http://www.prolagos.com.br

 

Categorias: Geral

Fotos da notícia




Outras notícias