BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (28)

Prefeito, secretário estadual de Educação e professores se reúnem em Iguaba; Em Búzios, candidatos trocam farpas em vídeos; Candidato de Arraial entra na justiça contra página fake; Em Cabo Frio, candidato a prefeito processa professora; São Pedro dá ponto facultativo e antecipa salário; Em Araruama, candidata a prefeita impulsiona campanha... E muito mais!


ENCONTRO PARA A EDUCAÇÃO

O secretário estadual de Educação e presidente estadual do Cidadania, Comte Bittencourt, marcou presença em uma reunião do prefeito candidato a reeleição em Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) e seu vice, Alexandre da Farmácia (PL), com professores da rede pública e privada de ensino do município. A ideia do encontro desta quarta-feira (28) foi apresentar as propostas de Vantoil para a educação e, claro, angariar votos para garantir um segundo mandato para Martins. Também fizeram parte da reunião o secretário de Governo, Jales Lins, e o secretário municipal de Educação, Fred Carvalho. Segundo a comunicação da campanha de "Toil", os profissionais da rede pública compareceram em peso.

 

 

 

PANCADARIA EM BÚZIOS

Em Armação dos Búzios, deu treta entre os dois candidatos a prefeito que lideram as pesquisas, segundo levantamento do Instituto Ágora divulgada em 19 de outubro. Leandro do Bope (PDT), que ocupa o 2º lugar, acusou Alexandre Martins (REP), que aparece em 1º lugar, de ser o "candidato da máquina". E soltou falas do tipo "querem se manter no cenário político a qualquer preço", "lobo travestido em pele de cordeiro", e outras semelhantes. No vídeo resposta, Alexandre afirma que é mais um ataque do mesmo grupo, "que se diz de oposição mas parece que é de oposição à cidade (...) vamos fazer um debate limpo que é melhor". Balneário em ebulição!

 

 

 

'CANDIDATO DA MÁQUINA'

O vídeo do candidato a prefeito Leandro do Bope (PDT) acusando Alexandre Martins (REP) de ser o candidato da máquina é o assunto do dia. Mas o candidato da máquina, como já sabemos, é Joãzinho Carrilho (PRTB), tanto é que o prefeito afastado, André Granado (sem partido) adotou perfil dele em suas redes sociais e comparece a eventos de campanha do jovem político. Mas na visão do PM, Alexandre seria o escolhido. No vídeo, Leandro aponta como elementos que ele considera suspeitos o suficiente o fato de Joice Costa (PP) ter optado por Alexandre e o Miguel Pereira (REP) ser o vice. Ao final da fala, destacou frases como "eu, como policial do Bope, aprendi a respeitar os valores da honra, da ética". Assista:

 

 

 

 

CRUZADO DE DIREITA

Por outro lado, logo após a repercussão do vídeo de Leandro do Bope, Alexandre Martins entrou quente e deu um cruzado de direita que encaixou bonito no queixo. Foi corajoso quando diz que "não representa a milícia e nem políticos condenados". Além disso, o republicano meteu logo mais dez propostas, que é a forma que ele adotou: a cada vez que os adversários chegam com ataques ele divulga dez propostas. "Nossa campanha está contagiando as pessoas (...) e os ataques começam. Infelizmente tem gente que faz política só tentando denegrir a imagem dos outros (...) Eu não represento a velha política, que caminha com os velhos políticos, com os mesmos condenados de sempre", disparou Alexandre. Veja:

 

 

 

 

SUANDO A CAMISA

Longe dessa confusão, quem está avançando por fora é João Carrilho (PRTB), que suou a camisa na noite desta terça (27) depois da caminhada que fez pelas ruas do bairro José Gonçalves. E, olha, a mobilização foi grande, chegando a causar aglomeração em alguns pontos. Teve bateria e tudo. O garoto não para.

 

 

 

 

PÁGINA FAKE

Em Arraial do Cabo, os advogados do candidato a prefeito Henrique Melman (PDT) entraram com ação na justiça, com pedido de tutela de urgência, para retirar do ar a página do Facebook que ele diz que não pertence a ele. Essa página em questão foi a que divulgou dois vídeos mostrando trechos do inquérito que aponta envolvimento do candidato Marcelo Magno (SD) com Chico da Ecatur, empresário preso acusado de chefiar organização criminosa, e que foi objeto de matéria do Portal. O pedetista explicou que ele tem um perfil e uma página, que são Dr Henrique Melman (clique aqui) e Henrique Melman (clique aqui). Ocorre que uma terceira, também nomeada Henrique Melman (clique aqui) é perfil falso. A conta pode até ser fake, mas os conteúdos não são. Tivemos acesso ao inquérito e o teor, pode-se dizer, é bastante "cabeludo". Inclusive a expectativa é que nesta quinta (28) um novo vídeo bombástico seja divulgado com mais um capítulo dessa novela.

 

 

 

NA MACEDÔNIA

A agenda de Renatinho Vianna (REP) segue a todo vapor em Arraial do Cabo. O candidato à reeleição tem feito longas caminhadas e a desta terça (27) foi bastante concorrida. As ruas da Macedônia ficaram 'apertadas' durante o corpo a corpo. Acompanhado de seu candidato a vice, Darlan Costa, o prefeito disse que ficou muito feliz "tamanho o apoio que recebeu". A expectativa agora é pra sexta-feira (30), dia do "corpo a corpo da vitória", na Prainha, que está marcado para as 18h10.

 

 

 

 

 

PROCESSOU A PROFESSORA

Ainda de Cabo Frio, repercussão tremenda e um tiro no pé de Dr Serginho (REP) o processo que ele moveu contra a professora Denize Alvarenga, pelo fato dela ter se posicionado nas redes sociais dizendo que não votaria nele para prefeito. O candidato entendeu isso como uma campanha negativa contra ele e recorreu à justiça. "A demonstração de 'força' tentando me intimidar é um claro sinal a outras muitas pessoas que assim como eu são militantes de movimentos sociais. O recado era para ser dado, mas que bom que podemos contar com a justiça, porque se dependesse desse senhor eu estaria com uma mordaça em minha boca", disse ela numa postagem. Até o Sepe Lagos, sindicato da categoria, fez uma nota oficial repudiando a atitude do prefeitável.

 

 

 

APOIA OU NÃO?

Na manhã desta quarta-feira (28), Facebook e grupos de WhatsApp de Cabo Frio foram varridos por um print de um internauta que seria eleitor de Bolsonaro, onde o mesmo perguntou ao presidente se ele estava apoiando Dr Serginho (REP) para prefeito. Ao que ele respondeu que não estava apoiando ninguém e que não conhecia nenhum candidato da cidade, o que é surpreendente porque Serginho disse que tem canal aberto com o presidente. A equipe de reportagem do Portal RC24h verificou a postagem na página oficial de Jair Bolsonaro e realmente esse comentário aconteceu, não é fake. No entanto, Serginho acredita que tem sim o apoio presidencial, ou pelo menos dos filhos do presidente, como Eduardo Bolsonaro que disse isso no dia da convenção do prefeitável, em setembro, inclusive marcando presença.

 

 

 

CALENDÁRIO IBASCAF

Ainda no município cabo-friense, o Ibascaf disse creditaria nesta quarta (28) o pagamento de setembro aos aposentados e pensionistas que ganham na faixa acima de R$ 6 mil. O calendário de pagamento obedece aos limites dos valores repassados pela Prefeitura. "Cumprimos assim o calendário divulgado anteriormente seguindo a programação repassada pela secretaria municipal de Fazenda", diz a nota.

 

 

 

DIA DO SERVIDOR FELIZ

O servidor público de São Pedro da Aldeia passou o Dia do Servidor nesta quarta-feira (28) com duas razões para sorrir. A primeira é que o salário do mês de outubro, segundo a Prefeitura, foi antecipado e cai na conta dos funcionários já nesta quinta (29). A outra é que ponto facultativo desta quarta foi transferido para sexta (30), fazendo aquela emenda porreta com fim de semana e feriado de Finados na segunda (2). Nada melhor que feriadão duplo com dinheiro na conta, né não?

 

 

 

 

 

CARTA-COMPROMISSO

O candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Dr. Stéfano (PP), marcou presença nesta quarta (28) no Observatório Social do Brasil (OSB) da cidade. No encontro, o prefeitável conheceu e assinou a carta-compromisso, elaborada pela instituição e parceiros, que estabelece condutas do gestor municipal com objetivo de garantir transparência e responsabilidade no uso de recursos públicos. A visita foi transmitida, a partir das 18h30, nas redes sociais do OSB.

 

 

USINA ALDEENSE

A coluna assinada por Ancelmo Góis no jornal O Globo desta quarta-feira (28) destacou a primeira usina de biogás construída pela Vivo, inaugurada em São Pedro da Aldeia nesta terça (27). Segundo a coluna, a usina integra um projeto de geração distribuída de energia da operadora, que prevê mais de 70 usinas no país, com diversas fontes: solar, hídrica ou de biogás. A unidade, ainda de acordo com o jornalista, vai atender a 320 unidades da Vivo.

 

 

 

 

CAMINHOS DA VIRTUOSA

A prefeitável de Araruama, Hérika da Virtuosa (PSL), segue caminhando pelos bairros da cidade com objetivo de impulsionar a campanha. Sobre a visita desta quarta-feira (28), no bairro Viaduto, Hérika escreveu: "Reencontrar grandes amigos e fazer novas amizades que acreditam na mudança de Araruama, me faz ter mais vontade de lutar para fazer a diferença".

 

 

 

TUDO OK

A Justiça Eleitoral de Saquarema deferiu todas as chapas à Prefeitura da cidade. A atualização já consta no portal DivulgaCand desde a última terça-feira (27). Disputam o voto saquaremense Cosme Souza (PCdoB), Luciana Queiroz (PSB), Manoela Peres (DEM), Márcio Motta (PSD), Renato Ribeiro (SDD) e Rodrigo Borges (REP).

 

 

 

ORÇAMENTO 2021

A Câmara dos Vereadores de Macaé marcou para 5 de novembro a audiência pública virtual que vai apresentar e discutir o orçamento para 2021, às 10h. O evento foi confirmado durante a sessão desta terça-feira (27), por meio do Requerimento 416/2020, do presidente Eduardo Cardoso (Podemos), em cumprimento à Lei Orgânica.

 

 

 

RECUOU

Após repercussão negativa, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu revogar o decreto que autoriza a realização de estudos para parcerias entre os setores privado e público para construção e administração de UBS. A medida foi criticada por parlamentares, ex-ministros e especialistas e gerou preocupação quanto a uma suposta privatização do SUS. O anúncio da revogação foi feito por Bolsonaro nas redes sociais. O chefe do Executivo classificou como "falsa" a ideia de privatização do SUS e afirmou que a simples leitura do texto "em momento algum sinalizava" a privatização do sistema. O cancelamento do decreto deverá sair ainda nesta quarta (28), em edição extra do Diário Oficial da União. Mesmo tendo recuado, o presidente defendeu o decreto, dizendo que a medida tinha como objetivo viabilizar o término de obras nas UBS, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias