BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (26)

Candidato a vice de Arraial renuncia à candidatura; Impugnado, candidato a prefeito de Cabo Frio disse que vai até o fim; Em Búzios, candidata a prefeita desiste de concorrer e apoia outro; Em Iguaba Grande também teve impugnação de candidata a prefeita; Faltou sororidade de candidata a vice em São Pedro da Aldeia; Já em Araruama, candidata a vereadora vai depor em inquérito sobre morte de jornalista... E muito mais!


RENUNCIOU

Indeferido, Walter Lúcio Pinheiro Cardoso, o Tê (PSDB), renunciou oficialmente à vaga de vice na chapa de Ton Porto (DEM) para a Prefeitura de Arraial do Cabo. Segundo já consta no portal DivulgaCand, Ana Lucia da Colônia (PROS) foi a escolhida como a no. 2 da coligação “O Arraial É Capaz de Mudar”. A partir de agora, Ana Lucia aguarda julgamento da Justiça Eleitoral sobre o deferimento da candidatura. Cabeça da chapa, Ton já se encontra apto a concorrer normalmente. A gente bem que avisou que Tê estava inelegível. Insistiram, tentaram manobrar, entraram com recurso, mas conforme já tínhamos antecipado, não teve jeito. Esperaram até o prazo final, que é nesta segunda-feira (26), para oficializar a renúncia do tucano e apresentar um nome substituto.

 

 

 

DETERMINAÇÃO JUDICIAL II

Em Arraial do Cabo, por pouco o candidato a vereador Marquinhos de Nicomedes (REP) não amarga um prejuízo de R$ 5 mil. É que a juíza Juliana Gonçalves determinou a exclusão de um vídeo do Facebook, no qual o candidato "ofende a honra e a imagem de Marcelo (Magno, candidato a prefeito), configurando crime contra a honra". No vídeo - que já foi retirado - Marquinhos falava que o protocolo de impugnação contra a candidatura dele tinha sido por causa de Magno (SD). O MPE já havia opinado pela intimação do Representado para editar o vídeo retirando as partes ofensivas. "No entanto, como há subjetividade nesta análise, este Juízo entende pela retirada total do vídeo. Nada impede que o Representado publique novo vídeo sem as ofensas mencionadas".

 

 

 

HABITUÉ

A Polícia Federal virou frequentadora assídua de Arraial do Cabo desde o período de pré-campanha eleitoral. Nesta segunda-feira (26), uma agentes percorreram centro e distritos da cidade, inclusive chegou a parar em frente à Prefeitura. Dizem que estão investigando a rede de fake news que tomou conta do processo eleitoral no município, foi o assunto do dia. Teve gente até seguindo a viatura da federal.

 

 

 

*CANDIDATOS EM ARRAIAL DO CABO

No Cabo, o grupo de Ton Porto (DEM) optou pela renúncia do candidato a vice indeferido Tê (PSDB) e escolheu Ana Lucia da Colonia (PROS) para o lugar dele. Ana, agora, aguarda o julgamento da Justiça Eleitoral. Outra atualização foi um recurso protocolado contra a decisão que deferiu a candidatura de Henrique Melman (PDT), porém o veterano segue apto a concorrer até segunda ordem. Marcelo Magno (SDD), Renatinho Vianna (REP) e Willian Luz (PT) tiveram as chapas deferidas na íntegra e também podem concorrer normalmente.

 

 

A ILUSÃO DE MARQUINHO

Destaque no fim de semana foi a impugnação da candidatura de Marquinho Mendes (MDB) a prefeito de Cabo Frio, divulgada no sábado (24), em primeira mão pelo Portal RC24h. O ex-prefeito ainda pode recorrer ao TRE, mas as chances dele são mínimas, segundo advogados especializados. Apesar disso, Marquinho soltou um vídeo no mesmo dia tentando tranquilizar seus eleitores, para evitar que seus votos se dispersem. A tendência é que, como aconteceu em 2018, o TRE negue o recurso a ele, que disse que vai continuar tentando até o fim. MM é daquelas pessoas que não aceitam um 'não' da justiça. Mas é de surpreender que, mesmo diante de toda essa situação caótica que envolve sua candidatura, ele ainda insista - e com a maior tranquilidade - em dizer que está tudo bem. Na verdade, não está tudo bem. Tanto é que dos 11 candidatos na disputa só ele recebeu a negativa da justiça.

 

 

 

 

CAMINHADA DE PESO

Com a candidatura liberada, Dr Serginho (REP) está em plena movimentação de campanha e nesse fim de semana participou de uma caminhada ao lado do deputado federal Carlos Jordy (PSL) e teve boa adesão. Quem também não perdeu tempo foi a vereadora Letícia Jotta (PROS), candidata à renovação do mandato. Arrastou a maior galera para participar do evento.

 

 

 

 

 

ENCONTROS COM PREFEITÁVEIS

O prefeito que assumir em janeiro de 2021 não terá tarefa fácil pela frente num cenário econômico pós pandemia. Nas cidades da Região dos Lagos, o setor de turismo está bem preocupado e quer saber das propostas dos candidatos. Em Cabo Frio, o trade turístico vai realizar encontros com os prefeitáveis a partir de quarta-feira (28) para ouvi-los e também fazer reivindicações, começando por José Bonifácio (PDT). Será a partir das 14h, no hotel Malibu. A datas com os demais candidatos ainda não foram divulgadas.

 

 

 

DETERMINAÇÃO JUDICIAL

Falando em José Bonifácio (PDT), a justiça eleitoral determinou nesta segunda-feira (26) que a candidata a vereadora, Cris Mansur (DC) e o Facebook removam um vídeo, publicado em 5 de outubro, onde ela ataca o candidato pedetista. No vídeo, ela fala sobre um pedido de impugnação de candidatura que Bonifácio estaria escondendo "para enganar o cidadão cabo-friense". Na sequência, Cris fala ainda que o candidato "se esconde atrás da bandeira do Brasil, onde a sua bandeira é a do PT, bandeira vermelha". O Ministério Público Eleitoral já havia se manifestado para que o conteúdo fosse retirado do ar "por considerar o cunho ofensivo da publicação, e o uso excessivo do direito de expressão, de maneira desproporcional à lisura que se exige de todo o processo eleitoral". Na decisão, o juiz Ricardo de Mattos Pereira afirma que "verifica-se, a princípio, conteúdo de caráter ofensivo ou falso, extrapolando em tese o direito à manifestação do pensamento" e defere a liminar.

 

 

*CANDIDATOS EM CABO FRIO

O candidato a prefeito de Cabo Frio, Marquinho (MDB) foi indeferido, porém o candidato a vice na chapa, Jorginho da Q’Onda (MDB), está apto a concorrer. José Bonifácio (PDT) segue deferido, mas um recurso foi protocolado contra o veredito da Justiça Eleitoral. A situação é parecida com a de Doutor Serginho (REP). Anderson Macleyves (PMN), Capitão Diogo (PSDB), Cris Fernandes (PSD), Dirlei Pereira (PTC), Dr. Adriano (DEM), Prof. Fernando de Oliveira (UP), Professor Betinho (PSOL) e Rodrigo Gurgel (PSL) são os outros candidatos aptos a concorrer neste pleito.

 

 

 

APOIANDO ALEXANDRE

A candidata a prefeita de Armação dos Búzios, Joice Costa (PP) desistiu de concorrer às eleições desse ano e se uniu ao candidato Alexandre Martins (REP). O anúncio foi divulgado em vídeo em sua rede social mostrando seu discurso durante reunião de campanha, onde afirma, entre outros motivos, o fato de estar "ocupando um espaço de terceiro lugar". Por sinal, saiu uma nova pesquisa, esse fim de semana, que a Grande Rio fez em Búzios. Mas os números não podem ser divulgados porque a pesquisa não é registrada. Segue o jogo.

 

 

 

IMBRÓGLIO DE BÚZIOS

Henrique Gomes (Patriota) continua prefeito de Búzios, mas Davi Figueiredo, advogado de defesa do prefeito afastado André Granado (sem partido), não desiste de conseguir uma nova decisão em que André volte ao comando do município. Essa semana havia a expectativa da entrada de recurso dos royalties na conta da Prefeitura e muitos pagamentos estavam programados. Mas o que se comenta é que HG mandou suspender todos os pagamentos ordenados por Granado até ele verificar do que se trata e evitar que os recursos sejam destinados a outros fins que não os verdadeiros.

 

 

*CANDIDATOS EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS

Apesar de ainda não constar no DivulgaCand, a candidata a prefeita de Armação dos Búzios, Joice Costa (PP), que já estava apta a concorrer, renunciou a vaga para apoiar o candidato Alexandre Martins (REP), que já está deferido há tempos. Agora, concorrem com Alexandre, Cmte Serafim (PSD), Henrique Gomes (PATRI), João Carrilho (PRTB), Leandro (PDT), Paulo Carvalho (DC), Prefeito Morel (PMB), Rubens Lopes (REDE), Tolentino Reis (PODE) e Vicente da Padaria (Cidadania). Tom Viana (PSL) também foi deferido, mas ainda existe um recurso que tenta indeferir sua candidatura. O vice na chapa de Tom Viana para a prefeitura de Búzios, André Castro (PSL), o candidato a prefeito Valdir Virgens (Avante) e a vice na chapa dele, Meire (Avante), foram indeferidos e entraram com recurso para poder participar do pleito.

 

 

NÃO DEU PRA ELLA

Como já era de se esperar, a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Grasiella Magalhães à Prefeitura de Iguaba Grande. Mesmo com todo os esforços da ex-prefeita, a decisão contrária foi divulgada no sábado (24). O documento tem 11 páginas. Mas a verdade é que a situação está tão tensa para Grasiella, que uma estava prevista uma manifestação em apoio a ela em frente ao fórum na manhã desta segunda-feira (26), mas o ato sequer chegou a acontecer. Isso mostra que não está fácil para Grasiella e que ela já teve dias mais gloriosos no que se refere a popularidade... Forças.

 

 


ADESIVAÇO E COMÍCIO DIGITAL

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (Cidadania), cadidato à reeleição, começou a semana chamando seus eleitores para o adesivaço do dia. Pela manhã, na avenida principal da cidade, ele pôs a mão na massa e colocou adesivo em vários veículos; e voltou no final da tarde para adesivar outros tantos. Vantoil aproveitou para lembrar que nesta terça (27) ele realiza mais um comício digital, dessa vez falando das propostas para os bairros Cidade Nova e São Miguel. A live está marcada para as 20h no Facebook e terá a participação dos candidatos a vereadores do DEM e PSL, além dos vereadores locais.

 

 

*CANDIDATOS EM IGUABA GRANDE

Em Iguaba Grande, Grasiella Magalhães (PP) e o candidato a vice na chapa, Leandro Coutinho (PSD), confirmando as expectativas, foram indeferidos. O grupo entrou com recurso para poder concorrer. Enquanto isso, os concorrentes, Drª Margoth Cardoso (PT), Suboficial Washington Tahim (REP) e Vantoil Martins (Cidadania), foram deferidos e estão aptos a disputar o voto do eleitorado.

 

 

SEJAMOS HONESTOS? FLOPOU

Elizângela Lobo (PMB), candidata a vice na chapa de Bruno Costa (SDD) à prefeitura de São Pedro da Aldeia, subiu no trio nesta segunda-feira (26) para conduzir um ato de campanha pelo Centro da cidade. Porém, nas ruas, o que se viu foi falta de adesão e uma caminhada fraca. Nas redes sociais, a live ficou entre 15 e 20 espectadores. Nesse ritmo, fácil não vai ser.

 

 

 

QUE FASE

Por falar em Elizângela, não é só na campanha que as coisas parecem ir de mal a pior. No fim de semana, toda tiete, a candidata posou para fotos com Vitor Macega, aquele rapaz metido a comediante suspeito de agredir a ex-namorada e que intimidou publicamente e coagiu a candidata a prefeita Bia de Guga (MDB) na feira da cidade semana passada. Cadê a sororidade da candidata a vice-prefeita pelo Partido da Mulher Brasileira? Pior que homem machista e misógino é mulher que passa pano para o homem machista e misógino. Que fase, Elizângela.

 

 

 

*CANDIDATOS EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, oito das nove chapas registradas foram completamente deferidas. Estão aptos a concorrer Bia de Guga (MDB), Bruno Costa (SDD), Comandante Paulo Roberto (PATRI), Dr. Stefano (PP), Fábio do Pastel (PODE), Paulo Santana (PSD), Renato Reis (PSOL) e Valter Vasconcelos (PRTB). Joel Moreira (DC) foi indeferido e o partido escolheu o então vice na chapa, João Alexandre (DC), para substituir Joel. João aguarda julgamento, assim como a nova vice da coligação “Renova São Pedro da Aldeia”, Michelle de Joel (PMN).

 

 

CANDIDATA VAI DEPOR

A candidata a vereadora em Araruama, Elisabete Faria Abreu, a Beth do Alan Marques (DEM), vai depor à Polícia Civil no inquérito que investiga a morte do jornalista e então pré-candidato a vereador Léo Pinheiro (PATRI). O marido de Beth, o policial militar da ativa Alan Marques, foi preso neste fim de semana acusado de ser o mandante do crime. Léo Pinheiro fazia uma reportagem sobre a situação de uma rua no bairro Parati no dia 13 de maio deste ano, quando foi brutalmente assassinado a tiros.

 

 

 

*CANDIDATOS EM ARARUAMA

Batista (REP), vice-prefeito na chapa de André Mônica (PL) à Prefeitura de Araruama, segue deferido, mas um recurso foi protocolado contrario ao deferimento da candidatura dele. No mais, as chapas de Hérika da Virtuosa (PSL), Jorge Resende (PDT), Lívia de Chiquinho (PP), Norberto (PV) e Rodrigo Meira (SDD) seguem integralmente deferidas.

 

 

HORTA E BENEDITA

Candidato à reeleição pelo PT, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta acompanhou, nesta segunda-feira (26), no Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca, no Morro do Borel, no Rio, o lançamento do projeto da Moeda Social Carioca, um dos principais projetos de Benedita da Silva para reduzir a desigualdade no município do Rio. Inspirada na experiência da "Mumbuca" maricaense, a Moeda Carioca será implementada em comunidades como a do Borel. Em Maricá, o Cartão Mumbuca já atende a 42,5 mil pessoas, que estão recebendo 300 mumbucas por mês. No Rio, a moeda social será implantada inicialmente com 350 mil beneficiados.

 

 

 

AGLOMERAÇÃO NÃO!

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PSDB) publicou novo decreto proibindo a realização de caminhadas, carreatas, comícios ou quaisquer outros tipos de reuniões políticas e eleitorais que aglomerem mais de 20 pessoas. Em sua conta no Twitter, ele publicou fotos de um bar lotado, avisando que o estabelecimento teria seu alvará cancelado, além da aplicação de multa por proporcionar aglomeração de pessoas durante a pandemia do coronavírus. "O HPM [Hospital Público Municipal] voltou a ficar cheio de pacientes graves com Covid. Depois de tantas mortes e sofrimento, parece que não aprendemos nada", escreveu o prefeito em uma das postagens. Em boletim informativo diário sobre a situação da pandemia na cidade, divulgado nesta segunda-feira (26), a secretaria de Saúde registrava 9.142 casos confirmados do coronavírus e mais uma morte, de uma mulher de 91 anos.

 

 

 

*DIVULGACAND EM OUTRAS CIDADES
Em Macaé, Riverton (PDT) foi o único candidato a prefeito indeferido pela Justiça Eleitoral. A defesa dele já protocolou um recurso para que ele possa concorrer. O vice dele, Dr. Luis da Penha (PDT), foi deferido, mas um recurso busca reverter a decisão. André Longobardi (REP), Igor (PT), Indio (PMB), Jonas Vicente (PCO), Maxwell Vaz (SDD), Ricardo Bichão (PRTB), Robson Oliveira (PTB), Sabrina Luz (PSTU), Silvinho Lopes (DEM) e Welberth Rezende (Cidadania) foram deferidos. Rogerio Alencar (PSTU), candidato a vice na chapa de Sabrina Luz, foi indeferido, mas entrou com recurso para poder concorrer. Em Maricá, todos os candidatos passaram a constar como deferidos. São eles, além de César Augusto (PMN), já confirmado anteriormente, estão aptos a concorrer Chiquinho (PSDB), Ciro Fontoura (REP) e o atual prefeito, Fabiano Horta (PT). Em Rio das Ostras, Dr. Fabio Simões (PL) e Professor Gilberto (PDT) passaram a constar como deferidos, ao lado de Ana Paula (PSOL), Leandro Almeida (PSL), Marcelino da Farmácia (PV) e Professor Luizinho (PT). Coronel Pessanha (PMB), Flávio Poggian (PTC) e Paulo Schleder (PSB) tiveram os registros indeferidos, mas entraram com recurso na Justiça para poder concorrer. O DivulgaCand ainda não trouxe atualizações das candidaturas majoritárias de Saquarema.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias