Ônibus de excursão voltam a desrespeitar decretos e facilitam a entrada de turistas em Cabo Frio

Ônibus e vans fretados não autorizados param no Vinhateiro, em São Pedro da Aldeia, dali turistas pegam táxis ou carros por aplicativo e seguem 'legalmente' para Cabo Frio


Ônibus e vans de turismo voltaram a burlar as regras de flexibilização decretadas contra a Covid-19 neste sábado (24) na Região dos Lagos. Por conta das restrições e exigências para entrar em Cabo Frio, veículos fretados param em São Pedro da Aldeia, cidade vizinha, e turistas entram em táxis ou carros por aplicativo para acessar o destino final. Os flagrantes foram feitos às 7h25.

Cabo Frio é o destino mais procurado da Região dos Lagos e tem 3.090 casos confirmados de coronavírus. Cento e sessenta e oito pessoas morreram na cidade em decorrência da doença. A cidade restringiu a dois terços a capacidade do estacionamento de ônibus de turismo, e 80 veículos podem entrar na cidade. O pedido de entrada deve ser feito por meios de hospedagem com pelo menos 10 dias de antecedência, e um guia de turismo local precisa estar presente no desembarque.

Em São Pedro da Aldeia, também há exigências: ônibus de turismo com destino ao município entram com autorização da Secretaria de Turismo e Guarda Municipal, mediante apresentação da devida identificação e documentação do motorista, do veículo e cadastro no Cadastur, do Ministério do Turismo, além de terem de respeitar horários de entrada e saída estipulados.

No entanto, veículos com destino final em outras cidades vêm burlando as leis desde o feriado de 7 de setembro. Na chegada para o feriado de Nossa Senhora Aparecida, dezenas de ônibus foram flagrados em dois pontos da cidade, próximos ao limite com Cabo Frio, desembarcando passageiros, que seguiam viagem em carros de passeio.

O que dizem as autoridades

Prefeitura de São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que os ônibus de turismo com destino ao município aldeense só entram na cidade com autorização da Secretaria de Turismo e Guarda Municipal, mediante apresentação da devida identificação e documentação do motorista, do veículo e cadastro no Cadastur, além de terem de respeitar horários de entrada e saída estipulados.

Ônibus com destino a outros municípios que, por ventura pararem em bairros aldeenses, quando denunciados, são autuados pelas Guarda Municipal e Ambiental de São Pedro da Aldeia. A denúncia pode ser feita pelo telefone 153.

Prefeitura de Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio informou que está em processo de elaboração do acordo de cooperação com o município de São Pedro da Aldeia. E que a iniciativa partiu da Secretaria de Mobilidade Urbana, para que os dois municípios possam atuar de forma colaborativa na fiscalização dos veículos em geral.

 

* Com informações do G1

Categorias: Cabo Frio São Pedro da Aldeia

Fotos da notícia




Outras notícias