BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (22)

Justiça eleitoral dá deferimento às candidaturas dos dinossauros de Cabo Frio e Arraial do Cabo; Em Búzios, André Granado retoma cargo de prefeito; Prefeito de São Pedro da Aldeia chama a Polícia Federal; Candidato faz mais uma live em Iguaba; Em Araruama, mais uma candidata confirma participação no pleito... E muito mais!


ABRAM ALAS PARA OS DINOSSAUROS

As últimas 24 horas foram de expectativa grau máximo, passando depois à sensação de alívio para os grupos de dois dinossauros da política da Região dos Lagos. José Bonifácio e Henrique Melman, ambos do PDT, tiveram suas candidaturas deferidas pela justiça eleitoral e estão autorizados a concorrerem no pleito de novembro em Cabo Frio e Arraial do Cabo, respectivamente. A comemoração foi quase de vitória das eleições, tamanha era a tensão mesmo que os advogados de ambos estivessem bastante confiantes. Estão livres, leves, soltos e preparados para o grande dia.

 

 

 

ABRAM ALAS PARA OS DINOSSAUROS II

Em Cabo Frio, José Bonifácio, da coligação "Todos Juntos por um Novo Amanhã, do PDT, teve a candidatura deferida logo depois do almoço, por volta das 14h30 desta quinta-feira (22). Segundo a justiça, os impedimentos apontados - duas anotações de contas julgadas irregulares pelo TCE/RJ - foram situações sanadas em 2012, num julgamento de recurso de revisão que retirou a condenação. O resultado positivo só deu mais gás ao candidato, que nessa mesma quinta fez uma caminhada, com mais gás, ao lado do senador Romário (Podemos), pelas ruas do Jardim Esperança.

 

 

 

ABRAM ALAS PARA OS DINOSSAUROS III

Em Arraial do Cabo, o caldeirão da política esquentou ainda mais com a liberação de Henrique Melman (PDT) para concorrer. Foi uma tarde de euforia para a turma dos azuis. Tal como em Cabo Frio, a expectativa era enorme em torno dessa decisão. Melman havia sido condenado por improbidade administrativa e estava inelegível, mas os seus advogados, dentre os quais, a neta do candidato, Ana Carolina Melman, que teve papel fundamental, e Pedro Canellas conseguiram reverter a sentença. Agora é oficial. "A turma de Marcelo Magno (SD) tentou, mas o MP opinou pela improcedência da impugnação e pelo deferimento do registro de Henrique Melman", disse um correligionário. O velho do morrão segue firme e forte, e nesta noite fez uma live respondendo a perguntas de internautas sobre seu plano de governo nos diversos setores.

 

 

 

MISSÃO (IM)POSSÍVEL?

Ainda sobre deferimentos de candidaturas, Zé Bonifácio foi o penúltimo a ter o pedido de candidatura julgado. Agora só falta uma ser julgada, a de Marquinho Mendes (MDB). Esse sim deve estar bastante preocupado, já que sua situação é a mais complexa entre os candidatos. O Ministério Público eleitoral propôs ação de impugnação por considerar MM inelegível até 2024 por abuso de poder econômico nas eleições de 2016. Mas antes dessa Marquinho já tinha contra ele os pedidos de impugnação do grupo de Dr Serginho (REP), de José Bonifácio (PDT) e de Fernando de Oliveira (UP). Se essa situação chegar ao ponto de uma eleição judicializada, permitindo a participação do emedebista no pleito e ele ganhar, aí vocês já sabem como termina essa história: afastamento e eleição suplementar.

 

 

 

COLA NO ZAP

Também de Cabo Frio, o candidato a prefeito, Dr. Serginho (REP) segue engajado nas redes para promover a campanha entre os apoiadores dele. Para aqueles cabo-frienses que não conseguirem ir até a Arena 10, na Av. Joaquim Nogueira, para colocar o adesivo de Dr. Serginho no carro, a equipe do deputado estadual disponibilizou um número de WhatsApp. Segundo a publicação de Serginho, basta o interessado chamar que a campanha vai até a casa da pessoa para colar o adesivo. Se Maomé não vai a montanha...

 

 

 

CAMINHADA CONTRA A CORRUPÇÃO

Após passar por percalços, em especial, na campanha televisiva, Rodrigo Gurgel (PSL) se mostra como um dos candidatos mais engajados na disputa pela Prefeitura de Cabo Frio. Diariamente, com duas ou três reuniões e uma ou duas caminhadas, a agenda do candidato costuma ser abarrotada de compromissos. Neste sábado (24), o empresário convocou os cabo-frienses para uma "Caminhada contra a corrupção". A concentração será na Praça da Cidadania, a partir das 9h, com a presença dos deputados federais Felício Laterça (PSL/RJ) e Antônio Furtado (PSL/RJ).

 

 

 

PESANDO A MÃO

Voltando a Arraial do Cabo, a coligação "Juntos pelo Arraial", do prefeito Renatinho Vianna (REP), candidato à reeleição, entrou com processo contra o também candidato a prefeito Marcelo Magno (SD), contra Deivinho Brito (MDB) - candidato a vice, a Andinho Brito (MDB), ex-prefeito, e contra o jornal O Dia por 'uso indevido dos meios de comunicação'. Isso porque, desde setembro, o jornal tem postado matérias que detonam a imagem do atual prefeito. Segundo consta na petição "Fato é que os investigados O Dia, cujos jornais são periódicos e possuem ampla tiragem e circulação durante todo o Estado do Rio de Janeiro, vêm divulgando e ressaltando de maneira ostensiva e desonrosa, infames apontamentos em detrimento campanha do candidato Requerente". Em outro trecho explica que tal postura "demonstra claramente o seu intuito de denegri-lo, desequilibrando assim, a lisura do pleito eleitoral. Enquanto o processo tramita, Renatinho segue sua dupla jornada - durante o dia na prefeitura e após o expediente, nas ruas em campanha, como nesta quarta (21) quando visitou os eleitores da Pitangueira.

 

 

 

PESOU NO BOLSO

A justiça eleitoral sentenciou multa de R$ 15 mil ao candidato a prefeito de Arraial, Ton Porto (DEM) por propaganda eleitoral extemporânea (ou campanha política antecipada) de quando ele ainda era pré-candidato. A ação foi proposta por anônimo ao Ministério Público, que a julgou procedente o fato de configurar campanha política antecipada corpo a corpo nos bairros onde, segundo consta no documento, o então pré-candidato fazia consulta aos potenciais eleitores. Mais uma dor de cabeça pra Ton, que ainda tem que resolver o 'pepino' de ter que escolher novo candidato a vice, ja que Tê (PSDB) foi considerado inelegível.

 

 

 

ELE VOLTOU

E não é que o prefeito André Granado (sem partido) voltou para a prefeitura de Búzios? Tão logo caiu a liminar que garantia sua permanência até o final do mandato, nesta quarta (21), o advogado de defesa dele, Davi Figueiredo pegou o carro e partiu para o Rio de Janeiro. O objetivo foi despachar diretamente no Tribunal de Justiça para fazer valer a liminar anterior concedida pela própria presidência do TJ. Ele dormiu na capital e só retornou no fim da tarde desta quinta (22). Dr Davi disse estava bastante confiante que até o final de sexta-feira (23) André retornaria ao cargo. Dito e feito, até mesmo antes do prazo previsto. Falando nisso, o agora prefeito de novo publicou um vídeo explicando o porquê de sua saída da Prefeitura e pediu desculpas por "ter escolhido errado" o vice e os secretários. Veja:

 

 

 

 

DEU TRABALHO

Falando em prefeitura de Búzios, o que estava prefeito e voltou a vice, Henrique Gomes (Patriota) teve muito trabalho no seu retorno - de permanência curtíssima desta vez. "Eu estou cumprindo meu papel, a justiça me colocou, eu tenho que cumprir. Vai ficar chateado porque a justiça entendeu que ele (André Granado) não fez de fato o que a população espera? Mas estou acostumado com isso", disse HG, por telefone. Enquanto conversávamos, ele disse que tinha acabado de conseguir restaurar o sistema de TI da Prefeitura depois de ter ido à delegacia fazer um Registro de Ocorrência para conseguir restaurar. "Depois que André saiu, desligaram tudo, apagaram senhas, marcação de consulta e até informações de QR code das barreiras de acesso ao balneário. Virou o caos, mas a gente está vencendo", disse HG.

 

 

 

CHAMOU A POLÍCIA FEDERAL

Enquanto muitos prefeitos fogem da Polícia Federal, o de São Pedro da Aldeia faz questão de trazer a 'temida' PF pra bem perto, com objetivo de fechar um convênio de cooperação técnica para poder armar a Guarda Municipal. Nesta quinta-feira (22), Cláudio Chumbinho (PP) se reuniu com o secretário de Ordem e Segurança Pública, Jorge Ribeiro, e a Polícia Federal. A reunião técnica também contou com a participação da GM. "Além do convênio com a Polícia Federal, estamos também construindo uma nova sede para a Guarda Municipal e vamos criar um central de monitoramento de câmeras. Estamos investindo na melhor qualidade de trabalho para o nosso servidor e na segurança da nossa população", afirmou Chumbinho.

 

 

 

"MEA CULPA"

Com relação a uma nota publicada nesta semana em que, num primeiro momento nos referimos ao empresário Fábio do Pastel (Podemos), candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia como pasteleiro, a gente reconhece que houve exagero no uso da expressão, que inclusive logo substituída porque percebemos que o termo era inapropriado. Não queríamos de forma nenhuma ofender o candidato, muito pelo contrário, respeitamos as lutas e conquistas dele. Foi um uso equivocado da palavra e pela qual nós pedimos desculpas. Assumimos o compromisso que esse termo não será usado de novo, porque realmente pode dar um entendimento degradante, o que nunca foi nossa intenção, até porque o pastel dele é o melhor da Região dos Lagos, assim como os restaurantes, de excelência. 

 

 

 

TAHIM NAS REDES

Na noite desta quarta-feira (22), o segundo colocado nas eleições suplementares de Iguaba Grande no ano passado,  suboficial Washington Tahim (REP), usou as redes sociais para emitir uma nota de pesar sobre o falecimento do senador Arolde de Oliveira (PSD/RJ), vítima da Covid-19. Washington desejou sentimentos e forças aos familiares e amigos do parlamentar, a quem Tahim se referiu como um homem respeitado e temente à Deus. Poucas horas antes, Tahim realizou mais uma de suas lives semanais. O registro teve 1h03m37s de duração e 2,3 mil visualizações até às 19h desta quinta (22). O vídeo também atingiu 132 reações, 689 comentários e 476 compartilhamentos.

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS I

A atualização desta quinta-feira (22) do DivulgaCand trouxe um show de deferimentos na área de cobertura do Portal RC24h. Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, por exemplo, se juntam a Búzios e, oficialmente, já tiveram todas as candidaturas a prefeito julgadas. No Cabo, a disputa será entre os cinco candidatos registrados. Com exceção do dilema enfrentado por Ton Porto (DEM), que teve o vice, Tê (PSDB), indeferido, as chapas passaram na íntegra. Henrique Melman (PDT), Marcelo Magno (SDD), Renatinho Vianna (REP) e Willian Luz (PT) estão no páreo com Ton. Já na Aldeia, oito dos nove registrados tiveram a candidatura deferida. Estão aptos a concorrer Bia de Guga (MDB), Bruno Costa (SDD), Comandante Paulo Roberto (PATRI), Dr. Stefano (PP), Fábio do Pastel (PODE), Paulo Santana (PSD), Renato Reis (PSOL) e Valter Vasconcelos (PRTB). Apenas Joel Moreira (DC) segue aguardando julgamento, mas o vice na chapa, João Alexandre (DC), teve o registro deferido.

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS II

Primeiro a se registrar na disputa, Vantoil Martins (Cidadania) também foi o primeiro candidato a Prefeitura de Iguaba Grande a ser deferido pela Justiça. Os outros três - Drª Margoth Cardoso (PT), Grasiella Magalhães (PP) e Suboficial Washington Tahim (REP) - seguem aguardando julgamento, segundo o DivulgaCand. A expectativa na cidade, aliás, é pelo veredito sobre a candidatura da ex-prefeita, Grasiella. Com campanha tímida, baseada em ataques a Vantoil, a situação d'Ella é das mais complicadas e há quem diga que conseguir o deferimento será uma luta hercúlea... Aguardemos.

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS III

Na última atualização do DivulgaCand, Araruama foi a primeira cidade da área de cobertura do RC24h a ter todas as chapas - com prefeito e vice - deferidos. Com a confirmação de que Hérika da Virtuosa (PSL) está apta a concorrer, os seis registrados seguem vivos no jogo. André Mônica (PL), Jorge Resende (PDT), Lívia de Chiquinho (PP), Norberto (PV) e Rodrigo Meira (SDD) já constavam como deferidos na atualização de quarta-feira (21).

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS IV

Como já citado pela coluna, José Bonifácio (PDT) foi o 10º nome confirmado pelo TSE na disputa pela Prefeitura de Cabo Frio. Restando apenas o julgamento da candidatura de Marquinhos Mendes (MDB), o DivulgaCand também já traz como deferidos Anderson Macleyves (PMN), Capitão Diogo (PSDB), Cris Fernandes (PSD), Dirlei Pereira (PTC), Doutor Serginho (REP), Dr. Adriano (DEM), Prof. Fernando de Oliveira (UP), Professor Betinho (PSOL) e Rodrigo Gurgel (PSL). Armação dos Búzios já tem considerados aptos a concorrer à Prefeitura: Alexandre Martins (REP), Cmte Serafim (PSD), Henrique Gomes (PATRI), João Carrilho (PRTB), Joice Costa (PP), Leandro (PDT), Paulo Carvalho (DC), Prefeito Morel (PMB), Rubens Lopes (REDE), Tolentino Reis (PODE) e Vicente da Padaria (Cidadania). Tom Viana (PSL) também foi deferido, mas ainda existe um recurso que tenta indeferir sua candidatura. Em Maricá, a única candidatura já deferida continua sendo a de César Augusto (PMN). Em Rio das Ostras, Ana Paula (PSOL), Marcelino da Farmácia (PV) e Professor Luizinho (PT) são os candidatos deferidos na disputa.

 

 

CANDIDATURAS INDEFERIDAS

Por falar em Rio das Ostras, o candidato Coronel Pessanha (PMB) teve o registro indeferido pelo TSE. A vice na chapa, Enilce da Silveira Nunes (PMB), segue aguardando julgamento. Anteriormente, o contador Flávio Poggian (PTC) e a vice na chapa, Noeme (PTC), também já haviam tido as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral de Rio das Ostras. Quem também foi indeferido foi Tê (PSDB), vice na chapa de Ton Porto (DEM) para a Prefeitura de Arraial do Cabo. A atualização desta quinta do DivulgaCand, no entanto, informa que o tucano entrou com recurso e aguarda um novo julgamento. O vice na chapa de Tom Viana para a prefeitura de Búzios, André Castro (PSL), o candidato a prefeito Valdir Virgens (Avante) e a vice na chapa dele, Meire (Avante), também foram indeferidos, e, assim como Tê, entraram com recurso para poder participar do pleito.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias