BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (21)

Henrique Gomes assume prefeitura de Búzios e dá uma geral no gabinete; Expectativa de deferimentos que faltam em Cabo Frio movimenta rede social; Candidato a prefeito de Arraial do Cabo deve anunciar novo vice; A batalha das lives em Iguaba Grande; Ex-mulher de prefeito de São Pedro da Aldeia tem candidatura indeferida; Em Araruama, candidato caminha com Romário, que também visita Cabo Frio... E muito mais!


NÃO DEU OUTRA

Como já havíamos divulgado na coluna de terça (20) o prefeito de Búzios, André Granado (sem partido) teve que deixar o cargo na manhã desta quarta-feira (21) - pela 11ª vez desde que assumiu, em 2016 -, cumprindo decisão do juiz da Comarca Rafael Baddini, que seguiu a determinação do TJ. O afastamento acontece após decisão da desembargadora relatora do TJ Denise Levy Tredler, no último dia 6, que indeferiu o recurso que o mantinha na cadeira de prefeito, após perda de prazo numa ação de improbidade administrativa, como divulgado pela Boca Miúda desta terça (20). Quem assumiu foi o vice-prefeito - e candidato a prefeito este ano - Henrique Gomes (Patriota). Aliás, logo após André ter deixado a cadeira de prefeito, o vice, Henrique Gomes (Patriota) seguiu com alguns membros de sua equipe para o gabinete principal do executivo e começou a arrumar a casa, literalmente. E não é que quando fazia uma faxina nos armários se surpreendeu com um achado: caixas com farto volume de máscaras, face shields, luvas e toucas, guardadas na sala ao invés, segundo HG, "de terem sido distribuídas nos hospitais e postos de saúde". "Esse governo que estava aí fazia covardia com a população. Agora acabou a covardia!" disse Henrique, enquanto orientava funcionários a separarem o material para distribuir em seguida. Veja o vídeo:

 

 

 

 

LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO

Ainda sobre a saída de André Granado da prefeitura, muitos comentários de que a decisão de Rafael Baddini, juiz de Búzios, teria cunho pessoal e que o prefeito teria a intenção de denunciá-lo. Mas o magistrado "simplesmente cumpriu seu papel em acatar determinação de instância superior", como explica o advogado Maycon Souza que conhece bem os imbróglios judiciais que envolvem Granado. "O juiz pode ser denunciado? Pode, mas não vai dar em nada. Houve um julgamento no Tribunal de Justiça e o MP pediu os efeitos do julgamento do acórdão e o juiz deu. O juiz fez o papel dele e não na intenção de prejudicar a, b ou c, apenas seguiu seu posicionamento. Inclusive dr Rafael já afastou André outras vezes, no ano passado. Ele tem convicção do que está determinando. Existe uma coisa chamada livre convencimento motivado, princípio que o juiz usa para dar as decisões com base no que ele está lendo. Fez com base em suas convicções e o que está nos autos, é isso", analisou o advogado.

 

 

 

VAI MEXER NA DISPUTA

Com Henrique Gomes (Patriota) no comando da Prefeitura e permanecendo lá isso certamente vai mexer bastante com a disputa eleitoral, já que a máquina passa para as mãos de HG, que é candidato a prefeito. É ver pra crer, embora haja expectativa de reviravolta, segundo disse Davi Figueiredo, advogado de André, que já está no Rio de Janeiro para despachar uma petição.

 

 

 

 

 

POR QUE VIRARAM AS CÂMERAS?

Ainda de Búzios, uma denúncia que chegou ao Portal no início da tarde dava conta que as câmeras de segurança que ficam dentro da Prefeitura foram viradas para a parede. As imagens que nos foram enviadas são dos horários de 15h44, 15h45 e 15h46, mas não se sabe desde quando estavam nessa posição. Por que será que foram viradas?

 

 

 

 

 

 

NA EXPECTATIVA

Em Cabo Frio, expectativa enorme sobre o deferimento da candidatura de José Bonifácio (PDT). O juízo eleitoral de Cabo Frio já deu a decisão sobre o deferimento de Zé mas ainda não está aberto resultado. Enquanto isso não acontece, o candidato segue sua maratona de campanha. A imagem aí, dele sentadinho de olho nos candidatos, é da noite desta quarta (21), durante comício virtual. Nesta quinta (22), ele faz caminhada no Jardim Esperança ao lado do senador Romário (Podemos).

 

 

 

TENSÃO CABO-FRIENSE

A menos de 30 dias das eleições, apenas José Bonifácio (PDT) e Marquinhos Mendes (MDB) não tiveram ainda as candidaturas deferidas para concorrer a Prefeitura de Cabo Frio. Enquanto a expectativa pelo deferimento do líder nas pesquisas, José Bonifácio, é elevada – visto que o que a oposição alega não impediu a candidatura dele ao Senado em 2018 -, a situação de Mendes parece ser das mais complicadas. Quando perdeu o cargo de prefeito, há dois anos, Marquinhos teve a candidatura impugnada em Cabo Frio, no recurso no TRE, no Rio, e até no TSE, em Brasília. Não tem como tapar o sol com a peneira. Não vai ser fácil para ele.

 

 

VAQUINHA DE VIANNA

Candidato à reeleição em Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (REP), lançou uma campanha de financiamento coletivo para a campanha. O prefeito esclarece que as doações devem ser feitas apenas por pessoas físicas e passou a conta do Banco do Brasil, na qual o dinheiro deve ser depositado. Nas palavras de Vianna, “qualquer ajuda é bem-vinda”.

 

 

 

 

 

VICE PERMANECE?

Ainda de Arraial do Cabo, a aposta era que o candidato a prefeito Ton Porto (DEM) anunciasse nesta quinta-feira (22) quem será seu vice, já que Walter Lúcio, o Tê (PSDB) teve a candidatura indeferida por causa de contas rejeitadas pelo TCE. Já tinham dito até que Tê não abria mão de que o novo nome fosse de alguém de seu partido. Contudo, o advogado dele, Márcio Alvim (o mesmo de Henrique Gomes em Búzios) entrou com recurso para tentar liberar a participação do tucano na disputa eleitoral. É esperar para ver.

 

 

 

BAD BOY DO CABO

O jornal O Dia destacou, no começo dessa semana, mais uma denúncia envolvendo o presidente da Câmara de Arraial do Cabo, Thiago Félix dos Santos, o Fantinha. O candidato a vereador na cidade Marcos Antônio Ferreira do Nazareth, o Marquinho de Nicomedes (REP), acusou Fantinha de ameaça de morte na segunda-feira (19). Marquinho alega que passava de moto, em frente ao comitê do Solidariedade, quando o vereador teria começado a xingá-lo. Marquinho afirma ainda que revidou os insultos com xingamentos, quando Thiago disse: “Você vai morrer. Abre o seu olho, você fala demais”. Nas redes sociais, Fantinha se defendeu e disse que “isso é mentira, não aconteceu nenhuma ameaça. Inclusive, eu entrarei com uma ação contra ele, para que ele prove tudo o que foi falado”. Irmão do candidato a prefeito Marcelo Magno (SDD), Thiago Félix chegou a ser preso por suspeita de envolvimento na morte de um pescador em Arraial do Cabo, em outubro de 2018. Após cerca de sete meses na cadeia, a Justiça revogou a prisão do vereador e ele foi solto.

 

 

 

LIVES DE IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), e a candidata, Grasiella Magalhães (PP), competiram indiretamente pela atenção do público durante lives na noite desta terça-feira (21). Grasiella esteve ao vivo por 4m28s, a partir de 20h12. O vídeo com a ex-prefeita falando sobre o material de campanha teve 2,4 mil visualizações, 165 reações, 154 comentários e 107 compartilhamentos até as 18h50 desta quarta (22). Mais robusto que a concorrente, também às 20h12, Vantoil iniciou o segundo comício virtual da campanha. O evento teve 1h02m08s de duração e chegou a ter quase 500 espectadores simultâneos. Até as 18h50 desta quarta, já haviam sido 9,2 mil visualizações, 779 reações, 6,4 mil comentários e 682 compartilhamentos. Pela quantidade de reações e compartilhamentos, deu 'Toil' dessa vez, será que Ella vira?

 

 

 

EMPREGO NA VEIA

O sorrisão do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP) não é à toa. É que o município fechou a instalação de mais três empresas - Cervejaria Petrópolis, Dom Atacadista e Mercado Livre, que devem gerar 1.000 empregos diretos e indiretos. As tratativas já vinham acontecendo há um ano e nesta semana, representantes dos novos empreendimentos se reuniram no gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho para apresentar os projetos de implantação. "Tenho me dedicado ao máximo para inserir a nossa cidade na rota do desenvolvimento. Assim, geramos mais emprego, arrecadamos mais impostos e melhoramos a vida da nossa população", afirma Chumbinho.

 

 

 

INDEFERIDA

Por outro lado, quem ficou com o sorriso amarelo foi a ex-mulher de Chumbinho, Esther Marques (DEM), que teve a candidatura a vereadora indeferida pelo juiz Márcio da Costa Dantas, da 59ª zona eleitoral de São Pedro. A situação ainda não havia sido atualizada pelo DivulgaCand até o início da noite. A decisão explica que "a dissolução do casamento se deu no segundo mandato do referido Chefe do Poder Executivo Municipal". Ou seja, "a dissolução do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade, como prevê a Constituição: "São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito".

 

 

 

ROMÁRIO COM MEIRA

Além de Cabo Frio, o senador Romário (PODE) também estará em Araruama na manhã desta quinta-feira (22). O parlamentar vai acompanhar uma carreata do candidato a prefeito da cidade, Rodrigo Meira (SDD). A concentração será às 9h na Rua Oscar Clark, 158. Segundo Meira, os dois vão percorrer a cidade toda.

 

 

 

 

 

 

INDEFERIDO POR CONDENAÇÃO CRIMINAL

O candidato a vereador de Macaé, Cristiano Gelinho (Cidadania), teve seu pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral. Ele foi condenado por porte ilegal de arma de fogo. Baseado nesta decisão, a Justiça indeferiu o pedido de registro. A impugnação, apresentada pelo Partido Social Liberal e partiu do Ministério Público Eleitoral. Pelo que consta da ação, o vereador perdeu o recurso impetrado no Tribunal de Justiça e também o prazo para recorrer em instância superior. Ele foi flagrado no dia 31 de outubro de 2014 com uma pistola Glock, municiada com 15 balas, no porta-luvas do carro que conduzia, sem ter autorização para tal.

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS

A Justiça Eleitoral continua julgando o deferimento de candidaturas a prefeito em todo o país. Na atualização do portal DivulgaCand, às 17h29 desta quarta-feira (21), cinco candidatos a prefeitura de Araruama passaram a constar como deferidos pela Justiça. André Mônica (PL), Jorge Resende (PDT), Lívia de Chiquinho (PP), Norberto (PV) e Rodrigo Meira (SDD) já estão aptos a concorrer ao pleito desse ano. Agora, resta apenas Hérika da Virtuosa (PSL) receber o resultado do julgamento. Em Rio das Ostras, Ana Paula (PSOL) e Professor Luizinho (PT) se juntam a Marcelino da Farmácia (PV) na categoria de candidatos deferidos na disputa. Armação dos Búzios já tem considerados aptos a concorrer à Prefeitura: Alexandre Martins (REP), Cmte Serafim (PSD), Henrique Gomes (PATRI), João Carrilho (PRTB), Joice Costa (PP), Leandro (PDT), Paulo Carvalho (DC), Prefeito Morel (PMB), Rubens Lopes (REDE), Tolentino Reis (PODE) e Vicente da Padaria (Cidadania). Tom Viana (PSL) também foi deferido, mas ainda existe um recurso que tenta indeferir sua candidatura. Em Arraial do Cabo, Marcelo Magno (SDD), Renatinho Vianna (REP), Ton Porto (DEM) e Willian Luz (PT) já constam como deferidos. Os candidatos que já receberam o “okay” da Justiça Eleitoral para concorrer em Cabo Frio são Anderson Macleyves (PMN), Capitão Diogo (PSDB), Cris Fernandes (PSD), Dirlei Pereira (PTC), Doutor Serginho (REP), Dr. Adriano (DEM), Prof. Fernando de Oliveira (UP), Professor Betinho (PSOL) e Rodrigo Gurgel (PSL). Em Maricá, a única candidatura já deferida é a de César Augusto (PMN). Segundo a equipe de Fábio do Pastel (PODE), de São Pedro da Aldeia, o candidato já foi deferido, mas ainda consta como “aguardando julgamento” no sistema da Justiça Eleitoral.

 

 

 

CANDIDATURAS INDEFERIDAS

Em Rio das Ostras, o contador Flávio Poggian (PTC) e a vice na chapa, Noeme (PTC), tiveram as candidaturas indeferidas pela Justiça. O vice na chapa de Tom Viana para a prefeitura de Búzios, André Castro (PSL), o candidato a prefeito Valdir Virgens (Avante) e a vice na chapa dele, Meire (Avante), também foram indeferidos, mas entraram com recurso para poderem participar do pleito. Quem também foi indeferido foi Tê (PSDB), vice na chapa de Ton Porto (DEM) para a Prefeitura de Arraial do Cabo. Segundo calendário eleitoral, a coligação de Ton tem até 26 de outubro para definir um novo nome para concorrer a vice.

 

 

 

CARREATAS PASSEATAS E COMÍCIOS LIBERADOS

A partir de 31 de outubro estão liberadas as carretas, passeatas e comícios de campanha nas cidades com bandeira amarela - que é o caso da Região dos Lagos - ou verde, conforme decreto publicado em edição extra do Diário Oficial nesta terça (20). Nestas regiões, é autorizada a entrega de material nas ruas. Durante os comícios em locais abertos, deve ser respeitado o limite de uma pessoa por 4m² no palanque ou palco. Também é necessário o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas da plateia, limitada a 1/3 da capacidade do espaço. Em lugares fechados, o limite será de 1/3 da capacidade máxima do estabelecimento, com 2m de distanciamento. Uso de máscaras e fornecimento de álcool em gel são obrigatórios. Estacionamentos devem funcionar com metade da capacidade.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias