BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (19)

Resultado de pesquisa cai como bomba em Búzios; Candidato a prefeito de Cabo Frio questiona uso da bandeira brasileira por adversário; Em Arraial, candidato a prefeito deverá escolher outro candidato a vice; Em São Pedro, candidato a prefeito faz vídeo contra críticas recebidas; Candidata de Iguaba rebate pedido de impugnação de adversário; Debate cancelado em Araruama... E muito mais!


NAS CABEÇAS

Não foi outro assunto senão a pesquisa da corrida eleitoral em Búzios que tomou conta do balneário nesta segunda-feira (19). Realizada pelo Instituto Ágora de Pesquisa e divulgada no Portal RC24h, os dados mostram que Alexandre Martins (REP) está em primeiro lugar com 37%, seguido de Leandro do Bope (PDT), com 24%, e João Carrilho (PRTB), com 19%). A informação caiu como bomba na cidade, pois o que se especulava com a união Gladys/Leandro do Bope/Mirinho Braga era que Leandro do Bope desse uma disparada nas últimas semanas. Mas a sondagem mostrou que esse não foi o movimento. Um outro detalhe apontado é o crescimento de Joãozinho Carrilho, bastante significativo nas últimas semanas. Muita gente desconfiou do levantamento, o que é absolutamente normal, não é a primeira vez que o Portal faz parceria com o Instituto Ágora, a atuação acontece desde 2016. Mas fica lançado o desafio, qualquer um que tenha outra pesquisa que tenha o devido registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - porque para registrar os dados têm que ser oficiais - a gente publica sem distinção. Basta que a mesma seja original e, repito, registrada no TSE. Clique aqui para ler a matéria da pesquisa na íntegra.

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS

A Justiça Eleitoral continua julgando o deferimento de candidaturas a prefeito em todo o país. Na última atualização do portal DivulgaCand, às 14h29 desta segunda-feira (19), todas as candidaturas de Armação dos Búzios já constavam como julgadas. Foram deferidas as candidaturas de Alexandre Martins (REP), Cmte Serafim (PSD), Henrique Gomes (PATRI), João Carrilho (PRTB), Joice Costa (PP), Leandro (PDT), Paulo Carvalho (DC), Prefeito Morel (PMB), Rubens Lopes (REDE), Tolentino Reis (PODE) e Vicente da Padaria (Cidadania). A chapa de Tom Viana (PSL) sofreu um baque. O candidato a prefeito foi deferido, mas existe um recurso que tenta impugnar sua candidatura, enquanto o vice, André Castro (PSL), teve a candidatura indeferida, mas está com recurso para reverter a decisão. Valdir Virgens (Avante) e a vice, Meire (Avante), também foram indeferidos, mas entraram com recurso para poderem participar do pleito.

 

 

 

PELA POLARIZAÇÃO

O candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (REP), não tem medido esforços para polarizar a eleição na cidade. Em um vídeo para a tv, a equipe do candidato questiona o uso da bandeira do Brasil pela campanha do pedetista José Bonifácio e tenta atrelar a imagem de José ao ex-presidente Lula, dizendo que Bonifácio esconde o PT por trás. A equipe do PDT entrou com uma ação na Justiça Eleitoral tentando tirar o material do ar, mas o pedido foi negado. Vale salientar, no entanto, que a bandeira do Brasil não pertence ao bolsonarismo e, sim, a todos os brasileiros. Também é necessário que seja dito que, apesar de ter integrado o PT na coligação, José Bonifácio é o candidato a prefeito do PDT, com a vice ocupada por Magdala Furtado, que é do Podemos. Logo, o PT sequer faz parte da chapa. Cabo Frio sempre pareceu meio que alheia à polarização entre direita e esquerda do cenário nacional, mas Serginho tenta surfar na onda que tomou conta do Brasil de 2018 para cá. Será que agora pega?

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS II

Em Cabo Frio, dos 11 candidatos, segundo o DivulgaCand, já estão deferidos Anderson Macleyves (PMN), Capitão Diogo (PSDB), Cris Fernandes (PSD), Dirlei Pereira (PTC), Dr. Adriano (DEM), Prof. Fernando de Oliveira (UP), Professor Betinho (PSOL) e Rodrigo Gurgel (PSL). No começo da noite desta segunda-feira (19), o Portal RC24h teve acesso ao documendo da Justiça Eleitoral que julgou improcedente o pedido de impugnação da candidatura feito pela coligação de José Bonifácio (PDT) contra Dr. Serginho (REP). Com isso, a candidatura do deputado estadual foi deferida e, agora, apenas o próprio José Bonifácio e Marquinhos Mendes (MDB) aguardam julgamento da Justiça.

 

 

 

CONSTRANGIMENTO NA FEIRA

Quem passou por uma saia justíssima no fim de semana foi o candidato a prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (MDB). Enquanto fazia corpo a corpo na feira de Tamoios, no Segundo Distrito, o candidato a vereador Lucas Pirulito (UP) foi questioná-lo sobre sua inelegibilidade. Desconcertado, Marquinho só dizia "nós vamos vencer, nós vamos vencer". Mas procurou fugir pela tangente quando o candidato a vereador disse que caso ele, MM, vença, não vai poder assumir o cargo de prefeito.

 

 

 

 

GANHOU AS REDES SOCIAIS

Ainda falando de Cabo Frio, esse aí é o Anderson Matosão, candidato a vereador pelo PROS, que descobriu um jeito todo inusitado para ganhar popularidade em meio à campanha. Ele decidiu prestar um serviço à coletividade pintando os buracos da cidade - e olha que não são poucos - com uma auréola branca para alertar o motorista. Além de servir como alerta também é uma forma de protesto contra o poder executivo municipal. Com essa iniciativa, Matosão - que sempre teve atuação política na cidade e muito crítico ao atual prefeito - ganhou as redes sociais, se tornando um dos assuntos mais comentados. Quem anda por Cabo Frio certamente já viu alguns desses buracos com o círculo em volta. Não pense que foi um ET de Varginha que fez, foi o Matosão.

 

 


TON SEM TÊ

A Justiça Eleitoral analisou os pedidos de candidatura da chapa Ton-Tê para a Prefeitura de Arraial do Cabo. Enquanto Ton Porto (DEM) passou e está apto a concorrer ao cargo, o vice, Tê (PSDB), teve a candidatura indeferida e, a priori, não vai poder participar das eleições. Agora fica a questão do que a equipe de Ton vai fazer. O grupo tem até 26 de outubro para escolher um novo representante para a vaga de vice. Fogo no parquinho do pleito cabista. 

 

 

 

 

NOS BRAÇOS DO POVO

Enquanto a pressão aumenta forte na chapa “Ton sem Tê”, por onde passa no Arraial do Cabo, o prefeito Renatinho Vianna (REP) arrasta multidões. Sábado (17), aproximadamente, 400 “guerreiras cabistas” fizeram um porta a porta com o candidato a reeleição e o vice, Darlan Costa (PP), pelo Centro da cidade. O movimento foi visto também nesta tarde ensolarada de segunda-feira (19) no bairro Sítio. Ruas lotadas nas duas ocasiões. Será que vem aí?

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS III

Em Arraial do Cabo, apenas Henrique Melman (PDT) segue aguardando julgamento, segundo o TSE. As candidaturas de Marcelo Magno (SDD), Renatinho Vianna (REP) e Willian Luz (PT) já constam como deferidas. Ton Porto (DEM) também foi deferido pela Justiça, mas está com problemas na chapa, visto que o vice, Tê (PSDB), teve a candidatura indeferida. A equipe tem até 26 de outubro, segundo calendário eleitoral para levantar um novo nome para a vaga.

 

 

 

'ME ESQUECE!'

O candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (Podemos) fez um vídeo no fim de semana, contrariado porque sofreu críticas na última live dele onde cometeu gafes e se atrapalhou, pediu a quem não goste dele que o esqueça e que lembrem dos outros candidatos. O candidato comenta para se lembrarem, por exemplo Bruno Costa (SD), que se viu envolvido no episódio do "Muamba Cam" em 2017, quando o carro da Câmara aldeense, onde estava sua namorada na época, e com o porta-malas lotado de produtos piratas, foi parado pela PRF na Via Dutra (depois disso Bruno desfez o relacionamento para dar a entender que foi à revelia dele o uso do carro). Ou ainda, lembrou Fábio, daqueles que distribuem remédio ou usam maquinário público para arrumar terreno de particular, numa clara analogia à Bia de Guga (MDB) e seu marido, Guga de Mica (que perdeu o cargo por conta disso). Ele lembrou também daqueles que usam a máquina pública para se elegerem, como no caso de Dr Stefano (PP) que conta com o apoio do prefeito Cláudio Chumbinho (PP). Realmente, todas as colocações de Fábio do Pastel são pertinentes e muito bem lembradas. Mas nada disso anula as deficiências do candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia em muitas questões que são urgentes para quem quer ser o responsável por uma cidade com uma população aproximada de 106 mil habitantes.

 

 

 

O OUTRO LADO

A coluna Boca Miúda de sexta-feira (16) falou sobre o posicionamento da juíza Maira Veiga de não julgar o pedido de impugnação da candidatura de Margoth Cardoso (PT) à Prefeitura de Iguaba apresentado pelo atual prefeito, Vantoil Martins (Cidadania). A equipe de Margoth enviou uma nota ao Portal RC24h desmentindo parte das informações, alegando que foi “difundido conteúdo sabidamente inverídico e difamatório”. A equipe disse que “nunca foi feito qualquer impugnação em relação a nenhum candidato por parte de Margoth” e sustenta que “a impugnação ofertada pelo atual prefeito é vazia”, afirmando “falsamente, que Margoth nunca se afastou da presidência da OAB de Iguaba Grande, ao contrário da certidão de afastamento, expedida pela própria OAB Estadual”. Ainda de acordo com os advogados da candidata, a fala da juíza eleitoral de que a defesa que Margoth apresentou contra a determinação do uso de saias acima do joelho pelas advogadas no fórum de Iguaba teria fins puramente eleitorais é uma “afirmação completamente difamatória, tentando fazer crer ao eleitor que todo o trabalho de defesa da classe dos advogados foi puro ardil eleitoral”, destacando que “esqueceu-se a referida juíza da própria "decisão" absurda, tanto o era que a revogou após a atuação enérgica de Margoth Cardoso, naquele momento como Presidente da OAB - Subseção de Iguaba Grande”. Fica registrado, então, o posicionamento da equipe de Drª Margoth Cardoso.

 

 

 

SEM DEBATE

Uma rádio araruamense, em parceria com o Observatório Social do Brasil de Araruama, faria um debate com os candidatos a prefeitura do município no último sábado (17). Porém, a discussão de planos para a cidade entre os seis postulantes não se concretizou. André Mônica (PL) e Jorge Resende (PDT) foram os únicos candidatos a comparecer nos estúdios da emissora. Hérika da Virtuosa (PSL) e Rodrigo Meira (SDD), por sua vez, avisaram que não iriam. Já Lívia de Chiquinho (PP) e Norberto (PV) sequer responderam a produção do debate. Os presentes, em acordo com a rádio e o Observatório Social, decidiram cancelar o encontro. Quem ganha com a falta de debates? Ninguém sabe. Mas quem perde é a democracia.

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS IV

Em Maricá, César Augusto (PMN) continua como o único deferido, até o momento. A equipe de campanha de Fábio do Pastel (PODE/São Pedro da Aldeia) informou que ele já teve a candidatura deferida, mas ainda não consta no sistema. Segundo os dados do DivulgaCand, as outras candidaturas das cidades citadas e todos os candidatos de Araruama, Iguaba Grande, Macaé, Rio das Ostras e Saquarema seguem aguardando julgamento da Justiça Eleitoral.

 

 

 

 

DEFESA DOS ROYALTIES

A Alerj mobilizou governo, deputados estaduais e federais, prefeitos e a sociedade civil organizada para ir a Brasília na próxima semana pedir a retirada da pauta do STF da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4917) do Estado do Rio que questiona as novas regras para a redistribuição dos royalties de petróleo entre estados e municípios - o julgamento da ação está marcado para o dia 3 de dezembro. Na reunião virtual realizada nesta segunda-feira (19), o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), destacou a importância dessa união de forças para resolver o problema. "Sabemos dos gravíssimos impactos dessa situação para o estado. E tão importante quanto os impactos, é a nossa atuação conjunta. Precisamos nos unir, primeiro pela retirada da ação da pauta do STF, e depois para fazemos um entendimento com o Congresso e com o Governo Federal para reverter os prejuízos do Rio. A saída é modificar a lei que retirou os royalties do estado, onde são prospectados 80% da produção do Petróleo. O Rio não pode abrir mão dessa receita", comentou Ceciliano. A deputada Zeidan (PT), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional e dos Royalties do Petróleo, defende que muitas cidades hoje executam projetos sociais e vários outros com essa compensação da exploração do Pré- Sal. "Estamos alertas em defesa de nosso Estado", comentou via rede social. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

 

 

CHAMARAM ATENÇÃO

Duas matérias publicadas pelo Extra nos últimos dias sobre a atuação das milícias no Estado - uma, no sábado (17), na coluna de Berenice Seara, e a outra na edição do jornal desta segunda-feira (19) - chamaram a atenção e servem para uma reflexão do eleitor. Que os milicianos cobram taxas sobre gás, luz e internet nas comunidades onde dominam não é novidade. Mas agora até morador de rua e pessoas que fazem malabarismos nos sinais de trânsito estão sendo cobrados. A situação é grave, é importante ser realista. Na Região dos Lagos, quem conhece os bastidores da política sabe que em cada uma das cidades tem representante da milícia, alguns são milicianos diretamente e outros são pessoas que tem relações de muita intimidade com grupos paramilitares. É importante que o eleitor fique atento a isso. Porque se vacilar e eleger miliciano, eles vão dominando toda a região e vai ser difícil tirá-los.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias