Alexandre Martins (REP) lidera pesquisa na disputa pela prefeitura de Búzios

Diferença entre o 1º e o 2º lugar é de 13%. Foram realizadas 424 entrevistas em 22 bairros


Alexandre Martins (Republicanos) lidera a pesquisa para a prefeitura de Búzios. Uma pesquisa realizada entre os dias 13 e 14 de outubro pelo Instituto Ágora de Pesquisa - sob registro do TSE: RJ-04010/2020, que entrevistou 424 eleitores, aponta que hoje Alexandre aparece com 37% dos votos válidos. A diferença de Alexandre para o segundo lugar é de 13%. 

Esses dados são da pesquisa estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado), que, seguindo, mostra Leandro do Bope (PDT) em segundo lugar, com 24%, seguido de Joãozinho Carrilho (PRTB), com 19%, em terceiro lugar. Na quarta posição aparece Henrique Gomes (PATRI), com 7%; em quinto, Joice Costa (PP) - 6%, seguida por Tom Viana (PSL), com 2%. 

Quatro candidatos a prefeito aparecem com 1% na pesquisa, são eles Tolentino Reis (PODE), Vicente da Padaria (Cidadania), Rubens Lopes (Rede) e Marcelo Morel (PMB).

Os demais candidatos - Comandante Serafim (PSD), Paulo Carvalho (DC) e Valdir Virgens (Avante) ficaram com 0%.

Conforme o instituto de pesquisa, a amostra de 424 entrevistas permite inferências sobre o universo pesquisado com margem máxima de erro de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos, para um intervalo de confiança de 95%.

Os eleitores foram entrevistados nos seguintes bairros: Alto de Búzios, Arpoador, Baía Formosa, Bosque, Capão, Cem Braças, Centro, Ferradura, Ferradurinha, Geribá, Humaitá, João Fernandes, José Gonçalves, Manguinhos, Portal da Ferradura, Porto Belo, Praia Rasa, Rasa, São José, Vila Caranga, Vila Verde e Village Búzios.

ESPONTÂNEA

Já na pesquisa espontânea (sem opções de respostas predefinidas), Alexandre Martins lidera com 23%, seguido por Leandro com 15%, João Carrilho (9%) e Henrique Gomes (4%). O demais candidatos tiveram pontuações menores que 2%. Um total de 34% dos eleitores não souberam indicar nenhum nome de candidato de forma espontânea.

REJEIÇÃO

Já no quesito rejeição (Em quem você não votaria de jeito nenhum para prefeito de Armação dos Búzios?) os índices aparecem da seguinte forma: João Carrilho lidera com 19% de citações, acompanhado por Leandro do Bope, com 10%, Alexandre Martins, Henrique Gomes e Joice Costa com 7%. Um total de 40% dos participantes poderiam votar em qualquer uma das opções ou não citaram.

ANÁLISE DO INSTITUTO

Em mais um ano de parceria nas eleições com o Portal RC24h, o diretor-geral do Instituto Ágora de Pesquisa, Cândido Fialho, faz uma análise do cenário de Armação dos Búzios, lembrando da importância e como funciona a pesquisa registrada, que é a maneira legal de se fazer esse estudo eleitoral.

"Um instituto de pesquisa com todos os requisitos legais e formais, além de uma e metodologia eficiente pode fazer estudo eleitoral sem estar obrigatoriamente estar registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "O registro é tão somente um documento onde a empresa já credenciada no TSE, ela se credencia para que aquele estudo - independente do contratante e do resultado - possa veicular nas diversas plataformas de comunicação. Diferente de uma enquete que é distribuída em rede social, por exemplo, isso o TSE não permite e entende como crime eleitoral, tal como uma pesquisa divulgada sem registro".

Vale lembrar que somente tem acesso ao resultado da pesquisa o contratante ou a própria empresa. "Independente do registro ou não, os dados são totalmente sigilosos, confidenciais e exclusivos ao contratante" acrescentou Fialho.

ESPONTÂNEA OU ESTIMULADA?

Para quem não sabe a diferença, o diretor do instituto lembra que a pesquisa espontânea não oferece opções de resposta, o eleitor fala o nome que vem à lembrança, diferente da estimulada. "Mas os dois resultados traduzem a mesma realidade de intenção de votos daquele momento, com leituras diferentes", disse.

TOTAL PRECISÃO

"Nunca houve uma pesquisa nossa, registrada ou não, que a gente não tenha acertado com total precisão. Arraial do Cabo, Silva Jardim, Saquarema, Cabo Frio, São Gonçalo, Rio das Ostras são exemplos de pesquisas que fizemos bem às vésperas das eleições e que o resultado foi totalmente preciso", completou Cândido Fialho, diretor-geral do Instituto Ágora de Pesquisa.

Nesse contexto, o Ágora lançou o desafio "Acertamos o resultado ou seu dinheiro de volta! (#ÁgoraNãoErra), publicado em sua página. O compromisso, firmado em cartório, é válido somente para pesquisas realizadas às vésperas das eleições.

Categorias: Eleições 2020

Fotos da notícia




Outras notícias