BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (15)

Candidato a prefeito de Arraial tem parecer favorável à candidatura; Candidato a prefeito de Cabo Frio é advertido pela justiça eleitoral e sofre representação de adversário; Prefeito e candidato à reeleição em Iguaba faz primeiro comício virtual; Prefeito de São Pedro recebe turma que vai reforçar segurança; Prefeitável de Búzios está mais vivo do que nunca; Em Araruama, prefeita candidata à reeleição segue nos comícios virtuais e visita porta a porta... e muito mais!


PARECER FAVORÁVEL A MELMAN

Depois da coligação do candidato a prefeito de Arraial do Cabo Marcelo Magno (SD) - "Todos Juntos por Arraial" entrar com ação de impugnação da candidatura de seu adversário Henrique Melman (PDT), seu time de advogados protocolou defesa e nesta quarta-feira (14) o Ministério Público emitiu parecer pelo deferimento da candidatura do pedetista. O objeto da ação se baseia em contas não aprovadas pela Câmara em 2008 e 2011 (cujo prazo de inelegibilidade já expirou em dezembro de 2019) e  O Ministério Público afirmou que "conclui-se que as teses do impugnante não se sustentam, por via de consequência estão presentes as condições de registrabilidade e de elegibilidade previstas na Constituição e na legislação eleitoral." Aliás, diga-se de passagem, a turma de Melman tá fula da vida com a campanha de Marcelo que, segundo eles, quer chegar a prefeito de qualquer jeito. Contudo, parece que a tentativa dos adversários em tirar o coroa da disputa fica cada dia mais distante.

 

 

 

FOI ADVERTÊNCIA, NÃO MULTA

O candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (REP) entrou em contato com a coluna para explicar sobre a nota desta quarta-feira (14), onde dissemos que sua coligação foi multada por divulgação de pesquisa fake (não registrada no TSE), que não houve multa e sim advertência. O juiz deferiu ação para que a pesquisa fosse apagada do Facebook, caso não fosse, aí sim haveria a sanção. Explicou ainda que a postagem foi de um militante, não da coligação e que já foi retirada das páginas. Disse ainda que "não acredita em pesquisa e sim nas ruas, sentindo o calor do povo". Tá dito. Por outro lado, teve nova representação contra ele, da coligação "Juntos por um Novo Amanhã", do candidato a prefeito de Cabo Frio José Bonifácio (PDT) por suposta propaganda eleitoral irregular. É que o grupo de Serginho promoveu um passeio ciclístico, na última segunda-feira (12), com utilização de trio elétrico, o que é vedado pela legislação eleitoral nesse momento. Só pode usar trio em comício. A ação não significa condenação. A liminar deferida pela justiça eleitoral afirma que se o candidato repetir a irregularidade terá multa de R$ 15 mil. Por telefone, o deputado explicou que o trio "estava dentro dos parâmetros permitidos pela lei eleitoral". De qualquer maneira, se insistir vai ter que pagar multa. Serginho disse que não vai desobedecer e vai passar a usar carro de som.

 

 

 

PROTAGONISMO DA MULHER

Ainda sobre a campanha do candidato Republicano em Cabo Frio, vale destacar o protagonismo que tem tido a esposa de Dr Serginho, Aline Gonçalves. Participa de todos os programas de TV e antes mesmo da campanha, no dia da convenção estava lá, ao lado do político como uma das maiores mobilizadoras. E não se resume a isso, também tem ajudado a organizar o movimento de mulheres em torno da campanha de Serginho para ajudá-lo a ter um engajamento maior dessas eleitoras. "Minha esposa está pilotando tudo ao meu lado, não só o grupo de mulheres", disse Serginho com a boca cheia de orgulho.

 

 

 

INSATISFEITO

O empresário Rodrigo Gurgel (PSL) ficou muito insatisfeito com a decisão da Inter TV Alto Litoral de não produzir o tradicional debate televisionado entre os candidatos a Prefeitura de Cabo Frio. A emissora decidiu que vai substituir o encontro por pequenos vídeos de resposta, sem interação entre os pleiteantes. Em um vídeo na internet, Gurgel convocou seus adversários a realizarem um debate independente, justificando que a população tem o direito de decidir quem é o mais preparado para assumir a Prefeitura a partir de 2021. Os concorrentes de Rodrigo vão embarcar nessa? Vamos ver no que dá.

 

 

 

 

DE CORONEL PRA CORONEL

Ainda de Cabo Frio, o deputado estadual Coronel Salema (PSD) visitou o comitê de campanha do candidato a prefeito e colega de farda coronel Ruy França (Cidadania). Trocaram ideias, conversaram com o pessoal da campanha e Salema ainda postou um vídeo para a página de Ruy. "Vocês me levaram para a Alerj, agora temos que fazer o mesmo com Ruy França em Cabo Frio", disse o deputado.

 

 

 

 

 

 

LOTOU

O lançamento da candidatura de Davi Souza (PDT) à vereador em Cabo Frio movimentou o Santa Helena na noite desta quarta-feira (15). Segundo a organização, foram cerca de 200 pessoas presentes, incluindo vários profissionais da educação e jovens de Cabo Frio. Existia a expectativa de que José Bonifácio (PDT) comparecesse ao evento, mas o candidato a prefeito acabou não conseguindo chegar a tempo. Porém, o público não desanimou e reagiu, com palmas, ao discurso de Davi, guiado pelos três pilares da campanha dele: educação, geração de emprego e renda e cuidado com a juventude. Teve quem comparasse com o lançamento de candidatura de Rafael Peçanha (Cidadania) no passado. Será que Davi vai fazer igual Peçanha nas urnas? Próximo dia 15, a gente descobre.

 

 

 

COMÍCIO DIGITAL

O candidato à reeleição em Iguaba Grande, prefeito Vantoil Martins (Cidadania), aderiu ao comício virtual. Novos tempos. O primeiro aconteceu na noite desta quinta-feira (15), onde falou das propostas e realizações para cada bairro da cidade. Hoje foi sobre Vila Nova, Arrastão das Pedras, Igarapiapunha e Loteamento Chácara das Rosas. Acompanhado do "prefeito auxiliar", como ele se refere ao vice, Alexandre da Farmácia, em cinco minutos e live já tinha mais de 300 internautas acompanhando simultaneamente.

 

 

 

REFORÇO NA SEGURANÇA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP) recebeu em seu gabinete a turma de novos guardas municipais e guardas ambientais que tomaram posse essa semana. Como não pôde ir à cerimônia, os chamou para conversar pessoalmente. "Queria pedir que vocês tivessem um carinho muito grande pela nossa população, pois estamos investindo em segurança porque sabemos como isso é importante para a qualidade de vida dos aldeenses", frisou o prefeito.

 

 

 

'APOSTO EM DEZ A ZERO'

Falando no prefeito de São Pedro da Aldeia, as contas de Cláudio Chumbinho (PP) relativas a 2018 podem ser colocadas em votação na Câmara a qualquer momento. A papelada já está com a Comissão de Finanças. A lembrar das contas de 2017 que foram reprovadas por dez a zero pela Casa, 15 dias atrás, nos bastidores já dizem em placar repetido. Conversando com o vereador Naldinho Linhares (SD), membro da Comissão, ele disse que ainda não há previsão da data da votação, mas que deve ser antes das eleições. "Eu não voto a favor de Chumbinho nem a pau", disparou.
 

 

 


VIVO NO JOGO

Tentativas de tirar o partido dele não faltaram, mas Henrique Gomes (PATRI) mostrou, nesta quinta-feira (15), que está, sim, muito vivo na disputa pela Prefeitura de Búzios. Em uma live no bairro Cem Braças, durante a manhã, Henrique parabenizou os professores e esteve ao lado dos candidatos a vereador da chapa dele. Ao contrário dos boatos de que ele largaria a candidatura para apoiar fulano ou beltrano, Gomes está firme e forte no páreo e, inclusive, com o registro já deferido pela Justiça Eleitoral.

 

 

 

 

LÍVIA DA EDUCAÇÃO

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), realizou mais um comício virtual neste Dia do Professor. O assunto, como não podia deixar de ser, foi educação. O evento foi transmitido ao vivo pela página da candidata a reeleição no Facebook. Este tema sempre foi muito abordado pelo marido de Lívia e ex-prefeito de Araruama, Chiquinho, que, durante o mandato, acabou trocando o Atacadão do nome pela Educação. Também nesta quinta-feira (15), Lívia esteve no bairro BNH entregando o plano de governo de casa em casa.

 

 

 

CARLOS LUPI NA ÁREA

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, chega nesta sexta-feira (16) à Região dos Lagos para promover as campanhas pedetistas às prefeituras. A agenda começa com Jorge Resende (PDT), em Araruama. O candidato pedetista e o ex-ministro do Trabalho e Emprego vão visitar comércios no Centro da cidade para conversar com a população bem cedinho, a partir de 8h30. Na sequência, às 11h, Lupi vai a Arraial do Cabo se encontrar com o veterano Henrique Melman (PDT) na mansão do candidato, no Pontal do Atalaia. Às 15h12, o encontro é com José Bonifácio (PDT), com quem Lupi deve caminhar pelo Centro de Cabo Frio. Não conseguimos confirmar se ele iria se fará agenda em Buzios com Leandro do Bope e Mirinho Braga.

 

 

 

CANDIDATURAS DEFERIDAS

A Justiça Eleitoral continua julgando o deferimento de candidaturas a prefeito em todo o país. Por se tratar de 19.169 candidatos as chefias do Executivo municipal no Brasil, é natural que o sistema de dados oficiais, o portal DivulgaCand, demore a ser atualizado. Nas últimas 24 horas, em Armação dos Búzios, as candidaturas de Alexandre Martins (REP), Cmte Serafim (PSD), Joice Costa (PP) e Leandro (PDT) passaram a constar como deferidas no sistema. Anteriormente, Henrique Gomes (PATRI), João Carrilho (PRTB), Prefeito Morel (PMB), Rubens Lopes (REDE) e Tolentino Reis (PODE) já estavam considerados aptos a concorrer. Em Arraial do Cabo, a candidatura de Marcelo Magno (SDD) já consta como deferida na atualização desde a manhã desta quinta-feira (15) do DivulgaCand. Com Renatinho Vianna (REP) também já deferido, apenas Henrique Melman (PDT), Ton Porto (DEM) e Willian Luz (PT) aguardam julgamento. Outra cidade também já em estágio avançado de deferimentos é Cabo Frio. Dos 11 candidatos, Dr. Serginho (REP), José Bonifácio (PDT) e Marquinhos Mendes (MDB) são os únicos que ainda estão aguardando a definição do TSE. Já estão deferidos na cidade Anderson Macleyves (PMN), Capitão Diogo (PSDB), Cris Fernandes (PSD), Dirlei Pereira (PTC), Dr. Adriano (DEM), Prof. Fernando de Oliveira (UP), Professor Betinho (PSOL) e Rodrigo Gurgel (PSL). Em Búzios,  Em Maricá, César Augusto (PMN) é o único deferido, até o momento. A equipe de campanha de Fábio do Pastel (PODE/São Pedro da Aldeia) informou que ele já teve a candidatura deferida, mas ainda não consta no sistema. Valdir Virgens (PRTB/Armação dos Búzios) foi a primeira candidatura da área de cobertura do Portal RC24h a ser indeferida pelo TSE. Segundo os dados do DivulgaCand, as outras candidaturas das cidades citadas e todos os candidatos de Araruama, Iguaba Grande, Macaé, Rio das Ostras e Saquarema seguem aguardando julgamento da Justiça Eleitoral.

 

 

 

MOBILIZAÇÃO PRÓ ROYALTIES

O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), está mobilizando setores da sociedade civil fluminense para evitar eventual decisão desfavorável aos estados produtores de petróleo no julgamento do STF sobre as regras de distribuição dos royalties, previsto para 3 de dezembro. Para tanto, uma reunião foi marcada na próxima segunda-feira (19) com reitores das universidades estaduais e federais, integrantes da bancada federal, lideranças empresariais capitaneadas pela Firjan e dirigentes do governo do estado. O objetivo é definir estratégias para se evitar o que seria a "catástrofe absoluta", com o fim do atual modelo de distribuição dos royalties. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

 

 

UÉ, A CORRUPÇÃO NÃO ACABOU???

Poucos dias depois do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmar em coletiva que acabou com a Lava-Jato porque não existe mais casos de corrupção no governo, o vice-líder da base de Bolsonaro no Senado, Chico Rodrigues (DEM/RR) foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (14). Segundo a revista Crusoé, agentes chegaram na casa do senador e Rodrigues tentou esconder cerca de R$ 30 mil reais, em dinheiro vivo, na cueca. Mais precisamente “entre as nádegas”. Os jornais Folha, O Globo e Estadão afirmaram que confirmaram as informações da revista. O dinheiro seria de desvios de verba para o combate a Pandemia de Covid-19. Com a repercussão que o assunto gerou, incluindo diversos memes e trocadilhos, o governo optou por exonerar Chico da vice-liderança da base. Será que certos candidatos a prefeito da região já foram na loja de departamentos para procurar aquele pano que eles tanto gostam de passar?

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias