A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session22ee404f11c09bff4f460294ac169685f71ff833): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (29) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (29)

Já tem pedido de impugnação de candidatura em Iguaba Grande; O 'canastrão' de Cabo Frio; Comissão dá parecer contrário às contas de prefeito de São Pedro da Aldeia; Petistas de Arraial fazem visitas pela cidade; Aberta temporada de pedido de votos em Búzios; Comício virtual tem alta audiência em Araruama... E muito mais!


IMPUGNAÇÃO À VISTA

A situação de Grasiella Magalhães (PP) está cada vez mais difícil em Iguaba Grande. É que o Ministério Público Eleitoral e o setor jurídico da coligação Iguaba Crescendo, do candidato à reeleição, Vantoil Martins (Cidadania), entraram com uma Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura da ex-prefeita. Os motivos são terceiro mandato pelo mesmo grupo familiar (ela assumiu a prefeitura quando o sogro renunciou, em 2012; foi eleita prefeita naquele mesmo ano e em 2017, venceu uma eleição judicializada); teve as contas de 2013 reprovadas e ano passado foi afastada logo após a Operação Apagão (do MP), que culminou em denúncia contra ela pela prática de corrupção e fraude em licitação. A decisão, agora, é do juizado da cidade, que pode acompanhar ou não. Se acompanhar, as chances de Grasi conseguir ser candidata são praticamente nulas. Entramos em contato com o advogado de Grasiella, Dr Carlos Magno, para saber se vai entrar com recurso - tem cinco dias para tal - mas ele não respondeu. Estamos acompanhando de perto a questão.

 

 

 

 

O CANASTRÃO 

Um vídeo postado pelo candidato a prefeito Marquinho Mendes (MDB), que é ficha suja, foi um dos assuntos mais comentados nesta terça-feira (29), nos bastidores da política. Isso porque MM se coloca como a única opção na cidade (sic). De um lado, ele aponta “para um candidato que compra votos” e do outro, um candidato que fez “alianças comprometedoras”, sendo que ele tentou cooptar os membros dessa aliança, mas não conseguiu. MM que foi fechamento a vida toda de Cabral, Paulo Melo, Pezão e Picciani, e agora se apresenta como o candidato solução? Justo Marquinho que teve o braço direito dele preso pela Polícia Federal? Justo MM que responde a mais de 60 processos, dentre os quais o que o torna inelegível, por tentativa de compra de votos, que já teve recurso negado pelo TSE, e agora, o “catimbeiro”, tenta ganhar tempo com “embargos de declaração” junto ao STF. Marquinho é até um cara legal, mas é muito artificial, forçado, um pessimo ator. Ouvindo vários advogados de direito eleitoral, as chancas dele são próximas de zero. E segundo o próprio amigo e defensor (de outrora) Dr Carlos Magno, se por acaso ele conseguir um recurso, o mesmo cairia logo na frente, o que fatalmente levaria a cidade a novas eleições suplementares no próximo ano. A verdade é essa. Nua e crua. Mas como fomos desafiados a mostrar que ele é ficha suja por um cabo eleitoral dele, conhecido por virar a casaca no meio da disputa, decidimos que vamos postar todos os processos que MM responde. A gente aqui do RC24h adora ser desafiado.

 

 

 

VISTA AO PORTAL

De Cabo Frio, quem esteve visitando a sede do Portal RC24h nesta terça-feira (29), foi a candidata a prefeita, Cris Fernandes (PSD), devidamente acompanhada de seu grupo. Trabalho interessante, ela fez questão de percorrer os veículos de comunicação da cidade, entregando em mãos o plano de governo de 24 laudas. Passou a manhã fazendo esse exercício, o que é importante, visto que tem muito candidato por aí que não mostra sequer uma linha de informação sobre seu plano para gerir a cidade, ficando mais preocupado com fake news ou passando a campanha toda tentando provar que não é ficha suja.

 

 

 

RETOMADA DO TURISMO

A retomada das atividades turísticas na Costa do Sol reforçou a necessidade de ações para divulgar, movimentar e explorar o potencial do Aeroporto de Cabo Frio, visto como empreendimento fundamental para fomentar o setor e os negócios nas cidades da região. Para tanto, foi criado o Grupo de Trabalho ABC do Sol, formado por representantes das iniciativas pública e privada de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. As reuniões virtuais deram origem a um Protocolo de Intenções, que será formalizado nesta quarta-feira (30), às 10h, no saguão do aeroporto. O documento terá a chancela do Governo do Estado do Rio, através da Secretaria Estadual de Turismo, das três prefeituras, do Aeroporto de Cabo Frio, dos Convention & Visitors Bureau de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio e da Rede Paradiso de Hotéis.

 

 

 

PARECER CONTRÁRIO

Na próxima quinta-feira (1º/10), às 11h, a Câmara de São Pedro da Aldeia vai votar as contas do prefeito Cláudio Chumbinho (PP) relativas a 2018. Mas a situação está um tanto complicada para o chefe do executivo, pois apesar do TCE ter dado parecer favorável, em janeiro desse ano, a Comissão de Finanças da Câmara emitiu parecer contrário. Nunca se viu disso, mas em São Pedro funciona assim. Conseguimos contactar um dos membros da comissão, vereador Naldinho Linhares (SD), que confirmou o parecer mas quando perguntamos quais teriam sido os fundamentos para essa decisão, ficamos sem resposta. Embora o Tribunal de Contas seja competente para emitir parecer, os vereadores estão inclinados a rejeitar. Em pleno ano de eleição, essa situação está parecendo mais é uma tentativa de barganha política... Será? 

 

 

 

CAMINHANDO E CONVERSANDO

O candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Dr. Stefano (PP), cumpriu agenda de campanha na tarde desta terça-feira (29), no bairro Baixo Grande. O advogado esteve acompanhado do vice, Zezinho Lima (REP), e do candidato a vereador, Prof. Bruno (DEM), além de correligionários. Durante a visita, Stefano parou em vários pontos para conversar com moradores e apoiadores.

 

 

 

 

PSOL ALDEENSE

A equipe da campanha de Renato Reis, nome escolhido pelo PSOL para concorrer à Prefeitura de São Pedro da Aldeia, enviou a sua agenda semanal do candidato para a coluna. Um dos principais eventos programados é a live de lançamento da campanha, que tem como co-prefeito o Professor Diogo Souza (PSOL), que será realizada na quinta (1º), durante a noite. Segundo a agenda, os candidatos caminharam pelo Centro da cidade na tarde desta terça (29). Para quarta (30), a previsão é que eles gravem material de campanha. As reuniões presenciais devem voltar a ser realizadas na tarde de quinta, quando os candidatos têm agenda com moradores do Assentamento Emiliano Zapata, no bairro São Mateus.

 

 

 

PETISTAS DO CABO

O candidato a prefeito de Arraial do Cabo, Willian Luz (PT) passou a terça-feira (29) fazendo visitas pela cidade. Pela manhã, segundo a assessoria da campanha, o petista esteve na Rua Getúlio Vargas, indo pela Roça Velha até a Praça do Guarani. Já durante a tarde, Willian subiu o Morro da Boa Vista e finalizou a agenda do dia visitando a residência de uma apoiadora no Caiçara.

 

 

 

 

 

 

TEMPORADA ABERTA

Campanha eleitoral iniciada, agora está aberta a temporada de pedido de votos. Em Búzios, o chefe do executivo, André Granado (sem partido) já até postou nos seus stories o pedido de voto ao João Carrilho (PRTB), como candidato a prefeito. Aliás, Joãzinho ainda não remarcou a data para a inauguração de seu diretório, que seria hoje, mas ele decidiu recuar por conta da resolução do TRE que evita aglomerações.

 

 

 

 

 

 

SEM VOTAÇÃO DE PL

Ainda sobre Búzios, a sessão Câmara de Vereadores chegou a ser suspensa na manhã desta terça (29) por falta de quórum. O fato deu logo o que falar, principalmente porque havia na pauta um PL do executivo que propõe alteração na lei de uso e ocupação do solo no balneário, um dia depois da derrubada das resoluções do Conama. Mas a presidente da Casa e candidata a prefeita, Joice Costa (PP), deu uma acalmada nos ânimos, via rede social: "Não está sendo votado hoje e nem seria, sem discussão com a sociedade civil". Ah bom!

 

 

 

COMÍCIO VIRTUAL

A prefeita de Araruama, e candidata à reeleição, Lívia de Chiquinho (PP) realizou o primeiro comício virtual da campanha no começo da noite desta terça-feira (29). Ao vivo, direto da Fazendinha, o evento teve a presença da vice, Raiana Alcebíades (PSC), e vereadores da chapa. A transmissão feita pelo Facebook da prefeita teve audiência alta nos primeiros minutos, beirando os 400 espectadores simultâneos. Vale lembrar que Lívia deu uma repaginada nas redes sociais, se livrou das amarras do nome do marido, tirou o "de Chiquinho" e colocou o sobrenome próprio, "Soares Bello da Silva". Mandou bem! Essa estratégia de adotar o nome do “esposo” cassado é uma afronta ao empoderamento da mulher, sem falar que pé cafona demais. Fica o exemplo para outras mulheres da região, tipo “Bia de Guga”, sem querer fazer uma provocação de cunho pessoal, apenas uma constatação do atual momento político que pede a emancipação da mulherada. 

 

 

 

CORRIDA NA CAPITAL DO SURF

As candidaturas à Prefeitura de Saquarema estão, aos poucos, começando a ganhar forma. A atual prefeita, Manoela Peres (DEM), vai lançar a candidatura à reeleição nesta quarta-feira (30), nas redes sociais. Na página de Manoela no Facebook, ela também convocou os apoiadores para um adesivaço diário, a partir de quarta. O vereador e candidato a prefeito, Rodrigo Borges (REP), também começou sua movimentação nas redes sociais e lançou o clipe da campanha pelo Facebook nesta segunda-feira (28). Márcio Motta (PSD) foi outro que usou as redes sociais para iniciar sua participação na corrida pela chefia do Executivo e, em uma live, explicou alguns pontos do seu projeto de governo. Os outros concorrentes, Cosme Souza (PC do B), Luciana Queiroz (PSB) e Renato Ribeiro (SDD), não publicaram ações de campanha nas redes sociais, até o momento.

 

 

 

TEM QUE ESTAR NA PAUTA

A propósito da revogação de resoluções feitas pelo Conama nesta segunda-feira (28), e que colocam em risco grandes biomas em todo o Brasil, incluindo, claro, a Região dos Lagos, é preciso trazer esse assunto à luz. Mais ainda, que ele seja incluído na pauta dos candidatos às eleições desse ano. A decisão tomada pelo ministro do Meio Ambiente pode significar até mesmo a degradação ou extinção das áreas de preservação importantes como as Dunas do Peró, em Cabo Frio, o Mangue de Pedras, em Búzios, além de outras áreas como o Parque Ecológico Municipal de São Pedro da Aldeia. É importante que os candidatos tenham uma opinião clara sobre meio ambiente - preservação de restinga, manguezais, mata atlântica, etc. Um tema que tem que vir em primeiro plano sim, assim como a Saúde, Educação e Segurança Pública. A população tem cobrado compromisso das autoridades diante do Meio Ambiente, em especial a Lagoa de Araruama.

 

 

 

DERRUBOU DECISÃO DO CONAMA

Mas eis que no fim da tarde desta terça, a juíza federal Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, da 23ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu uma liminar em tutela de urgência derrubando as decisões do Conama que revogaram regras de proteção ambiental para restingas e manguezais. "Tendo em vista o evidente risco de danos irrecuperáveis ao meio ambiente, DEFIRO ANTECIPAÇÃO DOS FEITOS DA TUTELA para suspender os efeitos da revogação apreciada na 135ª Reunião Ordinária do CONAMA", diz a juíza na decisão. O advogado Leonardo Marinho é um dos autores da ação popular que foi acatada pela magistrada. O pedido foi apresentado por ele junto a outros três colegas, Rodrigo da Silva Roma, Renata Miranda Porto e Juliana Cruz Teixeira da Silva.

 

 

 

ELEIÇÕES NO RC24h

Os candidatos a prefeito que quiserem divulgar a agenda de campanha na coluna Boca Miúda podem enviar as informações, fotos e vídeos para o WhatsApp do Portal RC24h: (22) 99930-8382.

 

 

 

 

 

 

 

 

QUARTA NOMEAÇÃO

Demorou, mas o governo do Estado definiu o novo secretário estadual de Saúde - o quarto nomeado na pasta -, Carlos Alberto Chaves, cujo nome foi publicado na última sexta, no DOE. Segundo matéria de O Globo, Chaves, que é pneumologista, fez fama de xerife no serviço público. Já dirigiu grandes hospitais, como o Getúlio Vargas, na Penha, e o Adão Pereira Nunes, em Caxias, onde era considerado um chefe linha-dura. Nos últimos anos, estava no Ministério Público, de olho nas falcatruas do setor. 

 

 

 

DEPUTADOS DO TRIBUNAL

A Alerj escolheu, na tarde desta terça (29), os cinco deputados que vão participar do tribunal misto que vai julgar o impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). Mas com a última vaga disputada voto a voto, a Casa precisou suspender os trabalhos para verificar cada áudio. Dos cotados originalmente, quatro foram confirmados: Alexandre Freitas (Novo); Chico Machado (PSD), Waldeck Carneiro (PT); e Dani Monteiro (PSOL). Ainda há dúvida se a última vaga fica com Anderson Moraes (PSL) ou Carlos Macedo (Republicanos). Renan Ferreirinha (PSB), na contagem anunciada, ficou com um voto a menos. Por último, ficaram Filippe Poubel (PSL) e Alana Passos (PSL). O presidente da Casa, André Ceciliano (PT), não votou, assim como os licenciados Martha Rocha (PDT) e João Peixoto (DC). As outras cinco vagas do Tribunal Misto, composto por dez integrantes, foram preenchidas por desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias