BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (28)

Início de campanha nos municípios da Região dos Lagos: veja as atividades dos principais candidatos de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba, São Pedro, Búzios e Araruama... E muito mais!


"SEGURA ONDA, SIM, COROA"

Depois da promotoria eleitoral acatar a representação do Solidariedade, veio a decisão judicial confirmando que o candidato a prefeito de Arraial do Cabo, Henrique Melman (PDT) praticou propaganda eleitoral negativa contra o adversário Marcelo Magno (SD) em live feita no Facebook no dia 4 de setembro. No vídeo, Melman se remete a MM falando que ele "não é essa pureza que você fala" e que ele “carrega mazelas de quando foi administrador do porto”. Na decisão, a juíza Juliana Gonçalves manda oficiar ao Facebook que retire o conteúdo sob pena de multa diária de R$ 1 mil, podendo chegar a R$ 5 mil. Agora Melman, embora seja milionário, todos sabem que é bastante sovina e não gosta de perder dinheiro. Quem sabe agora ele perceba que, embora seja um senhor de idade avançada, precisa ter mais compostura e responsabilidade com aquilo que fala na internet. Aliás, Henrique sempre teve declarações descompensadas. Há uns cinco anos, fizemos uma entrevista exclusiva com o magnata, direto de sua mansão cinematográfica no Pontal, e ele revelou, sem constrangimento, que gostaria de voltar a ser prefeito de Arraial por terapia ocupacional. Que luxo de terapia, hein?! Quem pode, pode! E quem não pode, se sacode. 

 

 

 

INAUGUROU E AGRADECEU

Em Arraial do Cabo, o prefeito Renatinho Vianna (REP), candidato à reeleição, acompanhado de seu candidato a vice, Darlan Costa, esteve presente à inauguração do diretório municipal, no bairro Guarani. Fez uma participação rápida mas que foi o suficiente para reunir bastante gente em frente ao imóvel. Agradeceu o apoio da população e fez um agradecimento especial aos servidores.

 

 

 

CAMINHADA E CONVERSA

Falando em Marcelo Magno (SD), o candidato a prefeito de Arraial começou a campanha, neste domingo (27), com caminhada na Prainha, bairro o qual, segundo ele, sempre o apoiou. Passou pelo centro e foi até o distrito de Figueira. Já nesta segunda-feira (29), MM foi conversar com os eleitores do distrito de Monte Alto, disse que era para saber que melhorias a população de lá precisa.

 

 


BICICLETINHA ACELERADA

José Bonifácio (PDT) começou a campanha no domingo (27) com a bicicletinha mais acelerada que nunca. Numa campanha que teve um início modesto e bem delimitado, circulou pelo segundo distrito de Cabo Frio pedindo voto às pessoas que o saudavam pela rua, como se fosse um amigo próximo. Aliás, a bicicleta virou mesmo a marca de Zé, como um elemento inovador que aponta para a questão de um meio de transporte como modo de vida sustentável e saudável. Além disso, o vídeo que “starta” a campanha de Zezinho é uma análise à parte. Demonstra uma contraposição clara às novas simbologias da política contemporânea, que pregam a violência e o armamento, contra aqueles que fazem “arminha com as mãos” ou as fecham em punho, numa direta pregação da violência como solução aos problemas do pais e do município. O pedetista usa como símbolo as duas mãos unidas diante do peito, num gestual de saudação de paz, com uma música bem alto astral. Já nesta segunda-feira (28), o candidato a prefeito foi para a praça Porto Rocha pela manhã e à tarde, conversou com eleitores no Largo Santo Antônio. Ufa, haja fôlego!

 

 

 

MINOU EXPECTATIVAS

Já o candidato a prefeito pelo Republicanos de Cabo Frio, Dr Serginho deu início a sua campanha com uma live em família no domingo (27), ao lado da esposa Aline e da filha Maria Antônia. Ficou basicamente repetindo as palavras do presidente Bolsonaro, tais como família, pátria, Deus acima de tudo, e não segurou tantos internautas como se esperava - ficou numa média de 120 a 150 pessoas online. E só. Faltou criatividade? Houve dificuldade estratégica por conta do novo formato exigido pelo TRE? Pode ser. Aliás, a expectativa pelo início da campanha de Serginho era a maior possível, haja vista o frenesi que foi o dia da convenção no Espaço de Eventos da cidade e de como ele vinha gigante - como até vínhamos brincando, que ele era a própria "Harley Davidson". Para quem vinha se preparando há bastante tempo para esse momento, ficou um vácuo. Para além da live, algo que salta aos olhos é o banner do candidato, que traz o slogan "Aliança para Reconstruir Cabo Frio", curiosamente beeem parecido com o slogan do adversário Marquinho Mendes (MDB), que tem a frase "Juntos Pela Reconstrução". Faltou um “brainstorm” nessa equipe de MKT?  Pior do que esse slogan só o “juntos somos mais fortes”. Frustrante! 

 

 

 

LIVE DA CRIS

Ainda de Cabo Frio, a candidata Cris Fernandes (PSD) inaugurou sua campanha com uma live neste domingo (27), onde se apresentou, falou um pouco das propostas, colocando em primeiro plano a questão da acessibilidade, além de responder a perguntas dos internautas. Cris começou bem, se levarmos em conta as cerca de 2,5 mil visualizações e mais de 300 comentários.

 

 

 

SAÚDE ESTÁVEL

O estado de saúde do vereador de Cabo Frio, Ricardo Martins (SD), é estável. Porém, ainda não há previsão de alta. Ele está internado no Hospital Santa Isabel, no bairro Passagem, onde foi transferido do CTI para o quarto, após melhora clínica. De acordo com o boletim médico, emitido nesta nesta segunda-feira (28), o edil passaria por exame de tomografia ainda nesta segunda (28). O vereador foi baleado no abdomem na noite de sexta-feira (28), no Jardim Esperança. De acordo com relatos de familiares, o crime ocorreu quando Ricardo Martins tentou separar a briga de um casal de funcionários. 

 

 

 

CLIMA LEVE E ORGANIZAÇÃO

Em Iguaba Grande, cidade da Região dos Lagos que tem o menor número de candidatos ao executivo - quatro - logo nas primeiras horas do domingo (27), o prefeito e candidato à reeleição Vantoil Martins (Cidadania), postou o primeiro vídeo da campanha, onde de cara pede licença e o voto ao eleitor, sem titubear. Porque por incrível que pareça, tem muita gente que fica só no blá blá blá ou nas fake news, sem ir direto ao ponto. Organização e o clima leve e descontraído marcou esse início de campanha no município iguabense.

 

 

 

ATAQUE E DESINFORMAÇÃO

Ainda de Iguaba, a candidata Grasiella Magalhães (PP) optou por um clima mais de "ataque" e postou em seu Instagram o print de uma matéria da colunista Berenice Seara, do Extra, onde afirma que a cidade tem a maior quantidade de o?bitos por Covid-19 por 100 mil habitantes de toda a Regia?o dos Lagos. Matéria velha, e inclusive, já rebatida pela secretaria municipal de Saúde, que fez um levantamento revelando que o número de óbitos na UPA entre março e setembro foram os menores dos últimos 5 anos. Faltou conteúdo, candidata? Está sem propostas? Já deu a entender que vai usar das fake news para tentar derrotar seu principal adversário. Melhor repensar a estratégia. Ainda dá tempo.

 

 

 

SEGUNDOU EM SPA

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (PP) começou essa segundona (28) com ânimo restaurado. É que a cidade teve o CRP - Certificado de Regularidade Previdenciária renovado, uma das garantias do município receber recursos federais. Para a Região dos Lagos isso é um feito, já que são poucos os que estão em dia com esse documento. O chefe do executivo aldeense foi até parabenizado num grupo de whatsapp de secretários de Fazenda do Estado. "Nosso CRP novamente foi renovado, poucas cidades têm o CRP limpo. Isso é muito importante para o município", disse ele, por telefone.

 

 

 

VISITAS A ELEITORES

Já em São Pedro da Aldeia, os que haviam se preparado para fazer caminhadas e carreatas logo no primeiro dia de campanha, recuaram, por conta da resolução do TRE (que, segundo proíbe eventos que signifiquem aglomeração, como comícios, passeatas, etc). Stefano Leite (PP), candidato do prefeito, ia fazer caminhada, mas também desistiu e decidiu fazer visitas a eleitores, acompanhado do vereador Adalberto Moreira (PP). Bastou isso para os adversários denunciarem como descumprimento da medida do TRE, mas a coordenação de Stefano refuta.

 

 

 

 

NÃO ESTÁ INELEGÍVEL

Ainda de terras aldeenses, deu o que falar uma informação de que o candidato Fábio do Pastel (Podemos) estaria inelegível por conta de um processo que responde na justiça por falsidade ideológica. Conversamos com o advogado dele e outros advogados também para saber se isso colocaria a candidatura dele em risco. A resposta foi que Fábio pode, sim, continuar com a campanha, pois o processo não foi transitado em julgado. Segundo explicou um dos advogados, "trata-se de um processo penal, e ao se efetuar uma transação penal (direito subjetivo do réu), o curso da ação é suspenso e a inelegibilidade não ocorre. A pessoa não é inocentada, mas também não é culpada e a ela são dadas medidas a serem cumpridas. Cumprindo essas medidas durante a suspensão do processo é como se ela estivesse absolvida". Disputa que segue.

 

 

 

COMEÇARAM NO VERMELHO

Os candidatos a prefeito, Brunão Costa (SD), e a vice, Elizângela Lobo (PMB), que também desistiram da carreata, startaram a campanha vestidos de vermelho. Gostamos da ousadia viu? Só se sabe se é no vermelho financeiro ou no vermelho comunista.

 

 

 

 

 

 

 

 

GATO ESCALDADO

Em Búzios, o candidato Joãozinho Carrilho (PRTB) iria começar, de fato, sua campanha, nesta terça (29), com a inauguração do diretório, mas resolveu voltar atrás nessa inauguração, segundo ele, por conta do decreto municipal e da resolução do TRE, que proíbe aglomeração. Tal como no velho ditado, "gato escaldado tem medo de água fria", Joãozinho - que já tomou duas chamadas da justiça eleitoral em sua pré-campanha, achou melhor recuar e adiar o evento.

 

 

 

SEM AGLOMERAÇÃO

Ainda do balenário buziano, teve transmissão ao vivo do lançamento da campanha de Alexandre Martins (PL) e seu vice, Miguel Pereira. Teve telão mostrando alguns dos pontos de seu plano de governo, e em seguida a dupla subiu no palco e foi recebendo, um de cada vez, todos os candidatos a vereadores, que rapidamente cumprimentaram Alexandre e Miguel, fizeram a foto e saindo. Tudo para evitar aglomeração. A propósito, essa foi uma preocupação dos candidatos durante a transmissão. Quem não tinha máscara recebeu uma na entrada do evento e a todo tempo o locutor pedia que as pessoas não se aglomerassem.

 

 

 

'QUEM FEZ, TEM VEZ OUTRA VEZ'

Foi esse o lema usado pela atual prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), no pontapé inicial da corrida pela reeleição. Após iniciar a campanha neste domingo (27), com uma live de apresentação da carta compromisso, a loira lançou o clipe com seu jingle e, nesta segunda (28), botou o pé na rua para apresentar seu plano de governo no bairro Fazendinha.

 

 

 

COMEÇO COM FÔLEGO

O candidato a Prefeitura araruamense, André Mônica (PL), teve encontros presenciais com eleitores já no primeiro dia de campanha, no domingo mesmo. Antes de sair para a rua, a equipe de André convocou os apoiadores para um "adesivaço" no diretório municipal do PL, que fica no Centro de Araruama.

 

 

 

 

JÁ OS OUTROS

A candidata Herika da Virtuosa (PSL) não publicou nada em suas páginas nas redes sociais sobre a campanha além de banners de divulgação e registros com o marido, Flávio Passos, da viagem que fez a Brasília, na semana passada, junto com o deputado federal Lourival Gomes (PSL/RJ), para verificar planos para o desenvolvimento da cidade. Os outros candidatos, Rodrigo Meira (SDD), Jorge Resende (PDT) e Norberto (PV), também não fizeram publicações sobre suas atividades de campanha.

 

 

 

 


IMPEACHMENT DE WITZEL

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu nesta segunda-feira (28), os cinco desembargadores que vão compor o tribunal misto com a Alerj para julgar o impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). A nomeação se deu por meio de sorteio. O Legislativo, por sua vez, vai eleger nesta terça (29) os seus cinco representantes. Os desembargadores escolhidos foram: Teresa de Andrade Castro Neves; José Carlos Maldonado de Carvalho; Maria da Glória Bandeira de Mello; Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva; e Inês da Trindade Chaves de Melo. Junto aos deputados, eles devem julgar se Witzel cometeu mesmo crime de responsabilidade. Se for condenado, ele perde imediatamente o mandato. O governador é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ele foi afastado do governo fluminense em 28 de agosto pelo ministro do STJ Benedito Gonçalves.

 

 

 

PECULATO, LAVAGEM DE DINHEIRO E OUTROS

Depois de mais de dois anos de investigação, o Ministério Público do Rio denunciou ao Tribunal de Justiça do Rio o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e Fabrício Queiroz, subtenente da reserva da Polícia Militar e assessor do senador no período em que foi deputado estadual no Rio. Flávio foi apontado como líder da organização criminosa, e Queiroz, como o operador do esquema de corrupção que funcionava no antigo gabinete na Assembleia Legislativa. Ambos foram acusados pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A partir dos dados das quebras de sigilo bancário e fiscal, os promotores apontam que o senador usou, pelo menos, R$ 2,7 milhões em dinheiro vivo do esquema das rachadinhas. Os valores somam os três métodos pelo qual o filho do presidente Jair Bolsonaro "lavou" o dinheiro em espécie.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias