ELEIÇÕES 2020/ Pesquisa aponta que José Bonifácio sai na frente em Cabo Frio

Uma pesquisa do Instituto Orbis, realizada entre os dias 10 e 14 de setembro de 2020 e divulgada nesta terça-feira (15), começa a rascunhar como pode ser o embate entre os candidatos


Próximo do prazo final para a definição da corrida eleitoral em Cabo Frio, uma pesquisa do Instituto Orbis, divulgada nesta terça-feira (15), começa a rascunhar como pode ser o embate entre os candidatos. O ex-prefeito da cidade e economista José Bonifácio (PDT) desponta na liderança em todos os cenários.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (RJ-04318/2020), a pesquisa ouviu 1.546 entrevistados em todo o município de Cabo Frio, sendo 1.199 (77,6%) na região de Cabo Frio e 347 (22,4%) na região de Tamoios. De acordo com o instituto, foram feitas ponderações para acerto de coleta.

Os questionários foram feitos por telefone via URA ativa, e coletados de forma automática. O período da pesquisa foi entre os dias 10 e 14 de setembro de 2020. A margem de erro é de 2,5% com 95% de confiança.

O estudo foi promovido com o objetivo de saber a intenção de voto no próximo pleito, rejeição dos candidatos, avaliação da administração da cidade e prioridades de trabalho do próximo governante.

Nas intenções de voto direcionado – ou seja, considerando o quadro de possíveis candidaturas – José Bonifácio (PDT) desponta na liderança com 23,5%, seguido do republicano Dr. Serginho (14,5%). Empatados, ambos com 4,7% das intenções estão o coronel Ruy França (Cidadania) e Aquiles Barreto (PT). O atual prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano (DEM), que tenta a reeleição, aparece com 3,5%.

Os demais nomes somam: Magdala Furtado (Podemos), 2,7%; Dirlei Pereira (PTC), 2,6%; e Jefferson Vidal (Avante), 1,9%. Os entrevistados que afirmaram votar ‘branco ou nulo’ contabilizaram 23,7% e os que afirmaram ‘não possuir candidato’, 18,4%.

Na avaliação dos entrevistados de intenções de votos espontâneas – quando não são apresentados nomes na disputa –, o candidato do PDT também aparece na liderança com 15,9%. Ele já atuou anteriormente como prefeito de Cabo Frio por dois mandatos, e teve a candidatura oficializada no sábado (5), em convenção no formato drive-in.

- Se a eleição fosse hoje, em quem você gostaria de votar para prefeito? (espontânea em Cabo Frio e Tamoios):

  • 15,9% – José Bonifácio (PDT)
  • 9,6% – Dr. Serginho (Republicanos)
  • 2,8% – Marquinhos Mendes (MDB)
  • 2,8% – Alair Correa (PMB)
  •  2,8% – Tenente Mauro Bernard (PROS)
  •  2,4% – Branco ou nulo
  •  1,5% – Aquiles Barreto (PT)
  • 1,5% – Dr. Adriano (DEM)
  •  1,2% – Bolsonaro (sem partido)
  •  27% – Não respondeu
  • 23,1% – Ninguém
  •  9,4% – Outros

 Rejeição

Os entrevistados também foram questionados sobre o nome do qual não votariam de jeito nenhum para assumir a Prefeitura de Cabo Frio. O atual prefeito Dr. Adriano (DEM) lidera a rejeição com 47,2%, seguido do republicano Dr. Serginho (13,9%).

Jefferson Vidal (Avante) aparece na terceira posição com 5,1%, acompanhado de Aquiles Barreto (PT), com 4,7%, e Dirlei Pereira (PTC), com 4,3%. O coronel Ruy França (Cidadania) vem logo atrás com 4,2%. O líder das intenções de voto, José Bonifácio (PDT), figura entre os últimos, com 3,6%, na frente apenas de Magdala Furtado (Podemos), com 2,9%. Entre os entrevistados, 14,1% afirmaram que poderia votar em qualquer um.

 

Instituto Orbis

Apresentada pela revista Exame como uma nova empresa de pesquisas de opinião que quer desafiar concorrentes tradicionais do mercado brasileiro, como Datafolha Ibope, o Instituto Orbis foi fundado neste ano.

A empresa aposta em pesquisas telefônicas automatizadas, mais baratas do que as tradicionais, para ganhar espaço nesse restrito setor. Para as sondagens, um sistema de inteligência artificial dispara ligações com voz humana, e o entrevistado deve responder às perguntas pelo teclado do telefone.

Esse tipo de mecanismo foi amplamente usado durante as últimas eleições presidenciais americanas. Com investimento de 9 milhões de reais, o Orbis está negociando contratos com o setor privado e espera atuar nas eleições municipais brasileiras em 2020.

 

*Com informações do Plantão Enfoco e Revista Exame.

Categorias: Cabo Frio Política

Fotos da notícia




Outras notícias