A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session58abce1d7329cd87319013f88c953b0c1c66a9a7): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (15) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (15)

São Pedro da Aldeia apresenta mais um candidato a prefeito nesta terça (15); Contagem regressiva para o blocão do bem em Cabo Frio; Prefeito de Arraial lança candidatura à reeleição nesta quarta (16); Iguaba Grande tem o melhor desempenho do Ideb na Região dos Lagos; Em Búzios, Patriotas oficializa HG; Araruama só tem um registro de candidatura confirmado... E muito mais!


ELEIÇÃO RELÂMPAGO E CONFIRMAÇÃO

O Progressistas lançou oficialmente o nome de Stefano Leite como candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, com apoio do atual chefe do executivo Cláudio Chumbinho (PP). Minutos antes da convenção começar, teve uma espécie de "eleição relâmpago", já que surgiu no local um cidadão filiado ao partido, chamado Marcelo Alves, que disse que queria bater chapa com Stefano para ter o direito de ser candidato pelo partido também. Mas a executiva municipal definiu por 22 X 1 que o advogado seria o representante do PP de fato. Para vice-prefeito, o candidato é o presidente da Aciaspa, Zezinho Lima, numa jogada inteligente de Chumbinho, estrategista político de Stefano. Em seu discurso, o candidato a prefeito destacou, entre outras coisas, a valorização do servidor público no município e a manutenção da linha de governo de Chumbinho numa cidade que, apesar do baixo orçamento, mantém em dia suas contas e folha de pagamento há anos, "diferente de outras cidades da região com orçamento bem maior. Já Chumbinho não perdeu tempo e deu uma alfinetada na Câmara, lembrando que o legislativo não aprovou o empréstimo de R$ 30 milhões, inviabilizando a pavimentação nas ruas da periferia da cidade. A convenção lotou o clube Spec, mostrando força política e, ao mesmo tempo, a preocupação por tanta gente aglomerada.

 

 

 

'POR AMOR A SÃO PEDRO'

Bruno Costa foi confirmado como candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia pelo Solidariedade na noite desta terça (15) na convenção que também confirmou a empresária Elizângela Lobo (PMB) como vice na chapa. A coligação "Por Amor à São Pedro da Aldeia" é composta ainda pelo PL. Juntos, os três partidos lançaram 36 candidatos à Câmara Municipal, entre eles oito dos dez atuais vereadores de mandato. O evento reuniu pré-candidatos e correligionários dos três partidos. O deputado Vandro Família (SDD) também prestigiou. Brunão anunciou que pela primeira vez na história, São Pedro da Aldeia terá dois prefeitos ao mesmo tempo. Já Elizângela, que era a aposta do PMB para colocá-la como candidata a prefeita - inclusive seu desempenho em algumas pesquisas era superior ao de Bruno -, disse que abriu mão por entender "que o bem da nossa cidade é mais importante do que um sonho".

 

 

 

 

BLOCÃO DO BEM

Apesar de toda a efervescência política dos últimos dias, em Cabo Frio o assunto Aliança do Bem é o trending topic da cidade. A expectativa está em nível máximo para o lançamento do blocão em torno de José Bonifácio (PDT) para prefeito e Magdala Furtado (Podemos) para vice-prefeita. Aliás, Bonifácio sempre bateu nessa tecla, de compor com uma mulher, de ter equidade de gênero em seu governo. Além disso, mais de 150 vereadores já se comprometeram em comparecer. Além dos que recuaram da candidatura para apoiar o pedetista, como Aquiles Barreto (PT), Jefferson Vidal (Avante) e Rafael Segurança do PV (veja nota abaixo). E ainda tem uma cartada final: o Cidadania, partido de Ruy França também deve apoiar. A reunião está marcada para as 20h desta quarta-feira (16), na Associação Atlética Cabofriense.

 

 

 

PV CONFIRMA APOIO

Falando ainda de Cabo Frio, teve convenção do PV nesta segunda (14), que seria para anunciar a candidatura de Rafael Segurança e que acabou com a decisão de apostar na candidatura de José Bonifácio (PDT). Mais uma sigla que anuncia recuou para somar esforços com os pedetista para a frente progressista. 

 

 

 

 

 

CHAPA PURO SANGUE

Quem também confirmou candidatura nesta terça (15) foi Cristiane Fernandes, que anunciou Alexandre Bombadão, empresário do Segundo Distrito, como seu vice, também do PSD. Cristiane levou muita gente até o bairro das Palmeiras, mas com cuidado. Tinha até termômetro na entrada para medir a temperatura dos participantes.

 

 

 

 

VAI TER CONVENÇÃO SIM

Por outro lado, quem segue firme na decisão de se lançar é o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB), que fez um chamamento em sua rede social pra confirmar a convenção do partido e sua candidatura à chefia do executivo. Depois do anúncio da frente progressista, havia muita gente achando que Marquinho ia recuar da candidatura. Nada disso. Por outro lado, muito habilmente, Marquinho preferiu fazer o encontro de maneira virtual, em virtude da pandemia, disse ele. Contudo, aposta é que ele não quer correr o risco de baixa adesão e presença de público e, dessa forma, começar uma campanha desmoralizada. Até porque se fosse presencial, Marquinho teria que ter, minimamente, uma convenção do "tamanho" da que foi a de Dr Serginho (REP) ou a de José Bonifácio (PDT).

 

 

 

CORRIDA À REELEIÇÃO

O último dia para a realização das convenções - esta quarta-feira (16) - também foi o escolhido por Renatinho Vianna (REP) para oficializar sua corrida à reeleição em Arraial do Cabo. Aliás, a escolha do vice, Darlan, veio de uma intuição, segundo disse Renatinho. E olha que tinha gente à beça querendo ser vice do atual prefeito, que ainda traumatizado pela apunhalada que levou do vice, preferiu não arriscar. Pensou em alguém que reunisse os elementos que precisava e veio o nome de Darlan: homem negro, da região dos distritos e evangélico. O oposto de Renatinho, mas que complementa a identidade de seu governo. Darlan aceitou na hora. A convenção está marcada para as 19h, na Rebeche.

 

 

 

NESTA QUARTA-FEIRA

No mesmo dia de Renatinho, Ton Porto (DEM) também lança dua candidatura, uma horinha antes da convenção do prefeito. A de Ton será às 18h, na Arena 25 (ao lado da fábrica de gelo), que confirmará sua corrida eleitoral ao lado de Tê (PSDB). Arraial do Cabo vai ter uma quarta-feira eletrizante.

 

 

 

 

 

 

 

'NÃO SOMOS AVENTUREIROS'

Ainda de Arraial do Cabo, o PT confirmou na noite desta segunda-feira (14) o nome de Willian Luz como candidato a prefeito e Zé Dias como vice, em chapa puro sangue, em animada convenção no clube Apollo, que reuniu cerca de 500 pessoas segundo o partido. Willian, aliás, era um dos nomes cogitados nos bastidores a vice de Renatinho, mas o petista não teria aceitado.

 

 

 

ULTRAPASSOU A MÉDIA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), está com a moral lá em cima. É que o resultado do Ideb na cidade foi o maior da Região dos Lagos e acima da média nacional: enquanto no Brasil o resultado ficou em 4,2, Iguaba apresentou índice de 6,2. O crescimento acontece na mesma proporção que os investimentos que a Prefeitura na Educação: em junho do ano passado, antes de Vantoil assumir, o repasse para o setor estava na casa dos 22%, abaixo do mínimo constitucional de 25%. No fim de 2019, essa porcentagem subiu para 27,81%. E tudo leva a crer que esse nível do Ideb deve ser mantido. A saber, Iguaba é um dos poucos da região que produziu material pedagógico impresso desde o início da pandemia, além da plataforma digital.

 

 

 

TRADUÇÃO EM LIBRAS

Ainda de Iguaba, um vídeo do prefeito Vantoil chamou a atenção nesta terça-feira (15). Por sugestão de sua tradutora em Libras, Márcia Vieira, a comunidade surda "batizou" o nome dele, ou seja, o prefeito ganhou um símbolo que serve só para o nome dele. O chefe do executivo iguabense gostou tanto que resolveu compartilhar. Veja o vídeo para entender melhor:

 

 

 

 

ELLA FAZ A DEMAGOGIA DELA

As reivindicações e apelos de Grasiella Magalhães (PP) para os iguabenses usarem máscara nas ruas parecem ter dado uma trégua durante a convenção que confirmou o nome dela na corrida eleitoral pelo cargo que perdeu na Justiça. Fotos que estão rolando na internet mostram várias pessoas – e até mesmo a pré-candidata – sem usar qualquer tipo de proteção para prevenir a pandemia de Covid-19 no evento nesta segunda-feira (14). “Demagogia pura”, disseram opositores sobre o posicionamento da “fiscal de máscara”.

 

 

 

 

 

MAL DE IGUABA?

A mesma falta de proteção notada na convenção de Grasi se fez presente no evento do Republicanos que, também nesta segunda, lançou Washington Tahim como pré-candidato à Prefeitura de Iguaba. Foram várias fotos publicadas por apoiadores em que ninguém – ou quase ninguém – aparecia de máscara. O deputado estadual Pedro Ricardo (PSL) também marcou presença e publicou o único registro fotográfico visto pela equipe RC24h em que Tahim usa máscara. Vale ressaltar também que não há qualquer menção sobre a convenção nas redes sociais do ex-militar, que não atualiza sua página desde a semana passada. Será que o segundo colocado nas Eleições Suplementares do ano passado esqueceu a campanha no churrasco ou só perdeu a senha do face?

 

 

 

PT LANÇA EM IGUABA

O Partido dos Trabalhadores de Iguaba Grande lança chapa própria para a disputa da prefeitura, nesta terça (15), com a advogada Margoth Cardoso como candidata a prefeita e o professor Fernando Santoro, candidato a vice.

 

 

 

 

 

HG É PATRIOTA

Ele chegou a sofrer uma certa pressão familiar por conta da saúde, mas Henrique Gomes chegou num diálogo e confirmou que vai disputar a vaga de prefeito de Búzios nessas eleições, ao lados dos filhos. A convenção do Patriotas foi na manhã desta terça (15), na sede da executiva do partido. Atual vice-prefeito do balneário e já tendo assumido a prefeitura em vários afastamentos do prefeito André Granado (MDB), HG disse que quer "por logo a mão na massa".

 

 

 

CADÊ A BOMBA?

O pré-candidato a prefeito de Búzios Tolentino Reis (Podemos) ainda não fez o tal anúncio bombástico que ia fazer o balneário tremer. Semana passada, quando reuniu alguns poucos jornalistas, disse que por questão estratégica não iria anunciar possíveis alianças (citou Joice Costa, Henrique Gomes e até Gladys Nunes). Nem a pesquisa que ele disse que aparecia em terceiro lugar ele mostrou. Conversamos com todos os citados por ele como possíveis apoiadores de sua candidatura e todos foram unânimes em afirmar que não houve diálogo nenhum nesse sentido. Joice é mais candidata que nunca; HG fez a convenção hoje e confirmou sua candidatura; e a assessoria de Gladys descartou qualquer possibilidade de diálogo. A propósito, Gladys impetrou novo recurso na justiça para tentar reverter a inelegibilidade pelas contas não prestadas na época em que concorreu para deputada.

 

 

 

CAMINHANDO E CANTANDO E SEGUINDO A CANÇÃO

Até a última atualização do portal DivulgaCand, da Justiça Eleitoral, a única pré-candidatura à Prefeitura de Araruama confirmada é a da atual chefe do Executivo, Lívia de Chiquinho (PP). Cabe ressaltar que o prazo de pré-campanha e registro das candidaturas termina nesta quarta-feira (16). O que também vale registrar é que a oposição da prefeita parece dormir no ponto. André Mônica (PL) foi incapaz de servir uma opção de vice de quilate e optou por uma solução um tanto quanto desconhecida, que não gerou lá muita repercussão. Com o PDT, de Jorge Resende, não teve muita diferença e nenhum coelho pulou da cartola. Isso, para não citar Rodrigo Meira (SD), que passa longe de ser um fenômeno de alcance.

 

 

 

GRANDES CHANCES DE VICE MULHER

Por falar em Araruama, é bem provável que a vice-prefeitura da cidade seja ocupada por uma mulher. Com exceção de André, que selecionou o policial reformado Batista (REP) para compor chapa, os principais pré-candidatos escolheram alguém do sexo feminino para a vaga de nº 2 do Executivo. Lívia optou por solução caseira e escalou a prima Raiana Alcebíades (PSC). Jorge Resende fechou com a advogada Letícia Delmindo (PDT) e Rodrigo Meira definiu em convenção ir com Veriane Issa. O mundo é todo delas.

 

 

 

TOP 2 NO ESTADO

Voltando a falar do Ideb, que gol de placa o desempenho de Rio das Ostras. Mesmo com mandato tampão, eleito em suplementar em 2018, a gestão atual do município conseguiu fazer o índice da cidade subir 0.4 pontos, chegando aos 6.6 e ficando na 2ª colocação em todo o estado do Rio. Outras cidades que também tiveram eleição suplementar, Iguaba Grande (2019) teve alta de 0.1 no índice e chegou a 6.2 (10º), já Cabo Frio (2018), mesmo com mais tempo de mandato, se manteve estável com índice em 5.0 (72º).

 

 

 

CANDIDATO DO PREFEITO

Numa aliança, até algumas semanas, considerada improvável para a classe política macaense, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PSDB) e o deputado estadual Welberth Rezende (Cidadania) resolveram selar um pacto para as eleições deste ano. Pelo apoio do governo, que declinou de ter candidatura própria, Welberth aceitou a indicação de um vice do PSDB de Aluízio. O nome mais citado é o do ex-secretário de infraestrutura Célio Chapeta.

 

 

 

DESVIO DE R$ 50 MI

A candidatura de Wilson Witzel (PSC) ao Palácio Guanabara teria contado com a ajuda financeira de um grupo de empresários suspeito de aparelhar o estado e desviar cerca de R$ 50 milhões em propinas, de acordo com um novo depoimento do empresário Edson Torres, apontado como operador financeiro do Pastor Everaldo, presidente nacional do PSC, partido do governador afastado. Ele compareceu de forma voluntária ao MPF após a deflagração da Operação Tris in Idem — que, no último dia 28, culminou no afastamento do governador — e explicou como funcionaria o suposto esquema de corrupção. Nesta segunda-feira (14), Witzel foi denunciado pela segunda vez pela Procuradoria-Geral da República, agora por organização criminosa. De acordo com o depoimento de Edson Torres, empresários do grupo entregaram R$ 980 mil em espécie a Witzel quando ele ainda era juiz federal e a Lucas Tristão, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, que está preso. Após o início da campanha eleitoral e até o fim do segundo turno, Torres e outro empresário teriam dado ao Pastor Everaldo R$ 1,8 milhão, de forma parcelada. Segundo a denúncia, o grupo que aportou recursos financeiros na campanha do então candidato do PSC teria "fatiado" secretarias e outros órgãos do estado "com o escopo de ter retorno econômico".

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias