MODA RC24H/ PAOLA SIMÕES: Adeus à fita métrica

Já existem no mercado aplicativos simples que substituem a fita métrica na hora de tirar medidas. Perfeitos para quem não tem o instrumento em casa e precisa descobrir o tamanho de sua roupa antes de finalizar a compra on-line


Comprar roupas pela internet tem muitas vantagens: poder escolher seu look diretamente do conforto da sua casa. Além disso, você pode acessar várias lojas e marcas muito mais rápido. É possível até encomendar produtos de outros países.

Por outro lado, comprar roupa sem experimentar pode ser arriscado. Isso porque as formas costumam variar de uma confecção para a outra e, mesmo que elas tenham o mesmo tamanho na etiqueta, podem apresentar caimentos diferentes.

Se você estiver comprando uma camiseta ou uma calça jeans, por exemplo, a variação na modelagem não é tão grande. Mas, quando falamos de uma roupa mais formal, para uma festa ou outro evento, a peça precisa servir com perfeição.

Então, o mundo da moda tem apostado no desenvolvimento de tecnologias para resolver esta questão.

Já existem no mercado aplicativos simples que substituem a fita métrica na hora de tirar medidas. Perfeitos para quem não tem o instrumento em casa e precisa descobrir o tamanho de sua roupa antes de finalizar a compra on-line.

Porém, esses tipos de aplicativo que tira medidas funcionam com uma margem de erro e servem mais para dar uma estimativa do que para fornecer um valor preciso. Várias empresas estão desenvolvendo tecnologias conhecidas como body scanner.

Apps que escaneiam o seu corpo, utilizando a câmera do smartphone, e criam um modelo em 3D de alta precisão com as suas dimensões. Dessa forma, as marcas podem disponibilizar as medidas de suas peças e você compra com a garantia de que não precisará fazer nenhum ajuste quando sua encomenda chegar.

Essa ferramenta, no futuro, pode ser utilizada até em shoppings e pontos físicos de venda, dentro dos provadores. Certamente, será muito mais cômodo chegar na loja e saber que as roupas terão o caimento perfeito em você.

Cada app tem suas particularidades e funciona  diferente. A loja Arthur Caliman, por exemplo, criou o primeiro scanner de corpo do Brasil e está aperfeiçoando uma ferramenta que usará um traje especial.

A pessoa deve vestir a roupa, de um tecido justo e quadriculado que evidencia todas as curvas. Em seguida, com o aplicativo instalado, é necessário utilizar a câmera do celular para tirar uma foto.

O app, por fim, cria um avatar das suas medidas e você pode compartilhá-lo com costureiras ou fazer a comparação com tabelas disponíveis em sites de venda. Assim, fica mais fácil tanto encomendar roupas feitas sob medida quanto comprar peças que já estão prontas.

Então já sabe, antes de se aventurar, procure um aplicativo pra te ajudar a ter certeza das suas medidas.

 

 

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias