BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (11)

Alair Corrêa (PMB) desiste da candidatura a prefeito; PT de Arraial do Cabo deve ter chapa puro sangue; Progressista confirma Joice Costa em Búzios; São Pedro da Aldeia na expectativa para semana que vem; PP já registrou candidatura à reeleição de Lívia de Chiquinho... E muito mais!


O ESCOLHIDO DE ALAIR

A desistência do ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PMB) em concorrer à chefia do executivo esse ano, tem sido um dos assuntos mais comentados das últimas 24 horas. E o que todos querem saber agora é quem ele vai apoiar. Mas ele ainda não decidiu. "Minha intenção era ficar neutro. Mas está muito difícil, não sou homem de me esconder", falou Alair. Logo, qualquer afirmativa nesse sentido é especulação. O político de 78 anos disse que pesou muito na desistência o fato de concorrer só com um partido, mas também lembrou de 2012 quando venceu a eleição, mas por conta de processos, quase não toma posse. "Não quero passar por isso de novo", disse. "Quando entrei para essa pré-campanha foi com dois objetivos: um era crescer e ser prefeito, o outro era crescer e deixar de ser o político indesejado, rejeitado, que comecei a ser em 2016. Aquele Alair de 2016, que saiu queimado, conseguiu se recuperar", completou. Tanto é assim, que o ex-prefeito vinha pontuando em todas as pesquisas, o que pode colocá-lo como fiel da balança na atual disputa: "Pelo que estamos vendo, será uma disputa entre Dr Serginho (REP) e José Bonifácio", avaliou, mas preciso consultar meu grupo antes de decidir quem vou apoiar. E prometeu fazer esse anúncio na semana que vem. 

 

 

 

 

A SABEDORIA DE ALAIR

Quanto à possível disputa à prefeitura de Cabo Frio, Alair acabou fazendo uma interessante análise. Disse que será uma disputa entre dois candidatos completamente identificados com as famílias tradicionais de Cabo Frio, duas oligarquias, ou seja, um "regime" o qual ele sempre lutou contra. Alair está diante de um paradoxo. "Levei 50 anos combatendo as famílias oligárquicas em Cabo Frio. E agora estou entre duas dessas famílias (Novelino X Azevedo). Sobre prognósticos numéricos de votantes ele fez uma a seguinte previsão: "Quando fui eleito pela última vez levei 60 mil votos. O Jânio, em segundo lugar, foi com 40 mil. O prefeito desse ano vai ser eleito com uma média de 20 mil votos".

 

 

 

TUDO PODE ACONTECER

A convenção do Cidadania de Cabo Frio, que aconteceu na noite desta sexta-feira (11), com a presença do presidente estadual do partido, Comte Bittencourt, deixou uma sensação vaga, no ar... Não foi uma fala de colocação de seu candidato, o coronel Ruy França, dando margem para um entendimento que até o prazo final do calendário eleitoral alguma coisa pode acontecer. Isso significaria um recuo do Cidadania com a candidatura própria para apoiar outro candidato. Se essa impressão vai se confirmar, só o tempo dirá. Mas é um tempo curto, já que dia 16 de setembro acaba o prazo. "Isso não é um projeto pessoal, mas se eu tiver que se sacrificar ou sacrificar a candidatura em nome desse projeto para Cabo Frio, não tenha dúvida que eu o farei". Será que até o dia 16 França pode se juntar a um dos candidatos?

 

 

 

 

PT DE AQUILES

Ainda de Cabo Frio, domingo (13) tem convenção do PT, que vai confirmar Aquiles Barreto candidato a prefeito em meio a uma questão mal resolvida, já que ele seria o "plano A" de Marquinho Mendes (MDB), o qual daria 100% de apoio por estar impedido de concorrer. Mas não vai ser bem assim, MM já convocou geral para sua convenção, que acontece na quarta-feira (16), último dia para realizar convenções. O evento de Aquiles está marcado para as 11h, no Clube São Cristóvão. Mas até lá, pode ser que desista e apoie o Zé Bonifácio. Será?

 

 

 

VELHO CONHECIDO

A Lava Jato chegou no Poder Judiciário e atingiu em cheio um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o cearense Napoleão Nunes Maia. A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu abertura de investigação. A denúncia é da revista digital Crusoé. O ministro garante ser inocente e que é vítima de perseguições políticas. Dr. Napoleão é conhecido aqui pela restinga. Ajudou Marquinho Mendes (MDB) concedendo liminar que tirou mais um processo das costas do político, o que pode ajudá-lo na participação no pleito de novembro. Na decisão, o ministro alega "que não há lugar para a condenação de Marquinho por promoção pessoal em virtude de uma matéria publicada na revista Isto É em agosto de 2005".

 

 

 

DOMINGO DE MANHÃ

Também no domingo (13), em Cabo Frio, o PSL confirma a candidatura de Rodrigo Gurgel a prefeito. Será às 10h, na Pousada Recanto do Sol, na Praia do Siqueira. Quanto ao cargo de vice, Rodrigo vai segurar a informação até a hora do evento. Empreendedor nato, Rodrigo é empresário do Segundo Distrito, se considera um bom administrador e disse que vai usar isso em seu favor se for gestor da cidade. "Nossa cidade está entrevada. A prefeitura hoje tem mais de 60% de seu orçamento comprometido com folha de pagamento e um turismo de baixa qualidade quando poderíamos ter alta temporada o ano inteiro", disse ele.

 

 

 

'NA ENCOLHA'

Quem realiza convenção na noite desta sexta-feira (11), é o Democratas do prefeito de Cabo Frio, Dr Adriano, que vai tentar a reeleição. O fato é que quase ninguém sabia que o evento seria hoje, a partir das 19h30, no bairro do Braga. A pergunta que não quer calar é: por que nem Dr Adriano nem Cati (presidente da executiva) divulgaram a informação?

 

 

 

 

 

 

 

BICHO PAPÃO

A foto mostra um momento "fofo" - só que não - do deputado Filippe Poubel (PSL) durante a convenção do candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (REP). Logo após um discurso inflamado - em não poupou o atual prefeito Dr Adriano (DEM), chamando-o de nomes não muito bonitos - o deputado bolsonarista pegou no colo uma criança que estava com a mãe bem no gargarejo do palanque. Foi ele pegar no colo, e a criança abrir um berrereiro tremendo. O parlamentar passou foi aperto. Tentou disfarçar, mas quanto mais tentava acalmar a criança, mas em pânico ela ficava. Parecia o legítimo bicho papão. Não teve jeito, teve que devolver a criança. Aí ela finalmente se acalmou. Quem viu comentou "que fica com a pureza das respostas das crianças", conforme disse o poeta Gonzaguinha, que por sinal, era de esquerda.

 

 

 

NOVO MODELO DE PESQUISA

Muitas pesquisas de opinião pública para as eleições desse ano são por telefone. Cabo Frio tem uma rodando. Recebemos essa ligação, que por meio de gravação automática vai fazendo as perguntas e dá as opções de resposta sobre os candidatos a prefeito. Nessa pesquisa, deram oito nomes como opção, além de perguntar idade, sexo, faixa etária e de rendimentos e até qual religião professa. Esse tipo de ferramenta até pode causar estranhamento ao eleitor, mas já vem sendo utilizada em vários países. Ainda mais agora, em virtude da pandemia, pouco se usa entrevistador de rua.

 

 

 

É PRA AGRADECER DE PÉ

O secretário de Governo de Cabo Frio, Matheus Mônica, recebeu na tarde desta sexta-feira (11), na sede da Prefeitura, representantes do sindicato dos Ambulantes, que vieram agradecer a flexibilização do trabalho no fim de semana prolongado. A liberação foi em caráter experimental e está em fase de avaliação do governo. O pessoal disse que o faturamento foi acima do esperado e que aguardam a decisão do governo para os próximos feriados. 

 

 

 

CHAPA PURO SANGUE?

O PT de Arraial do Cabo faz convenção na segunda-feira (14), no Clube Apollo, das 19h às 21h, quando vai anunciar a candidatura a prefeito de Willian Luz. Nos bastidores especulou-se que petista poderia (até tentou) ser vice na chapa com Henrique Melman (PDT), mas o pedetista acabou que não abriu mão de Mazinho Neto como vice-prefeito. O PT recebeu ainda convite para compor como vice na chapa de Renatinho Vianna (REP), mas recusaram. O partido, então, lança candidatura própria de chapa 'puro sangue', com outro petista como vice, que será conhecido no dia da convenção ou poderá anunciar alguém do PC do B, que fez coligação. Só na segunda (14) saberemos.

 

 

 

JOICE CONFIRMADA

Em Armação dos Búzios também foi dia de convenção. Nesta sexta (11), o Progressistas confirmou a presidente da Câmara Joice Costa como candidata a prefeita, em evento realizado na sede do legislativo municipal. Muito emocionada, Joice disse que chegou fortalecida a esse momento: "As discussões feitas ao longo dos últimos meses são uma prova de que o Progressistas é aguerrido e coeso. E aqui registro mais uma vez meu sincero agradecimento a todos os presentes. Prossigamos firmes no compromisso da construção da Búzios que queremos", disse.

 

 

 

DO LADO DO PREFEITO

A outra convenção realizada em Búzios nesta sexta-feira (11) foi a de Joãozinho Carrilho, que vai concorrer a prefeito pelo PRTB, tendo ao lado a professora Roseli Simas como vice. O palco montado na casa de festas que sediou o encontro estava concorrido. Quem não saiu do lado de Joãozinho foi o atual prefeito André Granado (MDB).

 

 

 

CANDIDATO DO PSL

O Partido Social Liberal marcou para segunda-feira (14) sua convenção para homologar o empresário Tom Viana como o candidato do partido à Prefeitura de Búzios. O evento será a partir das 9h no Centro Hípico. A convenção terá a presença do deputado federal Felício Laterça, vice-presidente estadual do PSL, além dos pré-candidatos à vereadores pelo partido e militantes da legenda.

 

 

 

 

 

VÍDEO COMPROMETEDOR

Um vídeo que anda circulando em grupos de whatsapp de Búzios aponta o pré-candidato Leandro do Bope/ Mirinho Braga (PDT) teria atropelado um motociclista. O Portal RC24h chegou a receber na ocasião, apuramos e realmente houve o atropelamento, mas Leandro havia negado, dizendo que foi um amigo dele - a quem emprestou o carro - o autor do acidente. A situação é, no mínimo, controversa. O fato é que se alguém pensa que vai participar de uma disputa eleitoral com o esqueleto dentro do armário, não vai mesmo!

 

 

 

CONVENÇÃO NA ALDEIA

Em São Pedro da Aldeia, expectativa para a convenção do Solidariedade de Bruno Costa, que acontece na segunda-feira (14), às 19h, no prédio da Unopar, no Centro. A noite também vai confirmar Elizângela Lobo (PMB) como candidata a vice. Mas atenção: apenas os pré-candidatos à prefeitura e ao legislativo poderão participar in loco, em virtude da pandemia.

 

 

 

 

 

 

DEVIDAMENTE REGISTRADA

Em Araruama, a turma do PP de Lívia de Chiquinho, atual prefeita, já fez o requerimento do registro de candidatura que garante a corrida ao bi da chefe do executivo. Ao lado de Lívia, compõe chapa como vice a prima dela, a administradora de empresas e servidora pública Raiana Alcebíades. Lívia está numa correria só, pois ao mesmo tempo em que tem sua rotina da prefeitura, visita de obras, etc, não abriu mão de continuar suas lives, que a propósito têm sido bastante concorridas, com média de 300 pessoas online. A próxima será terça-feira (15), quando vai falar sobre transporte, política social e infraestrutura.

 

 

 

 

 

COM A CORDA TODA

Ainda de Araruama, o diretório do PDT realiza convenção - virtual - neste sábado (12). O otimismo é grande por parte do pré-candidato a prefeito, Jorge Resende, e da pré-candidata a vice, Letícia Delmindo. Resende está com a corda toda: "Acreditamos que essa convenção irá definir um marco histórico para o partido e para a política local", concluiu.

 

 

 

 

 

 

MÉDICO NA CORRIDA

O PSL de Araruama também tem convenção à vista, para emplacar o nome do Dr José Roberto, médico ortopedista, como candidato a prefeito. O candidato a vice vai ser anunciado no dia. O evento está marcado para as 14 horas, no La Gondola Hotel.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias