BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (10)

Republicanos confirma Dr Serginho candidato a prefeito em Cabo Frio e Alexandre Martins em Búzios; Em Arraial do Cabo expectativa e especulação sobre convenção no sábado (12); Em Araruama, oposição corre atrás de candidato a vice; Convenção vai agitar fim de semana em São Pedro; Em Iguaba tem pré-candidato devagar quase parando... E muito mais!


PROMESSA CUMPRIDA

Conforme dissemos, a bicicletinha de José Bonifácio (PDT) pode se preparar porque a Harley Davidson já está na pista. E vai ser "briga" duríssima, podem esperar. Dr Serginho (REP) é candidato a prefeito, confirmado na convenção da noite desta quinta-feira (10), assim como o empresário Carlinho Pedregulho, que compõe como vice. Ele já tinha avisado que o evento seria histórico. A nata do bolsonarismo e do pensamento conservador do estado do Rio de Janeiro estava presente, mostrando como o deputado é articulado, influente e conseguiu agregar em seu entorno muitas lideranças destacadas. É um verdadeiro rolo compressor "pronto para passar o rodo na cidade". E a promessa de atrair multidão se cumpriu, deu até engarrafamento na Estrada das Perynas, que dá acesso ao local do evento, que contou com superestrutura, telões de led transmitindo e até canal de rádio ontime. Cerca de 2 mil pessoas estavam no Espaço de Eventos, muitas autoridades, deputados estaduais e até Eduardo Bolsonaro foi, contrariando a informação da semana passada que Bolsonaro não apoiaria candidato a prefeito. Ele pessoalmente não deu, mas o filho deu.

 

 

 

 

MEMES E FAKES

Em meio a empolgação diante da expectativa da "maior convenção jamais vista na história política de Cabo Frio", eis que nos grupos de WhatsApp da cidade surgem diversos memes zoando a convocação, colocando Queiroz, operador da “rachadinha” de Flavio Bolsonaro, afirmando que ele também era celebridade confirmada na convenção. Os fiscais de redes sociais de Serginho não aguentaram a pilha e foram pedir que aqueles que espalhavam os memes fosses expulsos dos grupos com a argumentação de que estavam espalhando fake. Lógico que era fake porque todo mundo sabe que Queiroz está preso pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção e etc..., logo, não poderia comparecer. Mas a turma de Serginho não gostou da piada e nem levou na esportiva. Uma coisa é um meme zoeira outra coisa é fake news. E quem se dispõe a ser uma pessoa pública, está sim sujeito a memes e pilhas, e se reclamar, aí que a coisa pega mesmo.

 

 

 

NÃO SERÁ DESSA VEZ

Não será dessa vez que o deputado Subtenente Bernardo vai concorrer a prefeito de Cabo Frio. A informação surgiu dentro da convenção de Dr Serginho, na noite desta quinta-feira (10), onde ele chegou "querendo peitar" dizendo que ele era o candidato do PROS. Levou um grupo grande com ele - advogados, assessores - mas não intimidou ninguém. Numa votação da executiva ele saiu derrotado (4 votos a 1), com uma mão na frente e outra atrás.

 

 

 

A VICE DE ZÉ?

Do outro lado, é enorme a expectativa em torno do anúncio de quem será o candidato a vice de José Bonifácio. Nos bastidores rola a informação de que ele não abre mão de que seja uma mulher. Inclusive, há quem diga que são várias possibilidades, tornando a escolha ainda mais difícil. Isso é positivo para quem está atento à questão da equidade de gênero, até porque, seu principal adversário fez uma chapa bem "macho alfa". Muito se avoluma a especulação em torno do nome de Magdala Furtado, empresária de Tamoios (que iria concorrer ao cargo de prefeita), que hoje aparece em todas as pesquisas de opinião por ser uma empreendedora do Segundo Distrito, mulher, tem liderança, ou seja, pontua em absolutamente todas as pesquisas de opinião.

 

 

 

SANGUE PURO

Ainda de Cabo Frio, quarta (9), teve a convenção que oficializou Anderson Macleyves como candidato a prefeito pelo Partido da Mobilização Nacional e Pamella Coutinho como candidata a vice. Anderson é professor por formação e já teve algumas experiências em gestão pública, tendo participado do setor de cultura do governo Alair Corrêa. O candidato disse que o PMN decidiu caminhar isolado. "Chapa sangue puro, formada por servidores públicos e profissionais liberais do 1° e 2° distritos", destacou Anderson.

 

 

 

NESTA SEXTA

E nesta sexta-feira (11), mais um pré-candidato a prefeito de Cabo Frio confirmará seu nome em convenção. É o coronel Ruy França, ex-comandante do 25º BPM, que vai concorrer pelo Cidadania. Além de uma auditoria completa nas contas da Prefeitura, França disse recentemente, em entrevista ao Portal, que se for eleito quer "enxugar o que não é prioritário".

 

 

 

 

 

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

A prefeitura de Cabo Frio divulgou nesta quinta (10) o calendário de pagamento dos salários de agosto para os servidores municipais. Não é novidade, mas é bom lembrar: os depósitos serão feitos de forma fracionada. Ainda conforme previsão do governo, a folha salarial será fechada somente dia 30 de setembro, com o pagamento dos comissionados da Administração e da Saúde. O cronograma, segundo a Prefeitura, foi elaborado de acordo com a expectativa de arrecadação. Tudo como dantes no quartel de Abrantes.

 

 

 

 

 

CONFIRMADO EM BÚZIOS

Hoje (10) também teve convenção em Búzios, que confirmou o nome do empresário Alexandre Martins como candidato a prefeito pelo Republicanos e do vereador Miguel Pereira (PL) compondo como vice. Também foram apresentados os nomes dos 14 candidatos que disputarão a vaga para o legislativo. Por causa da pandemia, e preocupado em não prover aglomeração, o partido solicitou que somente os filiados participassem da convenção, que aconteceu no Tennis Park, no fim da tarde.

 

 

 

NESTA SEXTA II

Falando de convenção, nesta sexta-feira (11), tem a do Progressista de Búzios, que vai apresentar a vereadora Joice Costa como candidata a prefeita. Será na Câmara, das 14h às 18h. Vale ressaltar que o acesso ao plenário ficará restrito a filiados, lideranças municipais, funcionários e alguns convidados. A pré-candidata ainda não falou sobre quem estaria no páreo para compor como vice, mas o nome deve sair até dia 16, que é a data limite para as convenções. Mas garantiu que há "várias possibilidades no radar". E foi além, “não está blefando e nem pretende recuar na sua candidatura”. 

 

 

 

 

'PRONUNCIAMENTO BOMBÁSTICO'

O pré-candidato a prefeito de Búzios, Tolentino Reis (Podemos) participa da convenção no domingo (13), conforme ele disse em coletiva realizada essa semana, a mesma onde ele falou que estava em terceiro lugar nas pesquisas, entretanto o instituto Iguape não confirmou tal levantamento. Contou ainda que na segunda-feira (14) irá fazer um pronunciamento bombástico, que irá mexer com o tabuleiro político do balneário. Vamos ver se vai se concretizar essa expectativa do empresário. Ainda falando sobre pesquisas, nesta quinta-feira (10) o Iguape estava realmente fazendo sondagens no balneário. Agora é de verdade pois várias fontes viram os pesquisadores atuando no centro da cidade. 

 

 

 

VAI DEIXAR FALAR?

O próximo sábado (12) é dia de convenção do Solidariedade em Arraial do Cabo, quando haverá a oficialização da candidatura de Marcelo Magno a prefeito. Nos bastidores, houve a informação de uma possível aproximação entre o também pré-candidato Ton Porto (DEM) e MM, um tentando convencer o outro a ser vice. Aliás, é grande a especulação sobre quem será o vice de Magno. Contudo, ele e Ton tiveram uma conversa nesta quarta (9) e decidiram ficar cada qual no seu quadrado. Voltando à convenção, que começa às 19h, no Sindicato da Álcalis, há ainda a expectativa sobre como será a participação de Andinho Brito (MDB) nesse evento. A lembrar, Magno uniu-se ao grupo do ex-prefeito que, apesar de ter sido beneficiado pela mudança no calendário eleitoral, já que em novembro o tempo de inelegibilidade terá expirado, tem pendência de contas e não vai concorrer. A perguntar que não quer calar é: será que Andinho vai deixar Marcelo Magno falar? Porque em todos os outros encontros anteriores mal se viu Magno abrir a boca.

 

 

 

DANDO VOLTAS

Em Araruama, enquanto a prefeita Lívia de Chiquinho (PP), que vai disputar a reeleição com uma solução doméstica - e colocou a prima Raiana Alcebíades como candidata a vice -, a oposição continua dando voltas, correndo atrás do próprio rabo, em busca de um nome miraculoso que faça André Mônica (PL) explodir nas pesquisas na reta final da pré-campanha. Crendo e orando, que mal há? Falando nisso, André Mônica (PL) disse que deve anunciar quem vai compor com ele para concorrer a vice no sábado (12). Segundo informação de bastidores, estão no páreo Rone Rossy (Avante), Subtenente Rezende (Patriotas) e o médico José Roberto (PSL). Ao que tudo indica a disputa ficará assim: chapa "puro sangue dos homens" contra chapa "puro sangue da mulher". Ou seja, conforme Chiquinho (marido da prefeita e estrategista político) disse: "serão eles contra elas".

 

 

 

O VICE

Em São Pedro da Aldeia, especulação em torno dos nomes que podem compor chapa com o pré-candidato a prefeito Fábio do Pastel (Podemos) está movimentando a praça do Canhão. Andam dizendo que o nome mais forte seria o de Júlio Dentista. Sobre a convenção, não há informação. A página do candidato não informa nada nesse sentido, e ao que parece, o empresário não tem assessoria de comunicação. 

 

 

 

 

O VICE II

Ainda sobre a disputa no município aldeense, Otávio Rascão (PDT) fez a convenção do partido, no bairro Estação. Mas é para confirmar que ele é mais candidato a vice que nunca, sonhando com uma vaga ao lado da pré-candidata Bia de Guga (MDB), que oficializa sua candidatura na próxima terça (15).

 

 

 

 

ESPECULAÇÕES DE IGUABA

Em Iguaba Grande, também tem muita especulação para saber quem vai compor chapa com Grasiella Magalhães (PP) e Washington Tahim (PSL). A ex-prefeita deve anunciar na segunda-feira (14), quando acontece a convenção do Progressistas. Já o militar sequer anunciou quando será a convenção. A julgar pelo ritmo que ele tem tocado a sua campanha pela internet, dá pra notar que o pessoal dele está bastante perdido. Com ambição de ser prefeito, era melhor ligar o "pedala Robinho, nisso aí, talkei?!" 

 

 

 

AGORA NIVELOU

Numa semana atípica, quando na terça-feira (8) o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (REP) ria-se de rolar no chão da busca e apreensão feita na casa de Eduardo Paes (DEM), o ditado "nada como um dia após o outro" caiu como uma luva. Nesta quinta-feira (10), quem recebeu visita - e de maneira muito mais ostensiva - foi Crivella. Aliás, o MP esteve não só na casa dele como também na Prefeitura, no Palácio da Cidade e em outros endereços de empresários que têm ligação com o prefeito. Que situação hein? Agora nivelou. Busca e apreensão por busca e apreensão, o eleitor carioca vai ter que decidir quem lhe parece mais competente, mesmo diante dessas operações.

 

 

 

DÉFICIT DE R$ 26 BI

Foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, nesta quinta-feira (10), a Lei 9.000/20, de autoria do Poder Executivo, que detalha as diretrizes orçamentárias para o governo produzir o orçamento estadual de 2021. A medida estima que o Estado do Rio tenha receitas totais de R$ 53,8 bilhões e despesas de R$ 81,1 bilhões. A previsão é que o resultado nominal estadual no ano que vem, incluindo os juros e variações monetárias, seja de déficit de R$ 26,09 bilhões. Na justificativa do projeto, o governo pontuou que o próximo ano será difícil para o estado e que considerou, ao elaborar a proposta, os efeitos da crise decorrente da pandemia da Covid-19, que agravam a atual situação orçamentária do Rio.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias