BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (9)

Em Cabo Frio, Marquinho Mendes convoca para convenção do MDB e estremece relação com Aquiles Barreto; Em Arraial do Cabo sobram especulações sobre candidato a vice; Chapa puro sangue mulher se confirma em Araruama; Em Búzios, HG confirma que Patriotas está com ele; PSOL de São Pedro da Aldeia tem convenção no fim de semana... E muito mais!


PUXADA DE TAPETE?

O ex-prefeito de Cabo Frio, Marquinho Mendes decidiu que vai ser candidato a prefeito. Ele mesmo postou em sua página pessoal do Facebook a convocação para a convenção do MDB, na próxima quarta (16), 19h, último dia para a realização das convenções, conforme o calendário eleitoral. Mas e o "plano A de Aquiles", que até então era certo, tendo Aquiles Barreto (PT) como candidato a prefeito, com o apoio de MM? Quanto a isso, Marquinho não respondeu, após ser interpelado via whatsapp, mesmo depois de visualizar a pergunta. De qualquer forma, Aquiles disse que está tudo certo para a convenção do PT, no domingo (13), às 11h e reforçou que não abre mão da candidatura a prefeito, não aceita ser vice do próprio tio: “Não acredito nem confio no projeto dele”, disparou” e foi ainda mais incisivo: “Não serei vice dele. Não existe essa possibilidade. Marquinho só pode concorrer com liminar. Cabo Frio não merece passar por esse trauma novamente. Amo minha cidade demais pra permitir isso. Chega de instabilidade política. Nossa luta é pra tirar o município dessa inércia e não afundar ainda mais a cidade. Eu sou ficha limpa!”, disparou. Essa declaração revela em si uma ruptura tácita e dois projetos políticos distintos na disputa eleitoral cabo-friense. Vale destacar que ambas as convenções serão no Clube São Cristóvão. 

 

 

 

RELAÇÕES ESTREMECIDAS

Ainda sobre a aliança Aquiles-Marquinho - onde o mais velho corre contra o tempo para conseguir se candidatar depois de ter conseguido suspender a sessão da Câmara que o tornou inelegível - a única certeza no momento é que está cada um para um lado. Outra certeza é que as relações familiares ficaram estremecidas. O comentário na classe política é que "se ele faz isso com o próprio sobrinho, imagina se estiver dentro da Prefeitura". 

 

 

 

 

 

'EVENTO QUE PROMETE'

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho está na maior expectativa para a convenção que vai oficializar seu nome como candidato ao pleito de novembro pelo partido Republicanos. Será nesta quinta (10), às 19h, no Espaço de Eventos. Diversos parlamentares bolsonaristas estão sendo esperados, entre eles os deputados Eduardo Bolsonaro, Carlos Jordy, Filippe Poubel e Coronel Salema. O nome do candidato a vice ainda é mantido com mistério, apesar das inúmeras especulações em torno do empresário do Segundo Distrito, conhecido como Carlinho Pedregulho. É esperar para ver se a aposta se confirma amanhã. Serginho, pelo telefone, fez questão de destacar que esse será 'o maior evento político da história de Cabo Frio'. "Nunca ninguém viu uma convenção do tamanho desta que vai acontecer quinta-feira", disse o deputado. Ele espera reunir mais de duas mil pessoas no local. Vale salientar que será em formato drive-in devido aos cuidados com a pandemia da Covid-19. 

 

 

 

OFICIALIZOU CANDIDATURA

O empresário Dirlei Pereira oficializou sua pré-candidatura a prefeito de Cabo Frio, onde vai concorrer pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). Nesta terça (8), ele divulgou um vídeo contando sua história. Para quem não o conhece, ele já foi vereador por três mandatos e secretário de Saúde e de Turismo no governo último governo de Alair Corrêa (PMB).

 

 

 

CPI DAS EXONERAÇÕES

Ainda de Cabo Frio, a Câmara de vereadores já tem assinaturas suficientes para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as demissões em massa ocorridas recentemente e as recontratações. A proposta é do vereador Vaguinho (REP) e deve entrar em votação na sessão da próxima terça-feira (15).

 

 

 

 

 

 

 

 

QUEM SERÁ O VICE?

Em Arraial do Cabo todo mundo quer saber qual nome será escolhido pelo prefeito Renatinho Vianna (REP) para compor chapa com ele na disputa pela reeleição em novembro. Como todo a população do Cabo sabe, o vice no município é complicado. Historicamente, os vices costumam dar uma apunhalada nas costas de seus respectivos prefeitos, isso não é de hoje. Voltando aos nomes que estão na disputa, temos Dudu de Nardinho (PSC) - que segundo Renatinho Vianna tem impedimento de partido porque a sigla está rompida com o Republicanos, em decisão da executiva estadual e por isso o nome menos provável; tem Kall Alemão - que foi secretário de Administração do atual governo; tem ainda Antônio Carlos Kafuru, também foi secretário de Saúde de Renatinho; e ainda Assis, que é ex-vereador e já foi secretário em outros governos, inclusive o atual. O prefeito chegou a revelar também que uma das opções que chegou a cogitar foi entregar o cargo de vice para o PT. Mas, como os petistas fizeram pouco caso do convite - porque tinham expectativa de conquistar o espaço de vice na chapa com Melman, acabou que o partido ficou fora do radar de possibilidades.

 

 

 

DUPLA VIROU TRIO

Ainda sobre Arraial do Cabo e ainda falando de vice, não poderíamos deixar de comentar sobre o vice-prefeito Sérgio Carvalho, conhecido como Serginho Gogó (PHS) que está fechado com o grupo de Ton Porto (DEM). Aliás, o grupo de Ton leva consigo boa parte dos viúvos do governo Renatinho Vianna (REP). Além de Serginho, estão lá Márcio Galo - ex-secretário, Zima - que é irmão de Márcio Galo, entre outras pessoas que ficaram descontentes com a gestão de Renatinho e que resolveram fazer apoio a Ton Porto. Agora a dupla Ton e Tê (PSDB) virou esse trio aí da imagem.

 

 

 

'PURO SANGUE MULHER'

A chapa "puro sangue mulher" foi confirmada em Araruama. A composição Lívia de Chiquinho (PP) com a prima Raiana Alcebíades nas eleições de novembro se mostra inovador na conquista de espaço de protagonismo das mulheres no cenário político local. Lívia, que vai tentar o bi esse ano, quer ampliar seu matriarcado colocando a prima - que é professora e administradora de empresas - como vice. Raiana, inclusive, já está fazendo caminhadas nos bairros com a prefeita. A lembrar, a prefeitura de Araruama tem várias mulheres no alto escalão e Lívia aposta na manutenção de um governo feminino para o município avançar. E tem toda a chancela do marido, o primeiro-damo Chiquinho da Educação. "É ela contra eles. Se com uma mulher Araruama avançou absurdamente, com duas mulheres Araruama fica em outro patamar", disse Chiquinho pelo telefone. É curioso ver como Chiquinho vibra com o deslanche da esposa. Tem muito “machocrata” da política regional que jamais suportaria recuar no protagonismo para projetar sua própria mulher, abrindo mão de brilhar para polir a estrela da esposa. Aprendam senhores... 

 

 

 

PATRI COM HG

Recebemos a informação de que o vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Búzios, Henrique Gomes havia perdido o Patriotas e que a sigla havia negociado "por cima" para acompanhar Joãozinho Carrilho (PRTB). Imediatamente fizemos contato com HG que, tranquilamente, afirmou que isso é notícia velha, ultrapassada. "Está tudo sob controle", disse ele. Porém, que tem caroço nesse angu aí tem. Até porque o povo aumenta, mas não inventa.

 

 

 

 

 

CONVENÇÃO NA MARINA

Falando em Joãozinho Carrilho (PRTB), o jovem político está animado para a convenção que irá confirmá-lo como candidato à cadeira principal do executivo de Búzios. Anunciou que o evento acontecerá na sexta-feira (11), a partir das 18h, numa casa de festas da Marina. O nome que Joãozinho deve anunciar como vice é o da professoram Roseli Simas. Ele disse que tem 99% de chances de ser ela.

 

 

 

 

 

PESQUISA FAKE?

O pré-candidato a prefeito de Búzios, Tolentino Reis (PODE) fez uma reunião com alguns jornalistas na terça-feira (9), onde afirmou diante de todos, que estava em terceiro lugar nas pesquisas. Questionado sobre os dados, mostrou o resultado da sondagem no celular e afirmou que fora feita pelo Iguape. Mas o Zé Marco, estatístico responsável pelo instituto negou que tivesse feito qualquer trabalho no mês de agosto na península. E foi além, revelou que “não considera possível que o empresário esteja na terceira colocação”. E se compararmos com todas as outras pesquisas que foram encomendadas por outros grupos, realmente é de se surpreender, visto que Tolentino sempre aparecia nas últimas colocações. E agora? E tem mais, não se sabe se por coincidência ou não, Zé Marco disse que logo nas primeiras horas da manhã desta quarta (9), Tolentino esteve na casa dele o procurando para encomendar pesquisas. Estranho...

 

 

 

PLANO DE VACINAÇÃO

Ainda de Búzios, a vereadora Joice Costa (PP), pré-candidata a prefeita, protocolou nesta quarta (9), um requerimento que vai entrar na sessão de quinta-feira (10), que propõe tornar Búzios a primeira cidade brasileira a ter um plano de vacinação contra a Covid-19. O documento solicita à Prefeitura informações como a quantidade de pessoas que estão inseridas no grupo de risco para a Covid-19, o número de idosos acima de 70 anos, quantos destes já contraíram a doença e quem são, e a quantidade de pessoas cadastradas na Secretaria Municipal de Saúde com comorbidades como diabetes, câncer, hipertensão, obesidade, tuberculose, asma e doenças pulmonares, entre outras.  

 

 

 

CHAPA DA EDUCAÇÃO

Em São Pedro da Aldeia, o PSOL faz convenção no sábado (12), às 18h, para oficializar os nomes de Renato Reis e Diogo Souza como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Os dois são professores e há muito militam pela causa educacional na cidade. Assim que postou o anúncio da convenção, alguns internautas cobraram de Renato que tivesse cuidado com a aglomeração. Mas o evento será virtual por causa da pandemia. "Se pretendemos governar essa cidade temos que começar dando o exemplo", respondeu Renato a uma internauta. É isso, "o exemplo vem de cima".

 

 

 

 

QUEM NÃO CHORA...

Articulação forte do prefeito Cláudio Chumbinho (PP) garantiu a entrega de três ambulâncias para transporte de pacientes, nesta quarta-feira (9). As novas ambulâncias, frutos de emenda parlamentar federal para aquisição e distribuição de veículos aos municípios para transporte de pacientes, darão apoio e reforço à rede municipal de Saúde. Quem foi buscar os veículos foi a secretária da pasta, Francislene Casemiro. E olhem, a moça é danada mesmo. Aproveitou o ensejo e pediu ajuda ao secretário estadual para a UPA pediátrica, que está com atendimento restrito desde julho, devido à falta de pagamento de funcionário. E conseguiu resposta imediata de Alex Bousquet, qu garantiu a normalização do serviço a partir da próxima terça (15). "O secretário estadual está acompanhando de perto essa situação e em atenção aos pedidos, nos prometeu que o atendimento na UPA Pediátrica será normalizado", disse Francislene.

 

 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A prefeitura de Maricá vai realizar na próxima sexta-feira (11), às 10h, uma audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021. A LDO é um resumo das metas para o próximo ano, com as despesas esperadas nas áreas planejadas. Por conta da pandemia e das medidas de segurança adotadas na cidade, a sessão que normalmente acontece na Câmara Municipal e é aberta ao público, desta vez será feita de portas fechadas. Mas será transmitida pela plataforma Zoom, onde poderá ser acompanhada por todos os moradores da cidade. 

 

 

 

DINHEIRO DA CORRUPÇÃO

Dinheiro oriundo de corrupção nas ações de enfrentamento ao coronavírus serão destinados ao Fundo Estadual de Saúde (FES). É o que define o projeto 2.874/20, que foi aprovado, em discussão única, pela Alerj nesta quarta-feira (9) e seguirá para o governador em exercício, Cláudio Castro, que terá até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo. A medida ainda determina que, desse valor, 20% possam ser repassados à Agência Estadual de Fomento para a recuperação econômica do setor de bares e restaurantes. Os valores arrecadados e o destino dos mesmos deverão ser publicizados através de site eletrônico oficial e publicados no Diário Oficial do Estado do Rio.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias