Eleita quinta praia mais bonita do mundo, Pontal do Atalaia, em Arraial, vai ter acesso restrito também após a pandemia

O objetivo é fazer com que o ponto turístico entre no programa internacional Bandeira Azul, que concede certificados para áreas mais preservadas do planeta


Eleita a quinta praia mais bonita do mundo, na edição de 2020 do concurso anual do site de viagens TripAdvisor, o Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, deve ter uma visitação ainda mais restrita mesmo após a pandemia. O objetivo é fazer com que um dos principais pontos turísticos da Região dos Lagos e do Rio entre no programa internacional Bandeira Azul, que concede certificados para as praias e os balneários mais preservados do planeta. Com isso, seria atendido um dos pleitos de moradores e ambientalistas locais: o controle no acesso e a preservação do cartão postal.

Nos últimos anos, as praias de Arraial do Cabo ganharam projeção mundial e ficaram popularmente conhecidas como “Caribe brasileiro”. Assim, algumas passaram a figurar em listas dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. No ano passado, as prainhas do Pontal do Atalaia ocuparam a 12ª colocação do concurso Traveller’s Choice do TripAdvisor. Já na edição de 2020, cujo resultado foi anunciado em fevereiro, o lugar subiu para o quinto lugar, a segunda mais bem colocada do Brasil, perdendo apenas para a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha.

Devido à pandemia, o acesso a algumas praias de Arraial está reduzido. Para chegar pelo mar, as embarcações com até 80 passageiros estão autorizadas a circular com apenas metade da capacidade. Em alguns locais, as pessoas só podem permanecer por até 15 minutos. Na Praia do Forno, outro destino muito procurado na cidade, está permitido somente o passeio panorâmico, com mergulho, mas sem descer na areia.

O secretário de turismo de Arraial do Cabo, Olavo Carvalho, explicou que, no dia 15, será feita uma avaliação dos dados relacionados à pandemia para discutir uma possível nova abertura de atividades. Em relação ao Pontal do Atalaia, ele explicou que o objetivo é inscrevê-lo, bem como a Praia do Forno e a Ilha do Farol, no programa Bandeira Azul, certificado internacional para praias que cumprem uma série de requisitos ecológicos, educacionais, de acessibilidade e segurança. No Brasil, 14 praias possuem Bandeira Azul, como a Prainha, no Rio, e o Peró, em Cabo Frio.

Sobre essas três praias de Arraial, Carvalho explica:

— Mesmo quando anunciarmos a abertura por completo, devemos ter algumas restrições. Vamos encomendar um estudo de capacidade de carga e impacto ambiental. Para ganhar a Bandeira Azul, não podemos ter esgoto ou sujeira na praia. Vamos investir em acessibilidade e sustentabilidade e criar um padrão de visitação.

No feriadão de 7 de setembro, a cidade teve sua primeira prova de fogo desde o início da pandemia, explicou Carvalho. Atualmente, só podem entrar na cidade os turistas que apresentarem reserva em hospedagem. O secretário explicou que as pousadas e os hotéis foram liberadas com 50% de capacidade, e os estabelecimentos foram cadastrados pela prefeitura para serem fiscalizados e certificados quanto ao cumprimento de protocolos de higiene.

Para Maicon Victorino, dono de uma pousada e de uma empresa de turismo em Arraial do Cabo, o turismo está acontecendo de forma ordenada na cidade da Região dos Lagos:

— Sinceramente, para um feriadão de 7 de setembro, está bem tranquilo.

Com o boom do turismo no município nos últimos anos, uma preocupação de moradores e ambientalistas locais foi o ordenamento das visitações. Outro ponto é o combate à especulação imobiliária e ao adensamento em áreas de preservação ambiental. No ano passado, por exemplo, uma ação do Ministério Público do Rio conseguiu a demolição de imóveis dominados pela milícia dentro da área do Parque da Costa do Sol, que abrange Arraial do Cabo e, inclusive, o Pontal do Atalaia.

 

*Com informaçõs dO Globo.

Categorias: Arraial do Cabo

Fotos da notícia




Outras notícias