Primeiro dia do feriado da Independência é marcado por grande fluxo de veículos nos acessos às cidades da região

Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios foram as principais cidades escolhidas pelos turistas e registraram grandes engarrafamentos


Não é de hoje que a Região dos Lagos é um dos destinos mais procurados pelos turistas durante os feriados prolongados, e mesmo em meio à pandemia, o cenário não foi diferente no primeiro dia de feriado da Independência. Durante este sábado (5), os acessos a Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios tiveram um grande fluxo de veículos, com filas quilométricas de carros, principalmente nas barreiras sanitárias.

De acordo com a concessionária Via Lagos, que administra a principal estrada que liga a Região Metropolitana à Região dos Lagos, esta sexta-feira (4) teve um fluxo aproximado de 27 mil veículos e, no sábado, o fluxo foi ainda maior em ambos os sentidos. Veja a previsão divulgada pela empresa:

  • Sábado (05/09) – 29 mil veículos
  • Domingo (06/09) – 18 mil veículos
  • Segunda-feira (07/09) – 32 mil veículos
  • Terça-feira (08/09) – 19 mil veículos
  • Total esperado: 125 mil veículos

O assunto chegou a entrar nos ‘trend topics’ no Twitter. "Abriu as portas do inferno da Região dos Lagos??? Por que esse monte gente chegando em Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. O povo que mora aqui não quer vocês não. Fica na casa de vocês. Estamos no meio de uma pandemia !!!", escreveu, em tom de crítica, uma internauta da rede social.

A movimentação de carros na RJ – 140, sentido Arraial do Cabo foi intensa. O número de turistas que buscaram o local foi grande. A cidade está aberta parcialmente e as barreiras sanitárias continuam funcionando 24h. Ao todo, quatro barreiras estão instaladas em todo o Município, sendo uma em Pernambuca, uma em Monte Alto, uma na entrada do bairro Praia do Pontal e nas duas pistas em Figueira. 

Nesta etapa da flexibilização, somente os seguintes veículos estão permitidos a entrar: moradores e proprietários de imóveis (com comprovante de residência), prestadores de serviços e turistas (com voucher oficial da Prefeitura que comprovem reserva de hospedagem em Arraial do Cabo). Ônibus, excursões, day use (bate-volta) e city tour permanecem proibidos. 

Também na RJ - 140, a Ponte Deputado Márcio Corrêa, no sentido Cabo Frio apresentou vários pontos de lentidão durante o dia. O município autorizou a entrada de turistas, mas proibiu o acesso de ônibus de excursão. Para burlar a barreira sanitária, grupos estavam desembarcando em pontos antes da barreira e seguindo o trajeto em carros de aplicativo ou táxis.

Mesmo a permanência esteja proibida para banhistas, as praias do município ficaram lotadas durante o sábado ensolarado. Um decreto da Prefeitura autorizou a atividade dos vendedores ambulantes, que aproveitaram o dia para faturar.

Já quem tentou entrar em Búzios teve que enfrentar um caos total. A barreira sanitária instalada pela Prefeitura, somados aos milhares de carros que chegaram à cidade foi a fórmula perfeita para um verdadeiro nó no trânsito.

Até quem mora na cidade está irritado com a situação: “Eu moro em Buzios é preciso passar por isso” disse um cidadão buziano.

A Prefeitura do município decidiu reforçar as barreiras em função do feriado e iniciou a chamada "Operação Independência" da Guarda Civil local, com o objetivo de intensificar a fiscalização no primeiro feriadão após a reabertura gradual do setor turístico. A prefeitura sabe que é grande a expectativa em relação ao número de visitantes. Quem estiver com as reservas regulares em hotéis, pousadas e hostels — que já oferecem poucas opções à véspera do fim de semana —, podem entrar.

 

 

 

 

 

Categorias: Turismo Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias