Pescadores capturam tubarão-martelo em Saquarema e gera revolta nas redes sociais

Imagens do animal exposto para venda circularam na internet nesta segunda-feira (31)


Pescadores de Saquarema capturaram um turbarão-martelo nesta segunda-feira (31) em uma rede de espera na Praia do Boqueirão. As imagens do animal exposto para venda circularam nas redes sociais e geraram revolta nos internautas.

Os turbarões dessa espécia não costumam ser agressivos, e ataques a humanos são muito raros, ocorrendo, em sua maioria, em situações que foram provocados. Não há registros de mortes humanas causadas pelo peixe.

Conforme informçãoes, a rede de espera fica na água de uma dia para o outro e não é possível precisar se o animal morreu ao ser capturado ou já estava sem vida quando parou na rede, 

Os tubarões-martelos são visados em razão da pele, carne, fígado (para fabricação de óleo) e barbatanas; e também são caçados como forma de lazer. Por tais motivos, alguns deles se encontram ameaçados de extinção.

A alimentação destes tubarões inclui peixes (inclusive outros tubarões e arraias), camarões, crustáceos e até mesmo algas. Para tal, costumam caçar durante o dia ou ao entardecer.

Tubarão-martelo é a denominação dada a espécies pertencentes ao Gênero Sphyrna, típicas de mares tropicais e temperados. Algumas espécies são encontradas em regiões mais profundas; outras, próximas à costa; e há também aquelas que podem ser avistadas em estuários.

 

*Com informções do Saquarema On Line.

Categorias: Meio Ambiente Saquarema

Fotos da notícia




Outras notícias