Vacinação antirrábica para cães e gatos começa nesta quarta (2) em Cabo Frio

Por conta da pandemia, campanha nos bairros será volante. Agentes de controle de endemias vão percorrer os bairros de 9h às 14h


Cabo Frio inicia nesta quinta-feira (2), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A novidade deste ano é que a imunização será volante por conta da pandemia do novo coronavírus. A determinação é do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.

Os agentes de controle de endemias vão percorrer os bairros de 9h às 14h, começando pelo Jardim Caiçara e Santo Antônio, no segundo distrito. A imunização é voltada para os animais a partir de três meses de idade. Nos casos dos de médio ou grande porte, é necessário o uso de focinheira.

O cronograma dos bairros a serem percorridos será divulgado mensalmente. A previsão é de que 25 mil cães e gatos sejam vacinados até o fim da campanha, que vai até o fim de dezembro.

Veja o calendário para o mês de setembro:

Dia 2 – Jardim Caiçara e Santo Antônio;
Dia 9 - Parque Burle e Centro Hípico;
Dia 16 - Palmeiras e Parque Veneza (Chavão);
Dia 23 - São Cristóvão e Nova Califórnia;
Dia 26 - Praia do Siqueira e Aquárius;
Dia 30  - Itajuru e Samburá.
 
A raiva é uma doença fatal tanto para animais quanto para humanos. Devido à implantação do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, em 1973 pelo Ministério da Saúde, que preconizou as campanhas de vacinação antirrábica canina e felina, o estado do Rio de Janeiro não registra casos de raiva em cães e gatos há duas décadas, podendo caracterizar controle da variante 2, que corresponde à transmissão por cães.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias