Setur aposta em turismo doméstico para retomada do setor no pós-pandemia

Comissão da Alerj se reuniu nesta segunda-feira (10) para discutir o plano


A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) se reuniu nesta segunda-feira (10) para discutir o plano de retomada do setor no pós-pandemia de coronavírus. Durante o encontro, a Secretaria de Turismo do Rio (Setur) apresentou algumas ações estratégicas para amparar os profissionais da área, tendo definido, após um estudo de tendências, que a prioridade para a retomada é pelo turismo doméstico.

"Nossos estudos e mapeamentos nos fizeram concluir que começar a retomada pelo turismo doméstico é o melhor caminho. As atividades prioritárias serão as voltadas para um contato maior com a natureza, viagens de carro próprio e realizações de eventos sociais, como casamentos, formaturas e aniversários", disse a secretária da pasta, Adriana Homem de Carvalho.

O presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), Fernando Blower, esteve presente na reunião e alertou sobre a baixa na arrecadação do ICMS que o estado terá devido à paralisação obrigatória durante o período de isolamento social. Segundo Blower, o setor de bares e restaurantes é um dos que mais contribuem com o imposto estadual.

"Nosso segmento de Bares e Restaurantes aqui no Estado do Rio empregava diretamente, até o início da crise, 150 mil pessoas e desses postos de trabalho 30 mil já foram perdidos em definitivo. A gente está com faturamento muito abaixo da sua média histórica, e temos perdido em média cerca de R$ 700 milhões ao mês de faturamento durante a pandemia", destacou Blower.

No debate virtual, o presidente da Liga Independente dos Guias de Turismo do RJ (Liguia), Arnaldo Bichucher, chamou atenção para a situação dos guias turísticos do estado, que estão parados há mais de cinco meses. Bichuer citou, como possível ajuda à classe de guias turísticos, a regulamentação da Lei 8.8858, que autoriza o governo do estado a destinar recursos para garantir a subsistência de diversas categorias, incluindo os guias turísticos, durante situações de calamidade reconhecidas pelo estado, como a pandemia de coronavírus.

"Os guias do Rio de Janeiro representam 34% do total de guias turísticos do país. Por serem autônomos, no momento em que houve essa pandemia os guias ficaram sem renda. A grande maioria dos profissionais estão passando necessidades. A renda mínima prevista na lei é uma transferência de renda", enfatizou o presidente da Liguia.

Presidente da Comissão de Turismo da Alerj, o deputado Welberth Rezende (Cidadania) reforçou que o setor do turismo é um dos que mais sofreram impactos na pandemia, não só no Brasil, mas no mundo todo. "A audiência de hoje serviu para falarmos e ouvirmos sobre a retomada do setor do turismo no estado do Rio de Janeiro, que representa uma das principais fontes de recursos do estado, sendo cerca 5% do Produto Interno Bruto (PIB). O turismo de lazer e negócios será fundamental nessa retomada para a recuperação do setor, assim como o turismo doméstico, todos com suas peculiaridades e respeitando os protocolos de segurança sanitária exigidos," ressaltou o parlamentar.

Estiveram presidente na reunião também os deputados Chicão Bulhões (Novo) e Marina Rocha (PMB). A reunião pode ser vista na íntegra clicando aqui.

*Fonte: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)

Categorias: Política

Fotos da notícia




Outras notícias