A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionf4dd02435b2b67d96dc370aa82c7e001517f4edd): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Estado suspende pesquisa que identifica pessoas com Covid-19 em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Estado suspende pesquisa que identifica pessoas com Covid-19 em Cabo Frio

Próxima etapa aconteceria nesta semana. Com a falta de testes no município, a pesquisa era a alternativa dada para os pacientes que procuravam as unidades de saúde apresentando sintomas da doença


A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro suspendeu a pesquisa “Inquérito de Soroprevalência da Covid-19” em Cabo Frio. O motivo da suspensão não foi informado. A iniciativa busca identificar, por amostragem, quantas pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus, mesmo sem apresentar sintomas. Até o momento, três etapas do projeto já haviam sido realizadas no município.

A próxima fase de testes aconteceria na quarta (12) e na quinta-feira (13) no Laboratório Municipal de Análises Clínicas, que fica ao lado do PAM de São Cristóvão. Outras duas etapas também estavam previstas para acontecer. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ).

Município também não realiza testes

Pacientes com suspeita de coronavírus que estão indo até as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município e não estão conseguindo realizar os testes, saindo sem nenhum tipo de resposta. De acordo com denúncias de internautas, mesmo com todos os sintomas indicando a infecção pela doença, os médicos afirmam para os pacientes que os testes estavam sendo realizados apenas por agendamento com o Inquérito de Soroprevalência da Covid-19.

 A Secretaria de Saúde afirmou, na ocasião, que de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), quem teve contato com um paciente com Covid-19 e não apresentou sintomas ou está com quadro gripal leve, deve respeitar o período de quarentena. “Conforme já explicado, o teste Swab só deve ser feito até o SÉTIMO DIA DE SINTOMAS. Somente a partir do DÉCIMO DIA que é realizado o exame de sangue para verificar o IGG, ou seja, se o paciente desenvolveu anticorpo para o vírus, se já teve contato com o vírus e não está mais com a doença”. 

A Secretaria de Saúde esclareceu que segue as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde. A unidade de saúde faz o exame do paciente, envia para a vigilância em saúde do município, que por sua vez encaminha para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que após o resultado, informa à Secretaria de Estado de Saúde, ao município e ao Ministério da Saúde.

Receita sem teste

Nesta segunda-feira (10), uma nova denúncia apontou a falta de testes na cidade. Um internauta relatou ao PortalRC24h que foi até a triagem apresentando todos os sintomas de Covid-19 e o médico me disse que os testes só estão sendo autorizados para profissionais de saúde e segurança.

Então ele tentou ligar no número disponível para o inquérito de soroprevalência e informaram que o agendamento iria começar hoje, porém o estado teria suspenso os testes, sem previsão de uma nova data.

É um descaso da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Não estão fazendo teste de COVID  e o município está dando informações erradas a respeito do número de infectados”, disse Carlos Eduardo.

Ainda de acordo com o paciente, ao ser consultado no Hospital do Jardim Esperança, o médico passou uma receita médica para o tratamento da doença sem nem ao menos ter realizado o teste rápido.   

Categorias: Cabo Frio Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias