Edmar Santos, ex-secretário de Saúde do RJ, deixa a cadeia após decisão do STJ

Edmar foi preso em julho, suspeito de envolvimento em irregularidades em contratos da pasta para combate à pandemia de Covid-19. Ex-secretário fez acordo de delação com a Procuradoria Geral da República


O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos deixou, na noite desta quinta-feira (6), a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na Região Metropolitana, onde estava preso desde o mês passado.

A ordem para soltar o ex-secretário partiu do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). Edmar havia sido preso no dia 10 de julho por suspeita de envolvimento em irregularidades em contratos assinados durante a pandemia de Covid-19.

Ao solicitar que Edmar fosse solto, a PGR afirmou ter reunido elementos de provas que colocam o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), "no vértice da pirâmide" do suposto esquema de desvio de verbas para o combate à pandemia do coronavírus no estado.

A afirmação foi feita pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, ao defender que o STJ concentrasse as investigações sobre o caso, inclusive a relacionada a Edmar Santos. A informação foi antecipada pelo jornal "O Globo" nesta quinta-feira (6).

Delação

Edmar Santos fechou delação premiada com a PGR. Durante a operação que resultou em sua prisão, foram apreendidos R$ 8,5 milhões em espécie. O Ministério Público não revelou onde o dinheiro foi apreendido, apenas que foi entregue para o órgão por um investigado.

 

*Com informações do G1

Categorias: Política Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias