BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (6)

Deputado causa situação indigesta para o prefeito de Cabo Frio; Ex-prefeito de Arraial do Cabo está fora do páreo nas eleições; Prefeito de Iguaba vai ao Rio cobrar repasses em atraso; Vereadora volta a disparar contra prefeito de Búzios; Prefeitura de Araruama responde questionamento da presidente do legislativo; Prefeito de São Pedro da Aldeia recebe pedido de pescadores... E muito mais!


BATE-BOCA NO GABINETE

A questão dos equipamentos cedidos pelo Crivella à prefeitura de Cabo Frio continua sendo o principal assunto político do dia na cidade e região. Uma postagem na manhã desta quinta-feira (6), do deputado Dr Serginho (REP) chamando Dr Adriano (DEM) de "fanfarrão irresponsável" por não tê-lo atendido por telefone para conversarem sobre os respiradores inservíveis doados pelo Rio rendeu até o início da noite, quando o 'bicho pegou'. O secretário municipal de Saúde, Iranildo Campos o convidou para reunião com o prefeito. Serginho disse que iria e faria dela uma live. Aí, quando o gabinete foi aberto, a bizarrice aconteceu. Adriano, visivelmente exposto - também não é para menos pois foi o próprio Iranildo foi quem abriu as portas o gabinete (a partir do convite) - tentou argumentar, dizendo que aceitava, sim, se reunir, desde que não fosse numa live. Mas Serginho, irritado, insistiu, dizendo que a transmissão ao vivo seria uma espécie de audiência pública. Adriano discordou e tentou argumentar: "Eu te recebo como amigo, vai ser o maior prazer. Mas em live não". Serginho, curto e grosso, respondeu: "Não quero que você me receba como amigo, eu não quero ser seu amigo. Quero ser recebido como deputado". Ao que Adriano devolveu: "Por que isso (a questão dos respiradores) aflige tanto o senhor?". E essa situação constrangedora se alongou por vários minutos, criando um ambiente ainda mais delicado entre dois dos principais personagens que estarão na disputa eleitoral deste ano. O vídeo é imperdível!

 

 

 

 

 

 

"QUAL O LADO DO IRANILDO?"

Afinal, de que lado está o secretário de Saúde Iranildo Campos?" Essa foi a pergunta que todos os servidores que testemunharam o fato se fizeram tão logo a situação se acalmou. A equipe do governo ficou estarrecida nos "zaps da vida". Era latente o incômodo. Outros assessores do prefeito ficaram visivelmente revoltados. Um deles, que prefere não se identificar, disse assim: "É inaceitável a postura desse secretário. Está mais do que claro que ao lado do prefeito ele não está. Talvez nunca esteve". A fala desse assessor do prefeito já ecoa junto à classe política. Inclusive, o pré-candidato a prefeito Aquiles Barreto (PT) foi o primeiro a falar em público sobre isso, numa entrevista ha semanas: "Iranildo é Serginho. Serginho é Iranildo. A secretaria de Saúde está nas mãos de Dr Serginho", levantando suspeição sobre a fidelidade do secretário. Já um secretário que também preferiu não se identificar, disse assim: "Agora ficou escancarado que Iranildo é Dr Serginho e só o Adriano não quer enxergar isso. Oficialmente a Comunicação disse que não iria comentar. Mas na “rádio corredor” da prefeitura, depois desse episódio, só se falava uma coisa: “De que lado Iranildo está?”. Afinal, foi Iranildo quem convidou Serginho para o encontro. Mas será que não orientou ele que não deveria entrar filmando?

 

 

 

POLITICAGEM DE CRIVELLA?

Ainda sobre o imbróglio dos respiradores que não serviram para nada, o prefeito Dr Adriano falou do assunto na live do #15MinutosnoRC desta quinta-feira (6). Contou que descobriu que, na verdade, não se tratou de doação, mas de cessão pública, ou seja, os mesmos deveriam ser devolvidos após utilização na pandemia. Isso se os equipamentos prestassem para serem utilizados, o que não é o caso, já que têm mais de 17 anos de fabricação, estão defasados. Ao ser perguntado se essa "doação" do prefeito Marcelo Crivella (REP) poderia ser uma politicagem dele, com vistas a 2022, Dr Adriano não respondeu nem que sim, nem que não, mas mandou essa: "A política às vezes traz situações estarrecedoras". Veja o vídeo da entrevista na íntegra:

 

 

 

 

ENQUANTO O PAU QUEBRAVA...

Enquanto o pau quebrava de um lado, do outro, o pré-candidato a prefeito e vereador, Aquilles Barreto (PT), já recuperado da Covid-19, fazia uma live com Marquinho Mendes (MDB), que criticou ambos (Dr Serginho e Adriano), dizendo que aquele bate-boca da prefeitura, "não passava de teatro". E pra por ainda mais lenha na fogueira,  durante a live,MM convidou Zé Bonifácio, pré-candidato a prefeito pelo PDT, a compor com eles uma chapa disputando as eleições de novembro. Muitas emoções para uma quinta-feira (6).

 

 

 

ANDINHO TÁ FORA

O Tribunal de Justiça bateu o martelo e decidiu que o ex-prefeito de Arraial do Cabo Wanderson Cardoso de Brito, o Andinho, está fora do páreo nas eleições este ano. Na decisão, o juiz Bruno Bodart indeferiu o requerimento de tutela provisória. Por outro lado, informações de bastidores do grupo de outro pré-candidato, o empresário Marcelo Magno (SDD), dão conta que Andinho já o procurou para fazer uma conversa. Está querendo juntar Magno, Deivinho Brito - irmão de Andinho e seu substituto na corrida eleitoral (foto) - e Walter Lúcio, o Tê, primo de Andinho. Ou seja, Andinho conseguindo levar a família toda para essa conversa, você, cabista, deve estar se perguntando: 'Ué, mas Tê e Andinho não estavam rompidos?'. Eles voltaram a se falar e parece que foi a mãe do Andinho que contribuiu para isso.

 

 

 

SEM DORMIR NO PONTO

O prefeito de Iguaba Grande não dorme no ponto. Nesta quinta (6), Vantoil Martins (Cidadania) esteve na capital despachando com o secretário estadual de Saúde Alex Bousquet e seu chefe de Gabinete Augusto Nepomuceno. Foi cobrar os repasses à UPA, que não acontecem há seis meses. "As nossas contas já se encaminham para um desequilíbrio devido a tanto tempo não receber esses recursos do estado", disse Vantoil. Mas ele saiu de lá com boa notícia, já que o secretário afirmou que o Estado deverá regularizar os repasses ainda este mês. Ufa!

 

 

 

 

 

ELA VOLTOU

Para quem estava estranhando o "sumiço" e a quietude da vereadora Gladys Nunes (PSC), pré-candidata a prefeita de Búzios, desde que foi proibida pelo juiz Raphael Baddini de fazer lives em repartições públicas, ela "voltou com tudo". Pelo menos na sessão da Câmara desta quinta (6). Gladys usou seus 15 minutos de fala 'cuspindo marimbondo' no prefeito André Granado (MDB) por conta de uma nota que a coluna publicou nesta quarta (5), falando do superávit na arrecadação do balneário apesar da pandemia. "Tem superávit e o que ele faz? Gasta R$ 4 milhões em livros infantis em plena pandemia! Por que não informatizar as escolas com esse dinheiro? Por que não paga o adicional de insalubridade e os 20% do servidor que foi cortado na carne? Nossa renda vem do turismo e nem rodoviária nós temos! O turismo devia ser nossa renda per capita e os royalties, nossa gorjeta", disse ela na tribuna. O povo (e os colunistas políticos) estava com saudades dessa metralhadora de Gladys girando soltinha na Câmara.

 

 

 

SITUAÇÃO DOS AMBULANTES

O legislativo de Búzios vai realizar um Fórum de Debates Virtual para tratar da situação dos ambulantes do balneário, que será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (7), às 18h, na página oficial da Câmara no Facebook. A população só poderá acompanhar o debate virtualmente. O acesso ao plenário segue restrito aos vereadores, funcionários da Casa e convidados do Fórum, como medida de controle à propagação do coronavírus.

 

 

 

OUTRO LADO

Na última quarta-feira (5), a coluna Boca Miúda falou sobre o inflamado discurso da vereadora de Araruama Penha Bernardes (MDB) na tribuna da Câmara sobre as mortes de bebês durante partos no Hospital Geral Municipal, inaugurado nas últimas semanas. Em resposta, a página da prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), publicou um vídeo nesta quinta (6) intitulado "A verdade sobre a maternidade do Hospital Geral Municipal". Durante um minuto, a paciente Carla Izabela Pereira fala sobre sua experiência na unidade, onde deu à luz a menina Bárbara. "A gente tava preocupado, com receio, mas foi um atendimento maravilhoso. Fiz uma cesárea com equipe muito boa, muito rápida, não tem com o quê se preocupar. Você pode vir tranquila, é um lugar onde você vai se sentir em casa. Só queria agradecer a Prefeitura de Araruama pelo carinho que teve com a minha filha", declarou a mãe, em depoimento. Fica registrado, então, esse outro lado da história.

 

 

 

 

EVENTO NA CAPITAL

Após peitar o presidente municipal do partido na internet em dois vídeos, ressaltando que é, sim, pré-candidata a prefeita de Araruama pelo PSL, Márcia Arcanjo esteve num evento do partido lá na Barra da Tijuca, na capital. Na legenda das fotos, tiradas na noite de terça (4), Márcia ainda jogou aquela indireta básica, declarando que estava "junto a pessoas que levam política à sério e que realmente querem mudar para melhor a gestão pública no nosso país". A pré-candidata ainda se disse agradecida por ter sido bem recepcionada pelo pessoal do partido. Pelo visto, no diretório estadual não é servida aquela torta de climão indigesta que Márcia tanto reclama do PSL araruamense.

 

 

 

ÁREA PARA OS PESCADORES

As demandas de pescadores da Praia da Baleia foram tema de uma reunião entre o prefeito Cláudio Chumbinho (PP) e representantes da Associação de Pescadores Artesanais de São Pedro da Aldeia. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (6), no gabinete do chefe do executivo aldeense. Na ocasião, o grupo solicitou o apoio da Prefeitura na cessão de uma área para construção da sede da Associação e de ranchos para que os profissionais tenham um espaço específico para armazenar seus instrumentos de trabalho, retirando o material da orla.

 

 

 

CONTRATOS EMERGENCIAIS

O Governo do Estado deverá publicizar no site eletrônico da transparência estadual, em até dois dias úteis, as celebrações de contratos emergenciais ou os empenhos de despesa que acontecerem durante a situação de calamidade pública devido ao coronavírus. A determinação é do projeto de lei 2.704/2020, da deputada Martha Rocha (PDT), que a Alerj aprovou, em discussão única, nesta quinta-feira (6). A medida será encaminhada ao governador Wilson Witzel (psc), que terá até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

 

 

 

MANDOU SOLTAR

O STJ mandou soltar nesta quinta-feira (6) o ex-secretário de Saúde do Rio Edmar Santos. Ele tinha sido preso no mês passado, suspeito de envolvimento em irregularidades em contratos assinados durante a pandemia de Covid-19. Edmar está preso no Batalhão Especial da PM em Niterói. A soltura tinha sido pedida pela Procuradoria Geral da República, que afirmou ter reunido elementos de provas que colocam o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, "no vértice da pirâmide" do suposto esquema de desvio de verbas para o combate à pandemia do coronavírus no estado. Edmar deve sair da cadeia ainda nesta quinta.

 

 

 

NÃO INOCENTOU WITZEL

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro afirmou que, nas investigações sobre as fraudes na área de Saúde do estado, não inocentou o governador do Rio Wilson Witzel. Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (6), o MPRJ explica que "até o momento da propositura da ação destinada a responsabilizar agentes públicos e particulares por irregularidades em contratos de aquisição de testes para detecção de Covid-19, não foram encontrados indícios da participação do governador".

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias