BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (5)

Hospital do Olho de São Pedro na mira das fake news; Respiradores doados a Cabo Frio ainda dão o que falar; Câmara de Arraial suspende trabalhos por causa de casos de Covid; Prefeito de Iguaba põe padre para caminhar; O desconhecido superávit de Búzios; Presidente da Câmara de Araruama faz discurso inflamado... E muito mais!


OLHO NAS FAKES

O Hospital do Olho Lagos, em São Pedro da Aldeia, começou a atender pelo SUS nesta quarta-feira (5). O prefeito Cláudio Chumbinho (PP) esteve na unidade e acompanhou os primeiros atendimentos prestados aos pacientes aldeenses. Somente esta semana, o hospital atenderá cerca de 250 moradores do município. "Esse empreendimento não é apenas um hospital, é mais um passo que damos em direção ao desenvolvimento de São Pedro da Aldeia", apontou. Um projeto, de fato, tão importante, que é de se lamentar que já tenha entrado na mira das fake news. Tem circulado pela internet que o processo para habilitação e prestação de serviços do Hospital do Olho Lagos não foi o correto, o que é refutado pela Prefeitura. A expectativa é que em breve, o hospital vai atender aos munícipes de Iguaba que já adiantou toda documentação para credenciamento do SUS, mas as demais cidades vizinhas também devem seguir o exemplo.

 

 

 

NÃO VAI RENOVAR MANDATO

A vereadora Leni Santos (PR) desistiu de vir candidata à reeleição para renovar seu mandato legislativo de São Pedro da Aldeia. A parlamentar decidiu que vai apoiar o vereador Ediel Teles, que agora está no partido Solidariedade de Bruno Costa, presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito. Pelas imagens, não é só Leni que está apoiando Brunão não. Além de Ediel também o ex-prefeito Carlindinho. Já os demais da foto, não conseguimos identificar quem são.

 

 

 

AINDA SOBRE OS RESPIRADORES

A coluna Boca Miúda da última terça (4) falou sobre as queixas de que a maioria dos 20 respiradores doados pela Prefeitura do Rio a Cabo Frio e Arraial do Cabo para o tratamento da Covid-19 não funcionavam. Nós entramos em contato com a Prefeitura do Rio, que enviou  nota dizendo que "não recebeu nenhuma informação sobre qualquer problema com os equipamentos cedidos". Segundo a secretaria municipal de Saúde do Rio, 522 equipamentos foram cedidos para 25 municípios fluminenses. A nota também ressalta que "essas cidades e também o Hospital Pedro Ernesto, que é da rede estadual, conseguiram abrir 271 leitos de UTI para tratamento covid, com a ajuda da Prefeitura do Rio".


AINDA SOBRE OS RESPIRADORES II

A Prefeitura de Cabo Frio também enviou nota ao Portal RC24h informando que analisou os dez respiradores emprestados pela Prefeitura do Rio. Segundo o município, apenas dois serviriam no tratamento de pacientes com quadro severo da Covid-19, no entanto não podem ser usados porque há falta de peças, como válvula respiratória. Nos outros oito respiradores, falta uma peça chamada sensor de fluxo. Com isso, não há segurança para uso desses equipamentos. A Prefeitura de Cabo Frio vai verificar se a Prefeitura do Rio, que emprestou os equipamentos, tem as peças que estão faltando. Caso não tenha, os equipamentos serão devolvidos. O prefeito Dr Adriano (DEM) explica que não poderá custear o conserto de respiradores que serão devolvidos após a Pandemia.

 

 

 


AINDA SOBRE OS RESPIRADORES III

Falando sobre essa novela toda, o prefeito Dr. Adriano (DEM) pediu espaço no portal para explicar todos os pormenores envolvendo os respiradores. Por isso, ele estará em #15MinutosNoRC nesta quinta-feira (6), a partir das 16h. Além dos defeitos, Adriano também vai comentar sobre o verdadeiro jogo de empurra formado sobre o "quem pediu os respiradores para a Prefeitura do Rio?". Contamos com a sua audiência e participação. A live será transmitida pelas fanpages do RC24h e Rádio Costa do Sol FM.

 

 

 

AGRADECIMENTO E PROTESTO

Vereadora e líder da oposição em Cabo Frio, Letícia Jotta (PROS) aproveitou o retorno aos trabalhos na Câmara e usou a fala para dois pontos extremamente relevantes: primeiro, a oficialização de sua liderança no bloco da oposição - fato histórico uma mulher na função, desde que o legislativo cabo-friense existe; depois falou de sua indignação sobre a não flexibilização da atividade dos ambulantes na praia. "Liberam entrada pra turistas, liberam hotéis, igrejas, academias, não fiscalizam os acessos as praias, mas não permitem trabalhadores retornarem as suas atividades", declarou Letícia. Conhecida por sua forma firme e determinada, Letícia Jotta parece que vai engrossar o caldo pra cima do Governo e não vai aliviar nas suas cobranças. "Quero entender se existe algo político, algo pessoal... o que está acontecendo? A praia continua com acesso fechado. Por que abre, por exemplo, uma casa de festa e não deixa o ambulante trabalhar? Gostaria que o líder de governo, secretário de Governo e prefeito tivessem o respeito de me responderem", disparou. Até agora ninguém abriu o bico pra comentar.

 

 

 


FECHANDO CÂMARA CABISTA

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo anunciou a suspensão temporária das atividades após uma servidora testar positivo para a Covid-19. A decisão foi publicada por ato pelo presidente da casa, Thiago Fantinha (PSC), nesta quarta-feira (5). Um vereador também está com suspeita da doença, mas o nome do parlamentar não foi divulgado. As sessões na casa ficam suspensas até o dia 18, podendo haver convocação extraordinária, se assim for necessário. Todos os funcionários que tiveram contato com a colega serão afastados, até que seja certificado que não houve contágio. Além disso, a recepção ficará fechada ao público, funcionando só para entrada de alguns servidores e recebimento de documentos, entre 10h e 16h. Tomara que seja apenas um caso pontual. Atitude do presidente Fantinha foi louvável, revelando postura preventiva. É como diz o ditado: "melhor prevenir do que remediar". Ainda mais com coronavírus.

 

 

 

QUEBRA PAU EM ARRAIAL

A quarta-feira (5) foi tensa para a Associação dos Barqueiros Tradicionais e Extrativistas das Praias de Arraial do Cabo - Abtepac, que faria nesta data, a aguardada reunião para a prestação de contas da entidade, que quer saber onde foi parar o dinheiro. Nervoso, o presidente da Abtepac, Cristiano DJ, queria resolver logo o "problema". Acontece que havia poucos associados no local da reunião, o Clube Apolo, na Praia dos Anjos. Ai, a turma presente fez aquele “barraco ajeitado”, o que acabou acarretando no adiamento da reunião. Ao que parece, esse imbróglio vai se alongar ainda. 

 

 

 

 

 

PADRE EM FORMA

Não tem quem vá a Iguaba Grande que o prefeito Vantoil Martins (Cidadania) não coloque para fazer uma trilha de pelo menos 1km no Parque Natural Municipal, no bairro São Miguel. E nesta quarta-feira (5), quem teve que queimar caloria e correr atrás do prefeito foi o padre Júlio. No vídeo postado no Instagram, Vantoil segue ligeiro na frente deixando todos para trás. Não perdoou nem o padre. Que sacrilégio! Brincadeiras à parte, na ocasião Vantoil anunciou que irá construir um novo Monte, o da Nossa Senhora da Conceição voltado para a comunidade católica. Lembrando que cerca de dez dias atrás Vantoil entregou o Monte das Oliveiras, no entorno da Lagoa de Bulcão, e caiu, literalmente nas graças da comunidade evangélica. 

 

 

 

TÁ TUDO BEM!

O vereador de Iguaba Grande, Paulo Rito (Cidadania), se recupera bem depois de ser submetido a uma cirurgia na semana passada para a retirada de um tumor maligno na perna esquerda. Ao Portal RC24h, Rito contou que já está em casa e está tudo sob controle. "Graças a Deus tá tudo bem. Em breve, vou estar de volta", avisou. Ficamos felizes com a notícia e desejamos uma pronta e bem sucedida recuperação para o parlamentar. Paulinho disse que já está doido para voltar às ruas (com as medidas de segurança) e poder fazer a campanha para tentar renovar seu mandato de vereador.

 

 

 

SUPERÁVIT EM BÚZIOS 

Como tem feito habitualmente, o prefeito André Granado (MDB) acompanhou mais uma obra de asfaltamento em Búzios. Aliás, o balneário está um verdadeiro canteiro de obras ('pau a pau' com Araruama). Sinal que o dinheiro continua entrando, mesmo com a crise da pandemia. Houve queda, mas pequena. Mas André evita fazer propaganda disso. Contudo, uma fonte fidelíssima da coluna nos informou que o município "está dando um show de arrecadação". De acordo com essa fonte, Búzios apresentou queda na arrecadação apenas em maio. O primeiro semestre de 2020 fechou com superávit de 1,95%. "Se não fosse essa pandemia fecharíamos esse mês com uns 35% a 40% de superávit", contou a fonte à coluna. Só não conseguimos saber ainda porque André não divulga tais notícias. Estranho... Por que será?

 

 

 

LIVE COM ALEXANDRE

Ainda de Búzios, o pré-candidato a prefeito Alexandre Martins (REP) resolveu inovar nas lives que começam a entrar no modo saturação dos internautas. Para não ficar no maçante bate papo com dois ou três convidados, ele resolveu apostar noutra fórmula, que segundo disse, deu certo. Ele mesmo foi o entrevistado. Respondeu aos questionamentos de internautas e quem sabe, seus futuros eleitores. Durante quase uma hora, enfrentou diversas perguntas espontâneas batendo 201 pessoas conectadas. Alexandre aproveitou o ensejo e “vendeu bem seu peixe”. Falou de vários projetos, caso seja eleito esse ano, entre eles a retomada da economia pós pandemia e melhorias em infraestrutura.

 

 

 

'QUANTAS CRIANÇAS MORRERAM?'

A vereadora Penha Bernardes (MDB) fez um discurso inflamado em sessão da Câmara Legislativa de Araruama desta terça-feira (4). Revoltada após acompanhar o caso de uma mãe que teve que ir quatro vezes ao Hospital Geral Municipal para receber atendimento, a parlamentar questionou a gestão da Prefeitura: "Como que eu vou chegar aqui e parabenizar a prefeita por asfalto que está sendo construído enquanto vidas estão sendo perdidas?". O balanço apresentado pelo hospital também foi contestado por Penha: "Disseram quantos partos teve. Quantas cesarianas, quantos partos normais. Agora, eu quero saber quantas crianças morreram". Subindo o tom, a parlamentar também se disse envergonhada por Lívia de Chiquinho (PP) ser a primeira mulher eleita prefeita do município e ter sido condenada em primeira instância por deixar que o marido, inelegível, governe em seu lugar. Penha é dessas... não guarda para janta o almoço quente.

 

 

 

MULTA EM MARICÁ

A Câmara de Maricá aprovou o Projeto de Lei nº 33/2020 que dispõe sobre a aplicação de penalidade administrativa de multa para quem não utilizar máscaras em locais públicos do município. De acordo com o PL, a multa será no valor de R$ 50 para pessoas físicas e de R$ 500 para pessoas jurídicas que descumprirem uma das condutas obrigatórias. Vale ressaltar que a multa somente será aplicada após a notificação de advertência. No entanto, a cada reincidência, haverá a dobra do valor da multa anteriormente aplicada. É obrigatório o uso de máscaras sejam elas descartáveis ou reutilizáveis.

 

 

 

AUXÍLIO A COOPERADOS

A Câmara de Macaé aprovou por unanimidade, em sessão virtual extraordinária nesta quarta-feira (5), requerimento que concede auxílio financeiro aos condutores de transporte escolar, que estão sem trabalhar desde a suspensão das aulas na rede pública de ensino. O valor do benefício seria de R$ 1.200 a serem pagos em dois meses. Segundo o autor da proposta, vereador Julinho do Aeroporto (PSDB), essa seria uma forma de ajudar esses trabalhadores a se manterem na pandemia. "Eles foram impedidos de trabalhar por força dos decretos municipais e precisam desse auxílio, tal como outros grupos que já foram contemplados".

 

 

 

TESTANDO PROFESSORES

Os professores e funcionários das instituições de ensino públicas ou privadas do Estado do Rio deverão ser testados para a detecção do coronavírus, antes do reinício das aulas escolares. A determinação é do projeto de lei 2.714/20, do deputado Brazão (PL), que a Alerj vota nesta quinta-feira (6), em discussão única. Por já ter recebido emendas parlamentares, o texto poderá ser modificado durante a votação. Os testes deverão ser da metodologia RT-PCR, através da coleta de material do nariz e da garganta. A Secretaria de Estado de Saúde deverá regulamentar a norma através de decretos, podendo editar resolução conjunta com a Secretaria de Estado de Educação.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias