SÃO PEDRO DA ALDEIA / Hospital do Olho começa atender pelo SUS

Antes mesmo de começar os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, a unidade hospitalar já foi vítima de fake news na região


O Hospital do Olho Lagos começou a atender, a partir desta quarta-feira (5), pacientes de São Pedro da Aldeia que precisam de atendimento oftalmológico. A partir de agora, os pacientes não precisarão mais sair do município para serem atendidos.

O Hospital do Olho Lagos, inaugurado no mês passado, cumpriu todos os trâmites administrativos exigidos por lei e já está credenciado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O prefeito Cláudio Chumbinho (PP) esteve no Hospital e acompanhou o atendimento prestado aos pacientes aldeenses.

Somente esta semana, o hospital atenderá cerca de 250 moradores do município. Historicamente com muita procura, a oftalmologia passa a ser uma referência em São Pedro da Aldeia.

“Fiz questão de acompanhar o primeiro dia de atendimento, verificar como os pacientes estavam sendo atendidos e as suas demandas. Esse empreendimento não é apenas um hospital, é mais um passo que damos em direção ao desenvolvimento de São Pedro da Aldeia. Esse é um momento de muita alegria para a minha gestão e para a nossa cidade”, analisou Chumbinho. 

A unidade atende todos os tipos de cirurgias oftalmológicas, como descolamento de retina, vitrectomia posterior, cirurgia refrativa à laser, cirurgias de catarata e exames para prescrição de óculos, bem como procedimentos mais complexos envolvendo problemas de retina, como estrabismo e glaucoma.

Com tecnologia de ponta, a estrutura conta com consultórios, salas de exames e salas de centro cirúrgico, funcionando de segunda a sexta-feira.

De olho na notícia fake

Ao contrário do que está sendo veiculado em notícias fakes espalhadas pela Internet, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia esclarece que todo o processo para habilitação e prestação de serviços do Hospital do Olho Lagos, junto ao município, foi realizado cumprindo todas as exigências e processos administrativos exigidos pela lei e seus órgãos de controle.

O processo para a contratação do Hospital do Olho Lagos foi realizado por meio de chamamento público, sendo o mesmo amplamente divulgado, por meio do Portal da Transparência Municipal, publicação em jornal e envio do aviso de chamamento público para o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE).

Devido à necessidade pública do município em ampliar o atendimento médico, a Prefeitura estabeleceu uma chamada pública, que é o chamamento à contratação de todas as empresas que estiverem interessadas. O preço é definido pela Prefeitura e não há competição entre as empresas, todas as interessadas, desde que cumpram os requisitos habilitatórios pré-estabelecidos no processo, são contratadas e vão receber pelo preço divulgado na tabela oficial do SUS.

É válido destacar que em um processo licitatório tradicional, as empresas disputam o preço e a que oferecer o melhor valor é a contratada. Já no chamamento público, todas as contratadas vão receber pelo mesmo valor, sem disputa entre elas.

O poder executivo realizou a publicação do chamamento público e do edital, todas empresas interessadas que viram essa publicação prepararam a documentação nos termos do edital e abriram um novo processo solicitando o credenciamento. Ressalta-se que a forma de contratação adotada pelo município é amplamente aceita pela doutrina e jurisprudência, como as adotadas pelos órgãos de controle.

Categorias: São Pedro da Aldeia Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias