BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (4)

Respiradores doados pela Prefeitura do Rio apresentam defeito; Câmara de Arraial sem sessão por falta de quórum; pré-candidato de vereador em Cabo Frio queimando dinheiro; oposição comemora parecer do MP contra Lívia de Chiquinho; Chiquinho compartilha alfinetada em adversário politico; boatos envolvendo HG em Búzios; Vantoil faz obra sem empreiteira; empresa se instala em São Pedro da Aldeia; Manoela Peres inaugura obras; Câmara de Macaé quer aulas só em 2021 e muito mais...


PEGADINHA DOS RESPIRADORES I

A Prefeitura de Cabo Frio recebeu do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (REP), no ultimo dia 22 de julho, a doação de dez respiradores mecânicos. Foi uma verdadeira euforia, afinal, é um importante reforço no tratamento de pacientes com sintomas severos de Covid-19. A doação foi muito badalada. Crivella fez questão de soltar release para imprensa, fez cerimônia de entrega e ainda, para criar um clima de disputa política, convidou Dr. Serginho (REP) para fazer o encaminhamento, uma vez que o parlamentar é pré-candidato a prefeito e disputa a eleição pelo partido do bispo. A situação causou até certo desconforto, uma vez que o prefeito, Dr. Adriano Moreno (DEM), não esteve presente no evento da entrega dos equipamentos, mas Iranildo Campos (secretário de Saúde) sim, e estava ao lado de Serginho, que muito à vontade, parecia o "rei do pedaço". Revelando, no primeiro momento, poder de articulação que faltou ao Adriano. Mas eis que depois de alguns dias, o presente virou “ouro de tolo”.

 

 

 

 

PEGADINHA DOS RESPIRADORES II

Passadas duas semanas da entrega dos respiradores, Dr. Adriano confessou para um amigo, via mensagem de WhatsApp, que os 10 aparelhos, generosamente doados, na verdade são emprestados, mas importante salientar que eles são de 2003, ou seja, já tem 17 anos de uso. Além disso, oito dos dez não servem para tratamento de coronavírus. A mensagem vazou: “Meu amigo, os respiradores são antigos, dos 10 que vieram para Cabo Frio, só dois servem para COVID, porque tem baixa pressão. Quando eles anunciaram que iriam doar, nós aceitamos. Agora descobri que são emprestados (cessão temporária) e temos que devolver!!!!! Procura saber que no Arraial, deve ser a mesma coisa” dizia a mensagem. Confirmamos o teor da informação com a Comunicação, que reiterou tudo. E o pior, é que Dr. Adriano tinha razão.

 

 

 

 

 

 

PEGADINHA DOS RESPIRADORES III

Conversando com prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (REP), pelo telefone, ele confessou, constrangido, que a situação se repetiu no Cabo. Dos 10 respiradores entregues, somente cinco funcionam. E agora (perguntei)? “Vamos devolver ou trocar por outros que estejam realmente funcionando”, explicou o prefeito, confirmando ainda que foi uma cessão e não doação integral, como anunciado por Crivella. Talvez essa situação explique esse rompante de generosidade do prefeito da capital, afinal, quem vai ao Rio, percebe que a cidade está pior que muitos dos nossos municípios da Região dos Lagos, o que inspira desconfiança, visto que uma cidade com muitos problemas financeiros não parece que ter condições econômicas de fazer doações de pouco menos de R$ 3 milhões para coirmãs do interior. Por mais que Crivella seja amigo dos prefeitos e “parceirão do deputado’, a conta não fechava.

 

 

 

 

 

PEGADINHA DOS RESPIRADORES IV

O que pretendia Crivella ao doar respiradores que não funcionam? Se auto promover de olho nas eleições desse ano? Fazer a cama para uma possível campanha para governador daqui a dois anos? Fazer todo mundo de bobo? Uma coisa é certa: nenhum dos três, ou seja, nem Adriano, Renatinho ou Dr. Serginho sabiam desse engodo, até que os equipamentos fossem testados. Tentamos contato com a Prefeitura do Rio de Janeiro para entender essa pegadinha tripla, mas não obtivemos resposta até o fechamento dessa edição. Se o objetivo era tirar proveito político dessa situação, que Crivella saiba que não enganou só as autoridades, mas, acima de tudo, enganou a população de duas das mais importantes cidades da Região dos Lagos. Um povo sofrido que não merece isso.

 

 

 

 

 

 

SEM QUÓRUM

A Câmara Municipal de Arraial do Cabo emitiu nota informando que a sessão desta terça-feira (04), foi suspensa por falta de quórum. Somente o presidente, Thiago Fantinha (PSC) e outros dois vereadores compareceram. A nota informava ainda que estava previsto um debate sobre a suspeita de uso indevido dos royalties pela prefeitura, a proposição verbal da CPI da Educação, para investigar suposto superfaturamento de alimentos fornecidos às escolas do município, e, além disso, seria apreciado requerimento de Ton Porto (DEM), relativo aos processos de busca e apreensão na casa do prefeito Renatinho Vianna (REP) e colaboradores. Porém, nem o vereador proponente compareceu. Fantinha ficou “fulo da vida” e mandou soltar nota expondo geral.

 

 

 

 

COISA DE LOUCO?

Quem acha que queimar dinheiro é coisa de louco tem que ver o vídeo que está dando o que falar entre os moradores do 2º Distrito de Cabo Frio, Tamoios. As imagens mostram o pré-candidato a vereador, Adonis Freitas (DC), em meio a amigos tacando fogo em uma nota de R$ 50. Vale sempre ressaltar que queimar dinheiro é crime federal, uma vez que as cédulas de papel pertencem ao Governo. A repercussão do vídeo foi indigesta e críticas nos comentários não faltaram. Em resposta, Adonis disse que “é incrível como as pessoas tentam prejudicar as outras”. Segundo ele, “se trata de um vídeo bem antigo, onde estava com alguns colegas bem jovens e, em uma brincadeira, queimaram notas de um banco imobiliário (notas falsas)”. “Eu nem meti a mão, estava apenas sentado”, se defendeu. Quando a gente acha que já viu de tudo...

 

 

 

 

 

OPOSIÇÃO EM POLVOROSA

A oposição de Araruama ficou agitada com o parecer contrário do MP ao recurso de Lívia de Chiquinho (PP) e seu marido, Chiquinho da Educação, contra a condenação que eles sofreram em primeira instância por improbidade administrativa. Chiquinho, que está inelegível, é acusado de usar a esposa, eleita em 2016, como prefeita de fachada para que ele governe Araruama. A informação foi divulgada com força entre os oposicionistas, alimentando as expectativas de que Lívia não consiga obter o registro da sua candidatura. Sem querer estragar a festa de ninguém, conforme dito na coluna ontem, advogados especialistas em Direito Eleitoral disseram ao Portal RC24h não acreditar que esse parecer, por si só, complique a situação da prefeita. Um deles, o Dr. Carlos Magno, que, inclusive, já entrou com ação contra Lívia no passado, acredita que as chances dessa situação a impossibilitar de conseguir se candidatar no pleito de 2020 é “em tese, pouco provável”. Mas é claro que a oposição não ia deixar de comemorar esse gol, não só divulgando, mas também buscando o desgaste político que envolve toda essa questão. Quem tem razão? Se a oposição os advogados que consultamos? Só o tempo dirá.

 

 

 

 

 

PROVOCAÇÕES

Alheia a isso tudo, a prefeita passou a manhã desta terça-feira (4) visitando o asfaltamento da Rua Cristóvão Colombo e trechos transversais, que conectam os bairros Viaduto, XV de Novembro, Nossa Senhora de Nazaré e Outeiro. Enquanto Lívia tenta manter sua rotina e tranquilidade, como não podia deixar de ser, Chiquinho se dedicava a enviar para apoiadores um vídeo do pré-candidato a prefeito Fernando Caroço (PSL) criticando a reação da oposição ao parecer do MP. Caroço afirmou que candidatos, como André Mônica (PL) pareciam estar com medo de concorrer às eleições contra Lívia, declarando que, se ela for reeleita, a vontade do povo é suprema e, ainda, concluindo que “a mulher tá tomando distância”. Aparentemente, Caroço é mais para Lívia do que para a oposição.

 

 

 

 

 

 

HG JOGANDO A TOALHA?

Em Búzios, correu frouxo um boato nesta terça-feira (4), de que o vice-prefeito Henrique Gomes (PATRI) estava desistindo de sua candidatura à chefia do executivo do Balneário nas eleições desse ano por motivos de saúde. Fomos checar diretamente com HG, mas ele não está atendendo ao tel. Ligamos então para Robinho Mota (fiel escudeiro) que negou veementemente: “fake news. Henrique está bem. Corado, falando comigo ao telefone várias vezes ao dia. Não é verdade”, disparou. Robinho disse ainda que embora Henrique ainda esteja internado no Hospital Gaffre Guinle, ele já parou de tomar medicação, no entanto, fez um exame hoje (PCR) e vai esperar uns três dias para sair o resultado. Mas a equipe dele espera que até o fim da semana ele esteja de volta a Búzios. Enquanto está ausente, o grupo dele segue buscando votos.

 

 

 

 

 

 

OBRAS SEM EMPREITEIRA
O prefeito de Iguaba Grande (Cidadania) visitou uma mais uma obra de seu governo na tarde desta terça-feira (4). Dessa vez, o chefe do Executivo esteve na quadra esportes Boca do Gambá, em Iguaba Pequena. Segundo disse ao telefone, os recursos para a obra são próprios da Prefeitura e o pessoal que está trabalhando são todos servidores da secretaria de Obras: “Não tem empreiteira”, disse ele. A previsão de entrega da obra é de 30 a 40 dias. Mais uma para conta. Falando nisso, hoje, ele trocou experiência com coronel Ruy França (Cidadania), numa live. França que é pré-candidato a prefeito, não esconde de ninguém que se inspira em sua caminhada política no estilo Vantoil de administrar. 

 

 

 

 

 

 

APOIO BEM-VINDO

Em meio às incertezas na economia pós-pandemia, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia recebeu um alento nesta terça. Uma distribuidora de ração com mais de 20 anos no mercado do Norte Fluminense decidiu se instalar na cidade para atender lojistas, produtores rurais e consumidores final de toda a Baixada Litorânea. Ao todo, serão 35 novos empregos diretos. O dono da empresa, Webiton Batista Peixoto, foi recebido pelo prefeito, Cláudio Chumbinho, que ressaltou a importância da geração de empregos para driblar a crise e se comprometeu a “continuar trabalhando para que São Pedro da Aldeia continue crescendo, atraindo mais empresas, gerando emprego e renda”. As finanças e a população do município agradecem.

 

 

 

 

 

 

CONCORRENDO SOZINHA?

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (Podemos), segue firme e forte nas inaugurações. Depois da quadra de esportes e das obras de urbanização em Sampaio Corrêa, a prefeita entregou a Casa Creche Tia Enedina, no Jardim Ipitangas, nesta segunda (3), a Creche Tia Odete, em Bacaxá, nesta terça (4), e ainda vai inaugurar as obras no bairro Asfalto Velho na quarta (5), e no Recanto do Luar na quinta (6). Aliás, a oposição em Saquarema parece amortecida, a gente não vê movimentação. Queremos convocar os adversários da prefeita de Saquarema na disputa eleitoral a se manifestarem para que não fique a impressão de que Manoela está disputando com ninguém ou que o Portal RC24h só dá espaço para a chefe do executivo.

 

 

 

 

 

 

AULA PRESENCIAL EM 2021

Os vereadores de Macaé aprovaram o requerimento que sugere ao Executivo da cidade, determinar o retorno das aulas da rede pública e privada de ensino, só em 2021, mesmo que a vacina para a Covid-19 saia esse ano. O debate acerca da proposta tomou a maior parte da sessão online da Câmara Municipal desta terça (4). Foram sete votos a favor e seis abstenções. A proposta é do vereador Paulo Antunes (PSDB). Márcio Bittencourt (Cidadania) chegou a questionar sobre os alunos que fariam o Enem no começo do ano que vem. Antunes, então, defendeu que sua proposta não exclui que esses estudantes possam voltar às aulas. Vamos acompanhar o que vem por aí.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias