BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (3)

Bolsonaristas se reúnem em Cabo Frio; Dr. Serginho faz campanha de doação de sangue; caos na Saúde cabo-friense; Câmara de Cabo Frio retoma expediente; Ruy França visita RC24h; live de Ruy com Vantoil; novidades na campanha de Grasiella; Carrilho entrevista deputado; parecer do MP contra Lívia de Chiquinho; prefeita de Araruama inaugura asfalto; Patriota confirma apoio a André Mônica; vereador de Araruama engrossa campanha de André; vice-governador visita Búzios; imbróglio do Cartão Cidadão em Arraial; Alerj vota repasses para Museu Nacional


TROPA BOLSONARISTA

Esteve reunida no último sábado (1), em Cabo Frio, a nata do bolsonarismo do estado. Nesta foto estão os deputados estaduais Dr Serginho (REP), Anderson Moraes (PSL), Filipe Poubel (PSL) e Márcio Gualberto, e além do deputado federal, Carlos Jordy (PSL). Quem compartilhou a imagem foi o pré-candidato a prefeito cabo-friense, dizendo se tratar da “tropa bolsonarista”. Essa turma tem gostado bastante da região, e ao que parece, veio “dar uma força” ao Serginho. Depois do clima de amigos reunidos, veio a rebordosa. Na parte da noite, na edição deste domingo (2), do “Fantástico”, da Rede Globo, uma reportagem bastante ampla mostrou detalhes da investigação do Facebook que derrubou perfis bolsonaristas na rede social. Segundo a empresa, por trás desses perfis estavam assessores políticos pagos com dinheiro público (alguns chegam a ganhar R$ 15 mil mensais) que manipulavam o debate usando fake news, desinformação e ataques a adversários do presidente. Uma das pessoas citadas pela reportagem que compartilhavam as publicações era Vanessa Navarro, assessora do deputado estadual Anderson Moraes (PSL). Anderson, por sua vez, esteve na zona rural de Cabo Frio, no meio da lama. Mas não foi a lama das notícias fraudulentas. Dessa vez foi lama real da estrada do Agrisa, que quando chove, fica uma vergonha.

 

 

 

 

 

 

“CAMPANHA DO BEM”

Falando de Dr. Serginho, o pré-candidato lançou uma “Campanha do Bem” para arrecadar sangue para o Hemolagos de Cabo Frio. Em parceria com a direção da instituição, a ação visa recolher sangue a abastecer o estoque da unidade. Para isso, a campanha pretende levar 10 voluntários por dia, a partir desta segunda (3), para doarem e “encherem o banco de sangue”. Serginho, inclusive, foi o primeiro a fazer a doação e declarou que “esse pequeno gesto pode salvar vidas”.

 

 

 

 

 

 

JOGO DE EMPURRA

A questão da Covid-19 em Cabo Frio, parece ser um grande jogo de empurra. Nesta segunda (3), pouco depois do horário do almoço, o Portal RC24h recebeu três denúncias, simultaneamente, falando sobre isso. A primeira, mais emblemática, foi de uma mulher que bateu panela, como forma de protesto, na frente da Prefeitura. Na segunda, uma repórter do portal, que recorreu a UPA do Parque Burle, precisando de um teste de Covid, ligou para o telefone disponibilizado e acabou não tendo resposta, situação que se repetiu no 2º Distrito. Isso apenas corrobora para a imagem de que a situação da secretaria de Saúde do município está caótica. Gestão muito aquém das necessidades atuais.

 

 

 

 

 

 

DE VOLTA AOS TRABALHOS

A Câmara dos Vereadores de Cabo Frio retorna aos trabalhos legislativos nesta terça-feira (4), após o recesso do meio do ano. As sessões ordinárias voltam a ocorrer às terças, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pela Jovem Tv e pela página oficial da Casa Legislativa no Facebook. Seguindo o regimento do Parlamento Municipal, a primeira sessão ordinária do segundo semestre acontecerá na próxima terça (11), com expediente e pauta da última sessão ordinária do semestre anterior, devido à falta de quórum necessário para votações. As sessões regulares estão temporariamente restritas ao público devido ao alto risco de disseminação da Covid-19.

 

 

 

 

 

 

FRANÇA NO RC24H

O pré-candidato a prefeito de Cabo Frio pelo Cidadania, Cel. Ruy França, fez uma visita surpresa à redação do Portal RC24h, na última sexta-feira (31), já depois do fim do expediente. Passou por aqui para cumprimentar a equipe e acabou ficando para tomar um vinho em uma reunião entre colegas jornalistas, com cerca de cinco pessoas. Ruy França, mais uma vez, se mostrou aberto ao diálogo e muito determinado a chegar à cadeira de chefe do Executivo. Apesar da conversa ter sido frugal, é lógico que muito foi falado sobre política. O que ficou muito cristalizado é que, dos policiais que estão colocando seus nomes à disposição para as eleições em Cabo Frio, Ruy França parece ser o mais preparado, o mais dado ao debate político dentro das liberdades democráticas, além de entender de economia e lidar muito bem com o contraditório.

 

 

 

 

 

 

VANTOIL REQUISITADO

Por falar nele, nesta terça (4), a partir das 19h, Ruy recebe o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), em uma live com o tema “Êxito na administração pública e os desafios para os próximos anos”. É o terceiro pré-candidato a prefeito da região que procura Vantoil para bater um papo nas redes sociais. Anteriormente, Martins já foi convidado a conversar com Aquiles Barreto (PT/Cabo Frio) e Bia do Guga (MDB/São Pedro da Aldeia), que não chegou a fazer uma live, apenas esteve eu audiência privada. O prefeito iguabense acabou se tornando um case de sucesso por, literalmente, estar fazendo milagre de gestão com contas em dia, mesmo com um orçamento enxuto, de cerca de R$ 113 milhões/ano. Todos querem entender como se faz.

 

 

 

 

 

 

NOVIDADES POR AÍ?

Enquanto isso, a ex-prefeita de Iguaba Grande, Grasiella Magalhães (PP) prometeu anunciar novidades sobre como será cada passo da campanha. Enigmática, a pré-candidata à Prefeitura publicou uma imagem em seu Facebook dizendo que “sei que a caminhada é longa, mas estou pronta para lutar”. A luta para ela não vai ser fácil mesmo. Eleita em 2016, Grasiella foi afastada do cargo pela Justiça em 2019. Ela corre riscos de ter sua candidatura impugnada, uma vez que suas contas foram contestadas pelo TCE e reprovadas pela maioria da Câmara Municipal. Ou seja, as chances são quase impossíveis, mas ela mantém seu grupo na expectativa de que tem uma carta na manga. Será?  Vamos aguardar o que vem por aí...

 

 

 

 

 

 

ENTREVISTANDO DEPUTADO

Ainda sobre a “tropa bolsonarista”, deputado federal, Carlos Jordy (PSL/RJ), aproveitando que passou fim de semana na sua casa de Praia em Búzios, deu uma entrevista ao radialista e pré-candidato a prefeito no balneário, Joãozinho Carrilho (PRTB). João pediu auxílio do parlamentar para conseguir ampliar a defesa do município contra a onda crescente de instalações do tráfico de drogas e das milícias em Búzios. Carlos Jordy se prontificou e completou dizendo que a Região dos Lagos agora “é a casa dele”.

 

 

 

 

 

 

MP DIZ NÃO

Um parecer do Ministério Público do Rio de Janeiro, que foi emitido no último dia 31 de julho, e divulgado nesta segunda-feira (3), deu o que falar em Araruama. Nele, a procuradora de Justiça, Carla Rodrigues Araújo de Castro, foi contrária à apelação do casal Lívia/Chiquinho, pugnando pelo desprovimento do recurso interposto em segunda instância, por seus advogados, confirmando a condenação “pela prática de atos de improbidade administrativa que importaram violação aos princípios fundamentais da administração pública”. No parecer, a promotora chega dar uma “dura” no par mais romântico da política regional, afirmando que “patrimonialismo e a apropriação da coisa pública por núcleo familiar traduzem maior reprovabilidade das condutas, ensejando a majoração das sanções por improbidade administrativa. A cumulação de sanções e a majoração da reprimenda mostra-se proporcional e razoável à gravidade dos atos, compatível com o desvalor da ação e o desvalor do resultado”. Conversando com o experiente advogado eleitoral Carlos Magno, que “sem adentrar ao processo, condenações como essa, em tese, não costumam causa inelegibilidade”, disse Magno. Vamos ver o que o futuro reserva. De qualquer forma, o “pito da promotora” merece destaque e a oposição ficou animada com essa movimentação jurídica.

 

 

 

 

 

CANTEIRO DE OBRAS

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), anunciou que vai lançar as obras da maior praça escola do município, no bairro Fazendinha no próximo dia 11. O projeto será aberto a população aos fins de semana e, segundo Lívia, vai contar até com ginásio poliesportivo, que também poderá ser usado como teatro. A declaração foi feita na cerimônia que inaugurou a segunda parte das obras de asfaltamento em ruas dos bairros Fazendinha e Picada, na manhã desta segunda-feira (3). Ao todo, foram mais de 5 km de pavimentação entregues nas últimas semanas na região. No discurso, Lívia também alegou que colocou as contas da Prefeitura em dia, sem atraso de salários e ainda entregou obras. “Nós levamos o serviço público a sério”, pontuou a prefeita. Após o evento, a chefe do Executivo foi almoçar no Antônio da Feijoada, que fica em uma das ruas contempladas pelas obras. Por essas e outras, concorrentes vão ter trabalho para bater a prefeita nas urnas.

 

 

 

 

 

 

FECHADO COM ANDRÉ

Durante visita a Araruama neste domingo (2), a presidente estadual do Patriota, Eliane Cunha, desafiou a executiva municipal do partido a lançar candidatura própria à Prefeitura. Nesta segunda, porém, o presidente do Patriota no município, Paulo Siqueira, reforçou seu compromisso com a candidatura de André Mônica (PL) para formar uma chapa competitiva na corrida eleitoral. Nas palavras de Paulo, “diante da conjuntura que se encontra o processo eleitoral, [André] é o melhor nome para a nossa querida Araruama”. Tá bom, então. Deixou a Eliane com “cara rachada”, como se diz no popular.

 

 

 

 

 

 

OPOSIÇÃO

Enquanto isso, André, mostrando sua base de apoio, publicou um vídeo com depoimento de um oposicionista histórico, o vereador Oliveira da Guarda (MDB). Nas imagens, o parlamentar, que se uniu ao ex-prefeito na oposição à Lívia de Chiquinho (PP), elogia a postura adotada por Mônica. Para Oliveira, o pré-candidato “está com outra cabeça, mais maduro”. O guarda também destacou a humildade de André afirmado que, mesmo após perder as eleições de 2016, ele continuou atendendo todo mundo e sendo receptivo às pessoas. Vamos ver se o apoio buscado por André muda alguma coisa na corrida.

 

 

 

 

 

APROVAÇÃO DIRETA

Na última sexta-feira, noticiamos aqui, na Boca Miúda, que o presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito de São Pedro da Aldeia, Bruno Costa, está com duas contas (2018/2019) do prefeito Cláudio Chumbinho paradas na gaveta. Chumbinho acusa o parlamentar de politicagem, enquanto os vereadores aliados de Bruno explicam que a votação das contas do prefeito, seguem dentro do prazo estipulado pelo regimento da casa. Mas quem entrou na jogada foi uma outra figura: o militante oposicionista a Chumbinho e bastante crítico da postura dos parlamentares, é o pré-candidato a vereador Vynny Mello (PV). Mello destacou que, segundo o artigo 32, inciso VIII adlinea B da Lei Orgânica Municipal, se as contas não forem votadas dentro do prazo, elas deverão ser consideradas aprovadas automaticamente, obedecendo ao parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que foi favorável às duas contas, apesar de ressalvas. Sem querer botar lenha na fogueira, Vynny disse ainda que está livre para falar, uma vez que “tenho processo de impeachment de Chumbinho e cassação dos direitos políticos dele e de Ester [esposa de Chumbinho] prontos”. E agora? Situação difícil, hein? Se Brunão continuar enrolando, Chumbinho bem pode pedir aprovação automática das contas dele. Um tiro que pode sair pela culatra.

 

 

 

 

 

 

FAZENDO A CAMA?

Quem também esteve na Região dos Lagos neste fim de semana foi o vice-governador do Rio, Cláudio Castro (PSC). Em Búzios, o político se reuniu com empresários do setor turístico, em que um dos assuntos abordados foi, além da retomada das atividades do turismo na cidade, o anúncio de que Cláudio está, pessoalmente, conduzindo um movimento para a redução do valor do pedágio da RJ-124 (Via Lagos). Falar sobre isso é como música para os ouvidos dos moradores da região, uma vez que se paga mais de R$ 20 (fim de semana), um dos pedágios mais caros do país, para trafegar em um trecho de apenas 55 km. Embora tenha comentado sobre, Cláudio reconhece que a tarefa parece ser uma luta inglória, com chances remotas de surtir efeito por causa dos interesses financeiros envolvidos. A luta pela redução é antiga e parece, realmente, uma missão quase impossível. Será que o vice-governador não falou isso porque tem interesse de ganhar o coração da população da Região dos Lagos? Estaria Castro fazendo a cama para o caso de Wilson Witzel (PSC) cair e ele assumir o governo do Estado já com aval do empresariado e cantando a música que a população dos Lagos tanto quer ouvir, que é a redução do pedágio?

 

 

 

 

 

 

TUDO NORMAL

A Setransol publicou uma nota nesta segunda-feira (3), dizendo que suspenderia os serviços dos beneficiários do Cartão Cidadão, de Arraial do Cabo, por conta da falta de repasses por parte do município. A Comunicação da Prefeitura disse ao Portal RC24h, no fim desta tarde, que estranhou a nota da Setransol, pois alegou que ainda faltavam dois dias para os vencimentos dos repasses serem pagos. Apesar disso, o município esclareceu que o pagamento já foi feito, o serviço está normalizado e os beneficiários sequer foram atingidos, pois a suspensão começaria apenas a 00h desta terça (4). Sem maiores transtornos, por enquanto. Foi em tempo.

 

 

 

 

 

 

ALERJ VOTA REPASSE DE R$ 20 MILHÕES AO MUSEU NACIONAL

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) irá votar nesta terça-feira (4), o projeto de lei 2.877/2020, que determina o repasse de R$ 20 milhões do Fundo Especial da Assembleia Legislativa à Universidade Federal do Rio de Janeiro para revitalização e reforma das instalações físicas do Museu Nacional. Por ter recebido emendas, a redação final do projeto ainda poderá ser alterada. A norma altera o Orçamento do Fundo especial da Assembleia Legislativa, aprovado pela Lei 8.731/2020, para atender o repasse, que é possível graças à economia de recursos da Casa em anos anteriores. A ação deverá integrar o Plano Plurianual (PPA). O texto é dos deputados André Ceciliano (PT), presidente da Alerj, Waldeck Carneiro (PT), Flávio Serafini (Psol) e Renan Ferreirinha (PSB). Na justificativa dos textos, os autores explicam que o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil e era um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. Eles lembram que o incêndio de 2018 destruiu quase todo o acervo da instituição, que ainda não recebeu parte das verbas prometidas por alguns órgãos para a reconstrução. O valor estimado é de R$ 300 milhões.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias