CAOS NA SAÚDE/ Pacientes com suspeita de coronavírus não conseguem fazer testes em Cabo Frio

Médicos da UPA pedem para pacientes ligarem para a central de informações de Covid-19, mas o número só agenda testes para pacientes assintomáticos. Revoltada, mulher protesta sozinha na porta da prefeitura


Em Cabo Frio, pacientes com suspeita de coronavírus que estão indo até as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), não estão conseguindo realizar os testes, saindo sem nenhum tipo de resposta. De acordo com denúncias de internautas, mesmo com todos os sintomas indicando a infecção pela doença, os médicos afirmam para os pacientes que os testes são realizados apenas por agendamento através da linha 0800 022 1160, central de informações de covid-19 do município.

Dois pacientes, um da UPA de Tamoios e outra da UPA do Parque Burle, ligaram para o telefone, como orientado, e foram surpreendidos ao ouvirem que os testes devem sim ser realizados nas unidades de atendimento. Atendentes afirmam por telefone que os médicos estão passando informações erradas e que os testes agendados pela linha telefônica são destinados apenas para pessoas assintomáticas, aqueles que não apresentam nenhum tipo de sintoma da doença.

“Tô desesperada aqui, médico dando 100% de certeza que é corona, mas não tem teste. Vou ter que ficar com a dúvida”, disse uma paciente que saiu da UPA sem realizar o teste.

A falta de clareza nas informações e a precariedade no atendimento têm se tornando um caos e causado desespero na população. Uma cidadã, também nesta manhã de segunda-feira (3), foi para porta da Prefeitura de Cabo Frio bater panela pelas condições de atendimento na UPA da cidade, pedindo para que autoridades deem a devida atenção à população, que está necessitada e morrendo por falta de recursos.

“Não é culpa da UPA. A UPA tá fazendo o que pode.”, grita moradora em protesto na prefeitura de Cabo Frio.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até este sábado (1), foram registrados 1.479 casos confirmados de coronavírus no município. Dos 35 leitos de UTI da rede municipal, 20 estão ocupados. Oitenta e cinco óbitos por Covid 19 foram registrados.

Respota da Prefeitura

A redação do Portal RC24h entrou em contato com a prefeitura para entender o procedimento correto a ser feito em caso de suspeitas. O município respondeu com a seguinte nota:

A Secretaria de Saúde informa que o paciente com sete dias de sintomas, após triagem e diagnóstico feito pelo médico, deve ser feito o teste RT PCR - Swab. Após o décimo dia, é realizado o exame de sangue para verificar o IGG, ou seja, se o paciente desenvolveu anticorpo para o vírus. 

Importante esclarecer que de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), quem teve contato com um paciente com Covid-19 e não apresentou sintomas ou está com quadro gripal leve, deve respeitar o período de quarentena. Conforme já explicado, o teste Swab só deve ser feito até o SÉTIMO DIA DE SINTOMAS. Somente a partir do DÉCIMO DIA que é realizado o exame de sangue para verificar o IGG, ou seja, se o paciente desenvolveu anticorpo para o vírus, se já teve contato com o vírus e não está mais com a doença. 

Até o momento, onde não há vacina contra o Covid 19, a prevenção é a principal alternativa. O mais importante é a conscientização da população que deve evitar aglomerações, permanecer em casa e respeitar as determinações do decreto que visam coibir a disseminação do novo coronavírus.  O combate ao vírus é responsabilidade de cada cidadão. 

Por fim, a Secretaria de Saúde esclarece que segue as diretrizes da Secretaria Estadual de Saúde. A unidade de saúde faz o exame do paciente, envia para a vigilância em saúde do município, que por sua vez encaminha para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), que após o resultado, informa à Secretaria de Estado de Saúde, ao município e ao Ministério da Saúde

Categorias: Cabo Frio Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias