Comércio de rua de Macaé volta a funcionar a partir desta segunda-feira (3)

Município tem o maior número de confirmações pela Covid-19 no interior do estado. Retorno deve ser feito apenas em estabelecimentos que tiverem funcionários testados para a doença


A Prefeitura de Macaé, município que tem o maior número de confirmações pela Covid-19 no interior do Rio de Janeiro, autorizou a retomada das atividades no comércio de rua, a partir desta segunda-feira (3). O retorno acontece depois de quase cinco meses de suspensão das atividades no setor.

De acordo com o decreto, assinado na última sexta-feira (31) pelo prefeito Dr. Aluízio, os estabelecimentos poderão funcionar das 10h às 16h.

Os estabelecimentos com até nove funcionários deverão funcionar com redução de 50% do efetivo. Já o comércio que possuir mais de dez funcionários deverá operar com 30% do quadro, permitindo o regime de escala ou rodízio entre os mesmos.

Além das regras de prevenção à doença, o município também determinou que proprietários, sócios, funcionários e colaboradores façam o teste para Covid-19, que deve ser agendado entre os dias 3 e 7 de agosto, das 14h às 17h, pela internet.

Shoppings, academias e outras atividades comerciais continuam suspensas

De acordo com a Prefeitura, a abertura de outras atividades será gradual, mas ainda sem uma data prevista.

É o caso de lanchonetes, cafeterias, bares, restaurantes, shopping centers e academias, que permanecem proibidos de funcionar. Na próxima semana, uma reunião com representantes do setor deve definir os protocolos de segurança para flexibilização da atividade.

Suspensão de aulas e atividades laborais por mais sete dias

Ainda no decreto desta sexta-feira (31), a Prefeitura de Macaé prorrogou por mais sete dias, a contar da próxima segunda-feira (3), a suspensão das aulas nas redes pública e privada, incluindo instituições de ensino superior.

Também permanecem suspensas por mais sete dias todas as atividades laborais no município de Macaé, nos âmbitos público e privado.

Números expressivos

No último boletim, divulgado nesta segunda-feira (3), Macaé tem 6.152 casos de coronavírus confirmados, sendo 115 óbitos pela doença. As taxas do município são: de ocupação de leitos terapia intensiva SUS Covid-19, 38,6%; de reprodução do vírus 1,07; e de letalidade 1,9%.

O município do interior do RJ tem testado em massa a população. Segundo a Prefeitura, o objetivo é controlar o avanço da Covid-19 e a sobrecarga no sistema de saúde.

 

*Com informações do G1

Categorias: Macaé

Fotos da notícia




Outras notícias