MACAÉ / Município ultrapassa 6 mil casos confirmados de coronavírus

Cidade realiza testes em larga escala a cada flexibilização. Comércio de rua reabre a partir de segunda (3)


A Prefeitura Municipal de Macaé divulgou, em boletim na manhã deste domingo (2), que a cidade ultrapassou os 6 mil casos confirmados de coronavírus.

Segundo o município, foram registrados 13 novos casos nas últimas 24h. A cidade tem 114 mortes por COVID-19 e 5.68 pacientes recuperados da doença

Conforme o 'Covidímetro', sistema utilizado para medir o grau de contaminação na Cidade do Petróleo, o município está na bandeira amarela, de risco moderado.


COMÉRCIO DE RUA VOLTA A ABRIR

A partir desesta segunda-feira (3), o comércio de rua macaense volta a abrir. É o que determina o novo decreto assinado pelo prefeito Dr. Aluízio na sexta-feira (4), que autoriza retomada da rede de atividades do comércio de rua, com funcionamento estabelecido no período das 10h às 16h. No entanto não está liberado o funcionamento de lanchonetes, cafeterias, bares, restaurantes, academias e shopping centers.

Os estabelecimentos comerciais autorizados a funcionamento que comercializam bebidas alcoólicas estão proibidos de fazê-lo para consumo no local, evitando assim a permanência demasiada de pessoas e consequente aglomerações.

Diferente da maioria das cidades da região, ao liberar novos setores para funcionamento, Macaé exige que os sócios, proprietários, funcionários e colaboradores realizem testes para Covid-19 no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba (Rua Governador Roberto Silveira, 108, Centro). Dessa vez, entre os dias 3 e 7 de agosto, das 14h às 17h. É necessário agendamento prévio por meio do sistema disponibilizado no site do governo https://vps10828.publiccloud.com.br/login. Devido a essa exigência, e a larga escala de testes realizados na cidade, os números confirmados são mais altos que as demais cidades.

Os estabelecimentos de comércio de rua que possuírem até nove funcionários deverão funcionar com redução de 50% dos seus funcionários. Aqueles que possuírem mais de dez funcionários deverão funcionar com 30% dos seus funcionários, podendo exercer as suas atividades em regime de escala ou rodízio entre os mesmos.

 

Abertura gradual

A partir de segunda-feira (03), a Secretaria de Saúde receberá, com agendamento prévio, representantes de lanchonetes, cafeterias, bares, restaurantes, templos religiosos, academias e shopping centers, a fim de iniciarem os trabalhos de criação de protocolos de segurança para a abertura gradual e futura, conforme serão estabelecidos em Decretos Municipais.

 

Comércio informal

Quem tem cadastro regular de comércio informal deve se apresentar à Coordenadoria Geral de Posturas da Secretaria de Fazenda, a partir da próxima segunda-feira (03) para estabelecer os novos locais e postos de trabalho.

Todos os detentores de cadastro de comércio informal deverão realizar o teste de Covid-19 no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, a partir também da próxima segunda-feira (03 de agosto), de 14h às 17h, mediante agendamento prévio.

A data de retorno das atividades relacionadas ao comércio informal será definida em Decretos Municipais posteriores.

 

Aulas seguem suspensas

O mesmo decreto também prorroga por mais sete dias, a contar da próxima segunda-feira (03 de agosto), a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, pública e privada, incluindo instituições de ensino superior.

Também permanecem suspensas por mais sete dias todas as atividades laborais no município de Macaé, nos âmbitos público e privado.

Algumas atividades já foram liberadas com restrições, como hospitais e clínicas; farmácias; supermercados e mercados; postos de combustíveis; padarias; bancas de jornais e revistas; petshops; Mercado Municipal de Peixes; Feira do Produtor Rural; clínicas, consultórios e laboratórios para atendimentos eletivos; lojas de materiais de construção e de informática; borracharias; oficinas mecânicas; óticas; salões de cabeleireiro e barbearias; e comércio de autopeças, motopeças e lojas e oficinas de bicicletas; escritórios de advocacia e de contabilidade, seguradoras e imobiliárias; operadoras de planos de saúde e lojas de utilidades domésticas; o Fórum Desembargador Ivair Nogueira Itagiba; papelarias; lojas de artigos de pesca; centros de treinamento em saúde e segurança para o setor petróleo; lojas de roupas com acesso direto para a rua ou situadas dentro de centros comerciais de pequeno porte; chaveiros; armarinhos; lojas de sapatos; lojas de móveis; lojas de eletrodomésticos e autoescolas.

Categorias: Macaé Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias