BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (28)

Em Cabo Frio, Rafael Peçanha não quer ser vice; vídeo de Zé Bonifácio bomba; Ruy França no Cidadania; Manifestação da Educação e réveillon cancelado; 15MinutosNoRC com Jorge Resende; manifestação do turismo em Arraial; Fake News em Búzios; pré-candidatura de Stefano em São Pedro é destaque nO São Gonçalo; e muito mais...


CANDIDATO A VICE, NÃO

O vereador Rafael Peçanha (Cidadania) negou veementemente que vá aceitar o convite para ser vice na chapa de José Bonifácio (PDT) para disputar as eleições de Cabo Frio. Na noite dessa segunda-feira (27), os representantes dos partidos coligados à candidatura de José Bonifácio se reuniram e por webconferência, e por unanimidade, decidiram que o nome ideal para compor com Zé, é Rafael Peçanha. Decidiram então procurar o vereador para tentar convencê-lo. Mas ele está irredutível. Ao Portal RC24h, Peçanha se disse lisonjeado com o convite, mas que decidiu, junto à família, não participar do pleito desse ano. Fazendo analogia com a metáfora do cavalo que passa selado, Rafael disse que vai ajudá-lo a correr bem, se alimentar e ganhar a corrida, mas não vai montar nele: “Fico honrado com esse reconhecimento e estarei na luta pela vitória desse grupo maravilhoso, mas não como candidato a vice”, concluiu Peçanha. Então, tá, né?! Sorte dos adversários. 

 

JURÁSSICO ZÉ

Ainda sobre o PDT, ontem viralizou nos grupos de whatsapp, um vídeo engraçadíssimo com pré-candidato José Bonifácio, no estilo zoeira, que o coloca como figura tão antiga da cidade que estaria por aqui desde os tempos dos dinossauros, passeando na bicicletinha dele. Quando falava com Marcos Azevedo (um querido amigo e da coordenação de Comunicação da Campanha do Zé), sobre  situação de Rafael Peçanha, perguntei se ele viu o vídeo, respondeu que sim e “achou genial”, e o melhor, que o próprio Zé viu, riu aos montes e ainda disse a ele que poderia aproveitar essa situação de alguma forma para trazer uma dose de humor para campanha. Confessei a ele que tinha receio de que pudesse ser encarado como ofensiva, mas Zé, descolado e cuca fresca, curtiu. “A única coisa que os adversários tem pra falar é a idade dele”, comentou Marquinho. 

 

 

MIMIMI SEM FUNDAMENTO

Postamos o vídeo no maior bom humor, mas uma parcela dos simpatizantes, levaram para o fígado. Que gente mais mal humorada. Quem fez? Não fomos nós do RC, nem sabemos quem criou. Mas que foi engraçado, ah, isso foi. Tanto que o próprio Zezinho riu. E não adianta ficar de mimimi. Por aqui, não fazemos distinção de zoeira. Temos bom senso e não temos políticos de estimação. Já zoamos Alair correndo na piscina, Serginho dançando Pablo Vittar, MM sendo carregado por fantasmas, Adriano e Iranildo no app de mudança de sexo e tantos outros. Nenhum reclamou. Porque sabem que é nosso estilo. De qualquer forma, fica registro do vídeo que deu mais audiência (3 mil visualizações) que todas as lives que Zé fez nos últimos 15 dias. 

 

 

PARTIDO TÁ OK

O pré-candidato à Prefeitura de Cabo Frio, Coronel Ruy França, bateu o martelo e escolheu o Cidadania como a sigla que vai abrigar a candidatura. O convite foi feito pelo próprio presidente estadual do partido, Comte Bitencout. Apesar de ainda não ter assinado a ficha de filiação, as tratativas já estão avançadas e até comunicado oficial do partido sobre a pré-candidatura já foi divulgado. Na carta em papel timbrado, o Cidadania disse que “tem convicção que [Ruy França] apresenta um quadro de conduta integra e notadamente ilibada, com ampla capacidade para governar e conduzir o município a um futuro digno e promissor”. A filiação será oficializada na convenção partidária, já que o prazo para os militares poderem entrar em corridas eleitorais é maior. Um detalhe curioso de tudo isso é que quem também está no Cidadania é o vereador Rafael Peçanha, que, por vez, recusou convite para ser vice de José Bonifácio (PDT). Seria esse um sinal, já que Ruy França sempre foi próximo do ex-deputado Jânio Mendes (PDT)?

 

 

EDUCAÇÃO NA LUTA

Membros do Sindicato dos Profissionais da Educação de Cabo Frio (Sepe Lagos) fizeram um protesto nesta terça-feira (28), na secretaria de Fazenda. A categoria foi cobrar do secretário o pagamento dos salários de junho, que ainda não foi depositado. Ao Portal RC24h, o sindicato explicou que o assunto foi discutido em plenária virtual com a presença de um advogado na segunda (27), e que “nos últimos meses, os mais prejudicados tem sido os aposentados e os readaptados de função”. O Sepe reiterou que “a folha de pagamento da educação está fracionada desde junho do ano passado e a secretaria de Educação depende de recursos próprios para pagar os profissionais que ainda não receberam”. Os sindicalistas foram recebidos pelo secretário Clésio Guimarães, que disse a eles que a folha de pagamento será enviada ao banco ainda nesta terça. No fim, parece que, pelo menos, esse capítulo da triste novela da educação em Cabo Frio terminou bem. Mas a PM precisou ser chamada. Tinha necessidade disso?

 

 

SEM RÉVEILLON

A Prefeitura de Cabo Frio anunciou nesta terça-feira (28), que a festa de Réveillon do município que está cancelada. O anuncio seguiu a determinação de cidades como São Paulo e o Rio. O governo informou que está verificando alternativas para compensar a ausência de uma das festividades mais importantes para a economia e o turismo local. A festa na Praia do Forte, que, de acordo com a Prefeitura, é a segunda maior do estado, foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19, no entanto, adiantou que nenhum outro evento público será promovido pela Prefeitura no 2º semestre de 2020. Os eventos particulares em áreas públicas também estão vetados, porque não vão conseguir autorização. “Estamos estudando alternativas para a virada de 2020 para 2021. O que temos definido até o momento é que não vamos realizar e nem autorizar qualquer evento em área pública”, cravou o prefeito Dr. Adriano (DEM). A decisão era previsível. A cidade não tem recursos para promover o evento há pelo menos dois anos, ainda mais, em meio à pandemia e atrasos salariais.

 

 

#15MINUTOSCOMRESENDE

O engenheiro civil e pré-candidato a prefeito de Araruama pelo PDT, Jorge Resende, é o convidado do #15MinutosNoRC desta quarta-feira (29). Autointitulado a via à esquerda, antibolsonarista da corrida eleitoral do município, Resende vai falar sobre suas ideias para a cidade. Ex-secretário do governo de Chiquinho do Atacadão, o rompimento com o marido da atual prefeita Lívia de Chiquinho (PP) também está em pauta. O papo, que promete ser dos mais interessantes, será transmitido a partir das 16h nas fanpages do RC24h e da Rádio Costa do Sol Fm.

 

 


MANIFESTAÇÃO EM ARRAIAL

Profissionais que atuam no turismo de Arraial do Cabo se manifestaram pelas ruas da cidade e seguiram em marcha até a porta da prefeitura nessa terça (28), pedindo a flexibilização das atividades turísticas, interrompidas desde início da pandemia. Um dos maiores geradores de emprego e renda do município são os passeios de barcos e as excursões. Como tudo isso está proibido desde final de março, empresários, barqueiros, ambulantes, guias entre outros profissionais resolveram se reunir para pressionar pela liberação. Nas redes sociais, o prefeito Renatinho Vianna disse ter firmado um compromisso para a reabertura das praias para moradores, exceto Prainhas do Atalaia e Praia do Forno. "Os ambulantes cadastrados nessas praias poderão procurar a Secretaria de Segurança para serem encaminhados, temporariamente, para atuarem em outros locais", garantiu Renatinho, frisando que "entre flexibilizar a economia e preservar a vida, o município vai manter a decisão de priorizar a saúde da população cabista". A prefeitura disse ainda através de nota, que todas as decisões de flexibilização precisam da anuência do Ministério Público.

 

 

NOVA FAKE NEWS EM BÚZIOS

Como já é sabido para quem acompanha a política de Búzios, as fake news também estão bombando por lá. Desta vez a vítima é a presidenta da Câmara, Joice Costa. Segundo boatos, ela teria renunciado a pré-candidatura, ainda por cima, formalizado acordos com outros grupos políticos. Ela desmentiu e garantiu o compromisso com a população buziana. "É FAKE NEWS! Reafirmo. Sigo firme na luta como pré-candidata à prefeita nas eleições de 2020, conforme o lançamento da minha pré-candidatura, com anuência do Partido Progressista, que foi em 9 de março do ano corrente", declarou Joice. Mais uma notícia fraudulenta desmantelada somente essa semana. Na segunda-feira (27), a gente lembra que os ataques se direcionaram ao Alexandre Martins (REP). Isso tudo apenas na pré-campanha. Imagina na campanha mesmo.

 

 

COVID EM BÚZIOS I

O vice-prefeito e pré-candidato a Prefeitura de Búzios, Henrique Gomes (PATRI), segue internado no Hospital Gaffrée Guinle, no Rio, em decorrência da Covid-19, desde a última quinta-feira (23), como já informamos na coluna anteriormente. Cabe ressaltar que, apesar de ser um hospital de referência, Gomes passa bem e só foi internado após recomendações preventivas de seu médico por ele ter problemas renais. De acordo com seu fiel escudeiro, Robinho Mota, Henrique se recupera bem e já apresenta sinais de melhora. Robinho destacou ainda que, apesar de ser muito próximo de Gomes, não pegou o vírus. Além do pré-candidato, apenas um motorista foi contaminado em toda a equipe. Fica aqui nosso desejo de pronta recuperação para os dois.

 

 

COVID EM BÚZIOS II

Outro que também vem melhorando dia após dia, depois de um grande susto, é o ex-vereador de Búzios e chefe de gabinete do deputado estadual Dr. Serginho (REP), Henrique DJ. Henrique chegou a ficar entre a vida e a morte quando estava internado na clinica Clinerp, em Cabo Frio. A pressão arterial do ex-parlamentar chegou a 4/2 e os parentes foram chamados quase que em clima de despedida para visitar Henrique, que estava entubado. Daí, a família tomou uma decisão radical, bateu de frente com a clínica e colocou Henrique em uma ambulância rumo ao Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, no Rio. Lá, Henrique foi tratado em um equipamento que melhora a saturação do sangue. Graças ao tratamento, Henrique praticamente ressuscitou. Na torcida pela melhora do DJ, a família pede orações de amigos e pessoas que gostam dele. Importante destacar que quase todas as pessoas que trabalham na campanha de Joãozinho Carrilho, que tem a coordenação de Junior Godo, também contraíram a Covid-19, com exceção do próprio Joãozinho, pré-candidato do grupo à Prefeitura de Búzios. Estimamos a melhora de todos.

 

 

O FENÔMENO

Durante a transmissão online da inauguração das obras em Lagoa do Bulcão, em Iguaba Grande, no último sábado (24), um dos destaques foi a fala do vereador Adriano Mairink (PP), mais conhecido como Tikinho. Apoiador fervoroso da base ex-prefeita Grasiella Magalhães (PP), o parlamentar se desdobrou em elogios ao atual, Vantoil Martins (Cidadania) a quem confessou estar impressionado com tudo que realizou em tão pouco tempo. Entre o que foi dito por ele, “Vantoil não é um prefeito, é um fenômeno!”. Com um elogio desses Tikinho já figura entre os vereadores favoritos do homem, também não é pra menos. E agora, Adriano nem se lembra mais da ex.

 

 

STEFANO NA LUTA

O advogado Stefano Leite foi destaque nesta terça-feira (28), no site O São Gonçalo que informava sobre o seu lançamento como pré-candidato na sucessão municipal em São Pedro da Aldeia. A nota dava conta de que o “Doutor Stefano, como é conhecido, aposta na experiência com gestão pública como 'trunfos' de campanha, já que atuou como procurador do município, secretário de governo e vereador, eleito no ano 2000.” Pelo telefone, no entanto, Stefano destacou que a campanha dele ainda não teve pré-lançamento. Prometeu que vai avisar oficialmente quando o fizer. O advogado, como a Aldeia inteira sabe, é o escolhido do prefeito Chumbinho. Embora seja uma pessoa respeitável e querida por todos, ele enfrenta o desafio de atenuar a rejeição natural de um prefeito que já entra no último semestre de sua gestão de 8 anos. Desafio que aliás, cabe aos dois (Chumbinho e Stefano).

 

 

ALERJ REVIDA

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) vai recorrer da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que suspendeu o processo de impeachment do governador e determinou a recomposição da comissão especial que analisa a denúncia contra Wilson Witzel. A decisão foi tomada por unanimidade em reunião entre os líderes partidários realizada no início da tarde desta terça-feira (28/07).Os parlamentares decidiram ajuizar o recurso no início de agosto, quando termina o recesso no judiciário. Com isso, quem analisará o pedido da Casa será o ministro Luiz Fux, relator do processo. A liminar foi concedida no plantão judiciário pelo ministro Dias Toffoli no último dia 27, em meio ao recesso da corte. "Nós reafirmamos a confiança em tudo o que foi feito, na composição da comissão, a definição do rito, que seguiram a Lei 1.079/50 e a ADPF 378. Elas determinam a participação de todos os partidos, e permitem a formação da comissão por indicação dos lídres. Estamos garantindo o direito à ampla defesa do governador", afirmou o deputado André Ceciliano.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias