Cabista Alexandre Pantoja é superado por Askar Askarov no card principal do UFC: Figueiredo x Benavidez

Vitória deixa russo próximo de disputa de cinturão na categoria até 57kg


No confronto que provavelmente definiu o próximo desafiante ao cinturão do peso-mosca (até 57kg), melhor para Askar Askarov, que venceu Alexandre Pantoja por decisão unânime (triplo 29-28), na abertura do card principal do UFC: Figueiredo x Benavidez, neste sábado (18), na Ilha da Luta, em Abu Dhabi. O brasileiro começou bem, mas sucumbiu à pressão incessante do rival nos rounds seguintes.

O começo foi eletrizante. Rapidamente, Pantoja encaixou uma guilhotina e faltou pouco para conseguir a finalização. O russo escapou, e o brasileiro transitou para o braço, mas novamente não conseguiu ajustar a posição. Por baixo, Pantoja seguia ativo, ameaçou um ataque no pé do rival, desistiu e se levantou. Askarov insistiu na luta agarrada, aplicou a queda, mas não estabilizou a posição. Com calma, ele foi grudou nas costas do brasileiro e insistiu em levá-lo para o solo. Pantoja buscou o giro para se desvencilhar e deu certo por um breve momento. Askarov voltou a colocar o oponente com as costas na grade segundos depois. Eles disputaram posição no solo, e Pantoja aproveitou para ir para as costas e fechar o cadeado na linha de cintura. O brasileiro buscou o mata-leão, mas o round terminou antes que ele conseguisse encaixar a posição.

Os dois voltaram acelerados, mas desta vez Pantoja controlou mais a distância no minuto inicial. Eles passaram a trocar golpes da média pra curta distância, e o russo colocou para baixo. Com a guarda muito ativa, o brasileiro buscou a chave de braço e não parava de se mexer. A estratégia funcionou, e Pantoja ficou de pé. Eles passaram a disputar o domínio na grade, até que o brasileiro escapou do oponente. Askarov não desistia da luta agarrada, mas outra vez na reta final do round viu Pantoja dominar suas costas e buscar o mata-leão. Sem encontrar espaço para envolver o pescoço do rival, o brasileiro resolveu golpear, mas perdeu a posição pouco antes do cronômetro zerar.

A trocação inicial do último round teve vantagem do russo nos primeiros momentos. Parecia que Askarov ia crescer na luta, mas Pantoja acertou um direto de direita e fez o rival ir ao solo. Ao tentar ficar por cima, foi rechaçado pelo rival, que se levantou. Os golpes do russo passaram a entrar de forma mais fácil no rosto de Pantoja, que mantinha a guarda baixa no assalto final. Mais confortável em pé, Askarov já não buscava as quedas com a mesma insistência dos rounds anteriores. Pantoja tentou apostar nos chutes, mas era pouco ativo. O córner do brasileiro gritava desesperado para ele atacar, mas ele pouco fez no fim.

 

*Com informações do GE.

Categorias: Arraial do Cabo Esporte

Fotos da notícia




Outras notícias