BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (15)

Prefeito de Iguaba Grande entrega escolas reformadas durante pandemia; Tem mulher na liderança da oposição de Cabo Frio; Vice-prefeito de Búzios faz café da manhã com a imprensa; São Pedro da Aldeia vai inaugurar Hospital do Olho; Confusão da oposição de Arraial do Cabo; Deputados vão a Araruama fiscalizar aplicação de recursos da Covid... E muito mais!


ENTREGANDO REFORMAS

Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Iguaba Vantoil Martins (Cidadania) - acompanhado do vice, Alexandre da Farmácia (PSB) e do secretário de Educação Fred de Carvalho - inaugurou as novas instalações de duas escolas, Nerea Esther Batista Alcoroforado Natividade e Paulino Pinto Pinheiro, que passaram por reformas nesta quarentena. Além dessas duas escolas, Vantoil também vai entregar as novas instalações da Biblioteca Municipal Professor Elýzio Pacheco Paes. Localizada na Praça da Estação, ela possui um acervo de cerca de 18 mil publicações e será inaugurada na sexta-feira (17), às 9h, com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook.

 

 

 

 

WEBCONFERÊNCIA DA CULTURA

Atenção artistas, fazedores de cultura, associações, coletivos, dirigentes de espaços culturais e sociedade civil: nesta quinta-feira (16), às 11h, a subsecretaria de Cultura de Iguaba Grande participará de uma webconferência sobre a Lei Aldir Blanc. O encontro será realizado pela plataforma Google Meet com transmissão ao vivo pela página da Prefeitura no Facebook, e com participação de dois convidados: José Facury (Conselheiro Estadual de Cultura pela Baixada Litorânea e representante do Rio no Observatório Nacional da Lei Aldir Blanc) e Carlos Henrique Pimentel (Fundação de Cultura de Rio das Ostras).  

 

 

 

MULHER NA LIDERANÇA

A vereadora de Cabo Frio Letícia Jotta (PROS) assumiu a liderança da oposição na Câmara municipal em lugar de Rafael Peçanha (PDT). A parlamentar, que já era do bloco oposicionista, agora comanda o grupo composto por quatro vereadores. À coluna, Letícia considerou que esse é mais um desafio que ela vai enfrentar na vida. "O que as pessoas podem esperar é que eu vou lutar do mesmo jeito e até mais combativa (...) E vou tomar algumas medidas enérgicas e que logo a população vai ficar sabendo", afirmou.

 

 

 

SUSPEITA DE COVID-19

O vereador e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Aquiles Barreto (PT) está com suspeita de coronavírus. Ele mesmo postou no seu perfil do Instagram um esclarecimento: “Venho através das minhas redes sociais informar que, por medida de prevenção, estou entrando em completo isolamento social por suspeita de coronavírus. Já fiz o exame esta manhã e aguardarei o resultado em isolamento domiciliar, conforme determinação médica. Assim que sair o resultado, informarei a todos. Um forte abraço.” Pelo telefone, ele disse que começou a se sentir mal na noite de domingo (12) e decidiu se isolar desde então. Nesta quarta (15), ele fez uma ressonância que revelou uma pneumonia. Além disso, ele vem sentindo febre e perda de paladar e olfato. Mas mesmo assim fez questão de destacar que está bem e vem trabalhando do isolamento: “estou no telefone o tempo todo falando com as pessoas fazendo fechamentos políticos”, confessou. Nesta quinta-feira (16), sairá o resultado do exame dele. Estimamos melhoras.

 

 

 

CONEXÃO BRASÍLIA

A vontade de ser prefeito do empresário e pré-candidato Rodrigo Gurgel (PSL) é tamanha, que antes mesmo de disputar a eleição, ele meio que já se movimenta como um articulado chefe de executivo, indo a Brasília, em busca de dinheiro para Cabo Frio. Embora não tenha mandato, Rodrigo é descolado e embarcou nessa terça-feira (14), para capital federal, com o amigo Fábio Feijó (e pré-candidato a vereador) para onde se encontrou com deputado Professor Joziel (PSL). A primeira parada foi a sede da Polícia Federal, onde solicitaram a doação de viaturas para a Guarda Municipal. Se vai conseguir ainda não se sabe. Depende muita da boa vontade do governo municipal, mas pelo menos, Rodrigo mostra força de vontade em fazer algo pela cidade que anda com déficit enorme. Gurgel retorna para Cabo Frio ainda nesta quarta (15).

 

 

CULTURA SEM AUXÍLIO

Não bastasse a enxurrada de problemas financeiros por que passam a prefeitura e a população de Cabo Frio por conta da pandemia, os profissionais de um dos setores mais atingidos pela pandemia que é a cultura, correm o risco de não conseguirem nem botar comida na mesa. Isto porque sem a comprovação oficial da posse do conselho municipal de cultura por meio de diário oficial, o repasse federal do auxílio emergencial a esse grupo não é efetivado. Não só a cultura é afetada como também a população, que fica sem saber o que a Prefeitura está realizando. O problema é que o veículo que publica os atos do governo está sem receber do município há seis meses, por isso, nenhuma publicação está sendo feita, ou seja, transparência zero. O pessoal está pedindo socorro há tempos, pois o segmento foi o primeiro a parar e será o último a voltar. A polêmica foi objeto de debate em live do Portal RC24h nesta quarta-feira (15), com a participação do conselheiro estadual de cultura, José Facury, e o secretário de cultura de Arraial do Cabo, Ives Passarelli. Assista:

 

 

 

 

CAFÉ COM A PRESIDENTE

A Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (ACIA) realizou nesta semana um balanço do "Café com a presidente". O encontro acontece sempre segunda-feira, na sede da associação, das 9h às 17h: "Estou pronta para ouvir sugestões, críticas e fechar parcerias que tragam benefícios aos nossos associados. Recebemos empresários e amigos para tomar um café, conversar, podemos compartilhar ideias e, com isso, buscar soluções para alavancar o nosso comércio", disse a presidente, Patrícia Cardinot. A ACIA informou ainda que segue o protocolo de higienização como uso de máscara e álcool em gel nas mãos.

 

 

 

CAFÉ COM HG

O pré-candidato a prefeito de Búzios, e atual vice, Henrique Gomes (PATRI), realiza nesta quinta-feira (16), um café da manhã com a imprensa da região. Segundo HG, o bate-papo será para o lançamento da pré-candidatura e apresentação de suas propostas. Vai aproveitar a ocasião também para passar como vai ser sua comunicação com a mídia local. O encontro está marcado para as 10h desta quinta-feira (16), na Praia da Ferradura.

 

 

 

 

 

 

ESTRATÉGIA GLADYS NUNES

O pré-candidato a prefeito de Búzios, Joãozinho Carrilho (PRTB) tem conseguido bastante êxito na função que vem desempenhando há alguns meses, a de radialista. O programa que ele pilota reclama das mazelas do governo André Granado (MDB), que responde imediatamente fazendo os reparos. Em Búzios, os adversários dizem que o jogo é combinado, mas questionando Joãozinho sobre isso, ele negou. Disse que, na verdade, o que ele vem fazendo é exatamente o que a pré-candidata e adversária dele Gladys Nunes (PSC) fez nos últimos três anos e meio: ver um problema, ir lá, "meter o pau" e em seguida os secretários, com medo, saem correndo para resolver. Só que aqueles que hoje estão disputando com ele se utilizam dessa estratégia de dizer que o jogo é combinado para ver se cola a rejeição de Granado dele: "É, mas não vai colar", disse Joãozinho.

 

 

 

RESISTA BÚZIOS

Búzios lançou frente única chamada "Resista Búzios". O objetivo é mostrar união e se contrapor à falsas candidaturas progressistas na cidade, mas que por trás, representam o pensamento retrógrado. Na frente estão: Mardônio Gomes do PSB, Fernanda de Moura Borges do PSOL, Rubens Lopes da REDE e Pétala Corman do recém fundado UP. O PT também está em tratativas. Salta aos olhos a ausência do PDT. Veja parte da nota: "Nunca foi tão urgente apresentarmos propostas alternativas à política tradicional dos acordos de gabinete, dos aventureiros de ocasião e de oportunistas que se lançam como 'salvadores da pátria' e, depois de eleitos, usam a máquina pública para benefício próprio. A falta de oportunidades de estudo e trabalho têm levado as pessoas a votarem em políticos em troca de cargos para a família ou em troca de favores pessoais, aparelhando a administração pública a serviço de poucos. Os serviços públicos que deveriam ser para todos, sem distinção, passam a ser de domínio de um grupo, servindo de moeda de troca para vantagens e acordos, que visam sempre a manutenção do poder. Essa prática deixa as pessoas em situação humilhante, sem voz, reféns de uma política opressora, que tem mantido os mesmos grupos políticos no poder ao longo de anos, sem um projeto de cidade. Chega!...Pelo fim das opressões de gênero, raça e sexualidade! É preciso RESISTIR, e que ninguém solte a mão de ninguém", diz a declaração do coletivo.

 

 

 

SÃO PEDRO TERÁ R$ 707 MIL

A Lei Aldir Blanc repassará R$ 707 mil para artistas e equipamentos culturais aldeenses. Para explicar detalhes da lei e como funcionará o repasse, a Secretaria Municipal Adjunta de Cultura tem realizado encontros virtuais ao vivo. Para fiscalizar a aplicação da verba, será nomeado um grupo de trabalho tirado do Conselho Municipal de Cultura, além da criação de um Comitê de Incentivo à Cultura, com dois representantes da sociedade civil e dois do governo.

 

 

 

TRANS NA ELEIÇÃO

São Pedro da Aldeia, apesar de ser uma das cidades mais conservadoras e a que mais votou em Bolsonaro nas eleições  (acima de 80%),  é a única cidade da Região dos Lagos que conta com duas pré-candidatas a vereadora trans. Uma é a militante do movimento LGBTQI+, Laysa Jotha (DEM); e a outra é a advogada Tatiana Crispim (PP). Para saber um pouco mais sobre elas e sobre a transexualidade, nós vamos bater um papo nesta quinta-feira (16), no #15MinustosNoRC, às 15h, na fanpage do Portal RC24h e da Rádio Costa do Sol FM (101,7). Vai ser bastante interessante, vale conferir. Fique ligado.

 

 

 

CONFUSÃO DA OPOSIÇÃO

O pré-candidato a prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (SDD) entrou com ação na justiça contra outro pré-candidato, o vereador Ton Porto (DEM). O motivo foi a pesquisa fake que circulou há duas semanas conforme divulgado na Boca Miúda de 30 de junho. Na ação, os advogados do empresário alegam que a pesquisa é falsa e que manipula dados. No documento, Marcelo pede à justiça que impeça a divulgação e o compartilhamento da mesma. Importante destacar que a equipe do RC24h confirmou com o instituto que o mesmo não produziu tal pesquisa. O pessoal de Ton está preocupado que haja um clímax entre os grupos oposicionistas.

 

 

 

MULTA DE R$ 2 MILHÕES

O Procon de Arraial do Cabo abriu um processo administrativo contra a Enel por conta da quantidade de reclamações acerca do serviço prestado pela empresa. Nesta quarta (15), por meio das redes socias, a Prefeitura afirmou que a concessionária terá que pagar uma multa que ultrapassa R$ 2 milhões no prazo de 30 dias corridos após a publicação do processo. As principais reclamações são de quedas constantes de luz, troca de medidor sem comunicação e acompanhamento do cliente e corte de energia em plena pandemia de Covid-19, prática que foi proibida por lei Estadual.

 

 

 

INSTRUMENTO FUNDAMENTAL

O Plano Diretor Municipal é o mais importante instrumento de ordenamento territorial das cidades e deve ser revisado pelo menos a cada dez anos. Para falar sobre os processos de revisão e discutir sobre a construção do Plano de Arraial do Cabo, o Projeto Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos - NEA-BC, irá realizar na próxima segunda-feira (20), às 10h30, um bate-papo com o professor e procurador do Estado, Augusto Werneck, um dos membros da PUC-Rio responsáveis pela coordenação do processo de revisão do Plano Diretor de Arraial. A live será transmitida pela fanpage do NEA-BC.

 

 

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), foi para a rede social "responder" sobre os repasses de recursos federais e estaduais ao município para o enfrentamento da Covid-19. "Desde o início rompemos com o sistema, acabamos literalmente com as "tetas", provocando total desespero nesses grupos políticos da cidade", disse Lívia numa postagem desta quarta-feira (15). A prestação de contas aconteceu logo depois que os deputados Dr Serginho (REP), que é vice-presidente da Comissão para Fiscalizar Ações de Combate ao Coronavírus no Estado, e Fillipe Poubel (PSL) estiveram na Prefeitura. Eles protocolaram um requerimento de informações, pedindo esclarecimentos da chefe do executivo araruamense sobre a falta de transparência nos gastos com o dinheiro público e investimentos na saúde. 

 

 

 

DESCONTO INDEVIDO

Ainda sobre Araruama, os servidores estão "fulos" da vida com a Prefeitura. Apesar da lei sancionada por Lívia de Chiquinho (PP), em maio, proibindo o desconto em folha de empréstimo consignado por três meses, o funcionalismo disse que o débito está acontecendo sim. Em nota, o município esclareceu que a Lei está sendo aplicada, e que se está havendo desconto em conta corrente a culpa é da instituição bancária. O sindicato dos servidores disse que irá oficiar a prefeitura. Isso ainda vai dar pano pra manga.

 

 

 

 

TRANSPORTE ESCOLAR

Desde a suspensão das aulas por conta da pandemia, cerca de 350 motoristas de vans deixaram de realizar o transporte de estudantes e tiveram a renda comprometida. Diante da retomada gradativa das atividades, o vereador Guto Garcia (PDT) apresentou um requerimento, na sessão virtual da Câmara de Macaé desta quarta-feira (15). Ele solicita ao governo estudos sobre a possibilidade de utilizar os profissionais no transporte público. O pedido foi aprovado com dez votos favoráveis, tendo um contrário e uma abstenção.

 

 

 

RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

O planejamento do retorno às aulas presenciais no estado será discutido, nesta quinta-feira (16), às 10 horas, pela Comissão de Educação da Alerj. Em debate, o protocolo a ser adotado tanto na rede pública quanto nas instituições privadas da educação básica. A reunião será transmitida pela TV Alerj canal 12 da NET, 15.2 na TV aberta e no Youtube. "Na audiência, pretendemos debater com amplos setores da comunidade escolar, especialistas em saúde, pesquisadores em educação, gestores de diferentes níveis e representantes dos movimentos sociais quais os cenários da pandemia no Rio de Janeiro, a construção dos protocolos de retorno às atividades presenciais e a reorganização escolar na perspectiva da garantia do direito à Educação de qualidade para todos e todas, com rígidas regras de segurança para estudantes, profissionais da educação e a população como um todo", explicou o presidente da comissão, deputado Flávio Serafini (PSOL).

 

 

 

'NÃO SOU LADRÃO'

O governador do estado do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) fez uma postagem na manhã desta quarta-feira (15), afirmando que não é ladrão e que não vai permitir que corruptos e ladrões tomem conta do seu governo. Ele destacou ainda que sofre "acusações levianas" feitas por "gente que não quer um juiz governando o estado do Rio de Janeiro". A declaração veio logo após o ex-secretário de Saúde, que era braço direito do governador, Edmar Santos assinar um acordo de delação premiada, que tem foco em Witzel. Segundo comentários de bastidores, ele tem como comprovar o envolvimento do governador no escândalo de corrupção. Edmar Santos foi preso na última sexta (10), acusado de desviar recursos do combate a Covid-19. Na casa de Edmar, o MPRJ afirma que foram encontrados, pelo menos, R$ 8,5 milhões. O STJ negou hoje um pedido de habeas corpus de Edmar Santos. A decisão foi da ministra Maria Thereza de Assis Moura, vice-presidente da corte.

 

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias