Festival sobre ancestralidades e contemporaneidades começa nesta segunda-feira (20)

Evento é organizado pelos Movimentos negros da Região dos Lagos e também terá programação ao vivo via internet


Diversos movimentos negros da Região dos Lagos do Rio se uniram para organizar um festival sobre ancestralidades e contemporaneidades. O evento terá programação transmitida ao vivo no YouTubeFacebook e Instagram a partir desta segunda-feira (20) e nos dias 22, 24, 28, 30 de julho e 1º de agosto.

As atividades se propõem a debater temas importantes à população negra brasileira, partindo das experiências dos Movimentos de Negros e Negras da região. Uma das organizadoras do evento, Márcia Fulô, do coletivo Griot, de Cabo Frio, explicou a intenção do festival.

"Queremos apresentar e evidenciar as nossas contra-narrativas, não só em resposta ao sistema capitalista patriarcal e racista que tenta arruinar nossas perspectivas futuras, mas para o fortalecimento dos nossos quilombos contemporâneos", disse Márcia.

A abertura do evento nesta segunda será às 18h, com uma roda de conversa, via YouTube e Facebook, com a diretora artística do grupo Tambor de Cumba, Aninha Catão, Cláudia Vitalino, presidente estadual da Unegro-RJ, e o dirigente nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), Marcelo Dias.

Às 20h30, o Instagram do festival terá uma apresentação de kizomba com o Mestre Mistério e convidados.

O restante da programação será divulgado ao longo dos próximos dias nas páginas do evento.

O evento é organizado pelo Coletivo Negro Fuzuê, Coletivo Vista Minha Pele, NEAB Rio das Ostras, Pesquisadoras Negras da Região dos Lagos, Griot Pesquisa, difusão, memória em tradicões afro, Movimento Voluntário Cultural de Macaé e Associação de Cultura e Capoeira Balikuddembe.

Categorias: Cultura Região dos Lagos

Fotos da notícia




Outras notícias