MODARC24H / PAOLA SIMÕES: Renda-se à febre do Tie Dye

"A estampa tie dye, como é conhecida, já está dominando as ruas e promete ser uma febre, não só agora no inverno como também no verão"


Sabe aquela camisa que você fez quando era adolescente, torcendo a peça, amarrando com um barbante e mergulhando-a em um balde com tinta para tingir tecido? Pois é, ela está de volta! A estampa tie dye, como é conhecida, já está dominando as ruas e promete ser uma febre, não só agora no inverno como também no verão.   

Tradicionalmente utilizada por diversas culturas no mundo, principalmente as asiáticas e africanas, o tie dye é uma técnica antiga. No Japão ela é conhecida como shibori, e possui uma infinidade de tipos de amarrações e dobraduras de tecido capazes de criar os mais incríveis padrões de tingimento.

O retorno atual do tie dye para a moda começou a ganhar força no final do ano passado, quando a Dior desfilou sua coleção Primavera Verão 2019 em Paris, com um espetáculo totalmente inspirado no universo da dança. Na passarela a marca apresentou inacreditáveis estampas em tie dye, tão elaboradas que teve quem nem percebesse que se tratava desta técnica.  

A partir daí, a padronagem em tie dye começou a ser novamente disseminada em peças assinadas por grandes marcas brasileiras e internacionais, como na coleção da Hering assinada pela influencer Camila Coutinho.

O que vocês precisam entender  é que o tie dye será amplamente usado por homens e mulheres de todo o mundo.  Seja em biquínis, vestidos, calças ou blusas, a estampa já está em muitas vitrines, e começa a ser consumida pelas fashionistas. Mas, como usar o tie dye?  Vamos então para algumas dicas de uso para você ficar na moda! 

Em looks informais o tie dye é campeão. Investir em saias e shorts curtinhos em cores que podem ser combinadas com diversas outras é uma boa dica, pois você poderá usar a peça diversas vezes. Para completar o look, os tênis do modelo sneakers são uma ótima opção, e vão deixar o seu look fashionista e confortável. 

Os biquínis e acessórios  para praia e piscina também ganharam suas versões na padronagem. Destaque para as peças que a marca Triya apresentou na última São Paulo Fashion Week, com formas e cores vibrantes que são a cara do calor brasileiro. 

Mas nem só de peças casuais vive o tie dye. Apesar de lembrar o estilo hippie dos anos 60 e 70, a estampa não necessariamente é psicodélica ou com cara de "faça você mesmo”. Como aposta da temporada, muitas marcas investiram na estampa repaginada para criar looks elaborados e sofisticados, como os vestidos Oscar de La Renta e Valentino. 

Para começar a entrar na febre escolha um dos conjuntos quentinhos em moletom ou malha que viraram sensação nesse inverno, ou vai devagar abusando apenas de acessórios como meias, bolsas...

Mas não se esqueça até o verão temos muito tie dye pra ver....aproveita a 40tena e tente criar uma peça só sua.

 

 

*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

 

Categorias: Opinião Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias