CABO FRIO/ Nova demarcação de estacionamento na Avenida Litorânea coloca frequentadores da ciclovia em risco

Apesar de parecer uma boa solução, o desembarque do estacionamento ocorre dentro da faixa destinada a ciclistas e corredores, atrapalhando a circulação. Além disso, as vagas ocupam metade da via destinada para carros, aumentando o risco de acidentes. Secretaria de Mobilidade Urbana se comprometeu a desfazer a demarcação até a próxima quarta (8)


A fim de aumentar o estacionamento em um dos pontos turísticos mais frequentados na alta temporada, parte da Avenida Litorânea foi demarcada com novas vagas para carros. Mas apesar de parecer uma boa solução, o estacionamento colocou em risco, ciclistas e praticantes de atividades físicas que usam a ciclovia, além de aumentar o risco de acidentes na avenida.

As novas vagas foram feitas paralelas, junto à ciclovia, de modo que o embarque e desembarque de passageiros ocorre dentro da faixa destinada a ciclistas e corredores, atrapalhando a circulação da via e colocando em risco iminente de acidente todos os seus usuários.

Além disso, a largura disponível para a circulação de carros no lado oposto diminuiu pela metade. A via de rolagem, que antes media quatro metros e meio no sentido Praça da Cidadania, passou a medir dois metros e meio, o que é insuficiente para a passagem de veículos. Como consequência, os carros passaram a utilizar a via de sentido contrário para trafegar, tumultuando o trânsito e trazendo perigo de colisões frontais.

A denúncia foi feita por atletas e usuários da ciclovia, em documento enviado ao Portal RC24h. “A Avenida Litorânea até então era o único espaço recreativo na orla que permitia a prática de atividades físicas com conforto e segurança. A Prefeitura, que deveria prezar pela execução de obras técnicas, pela ordem e pela preservação dos espaços de esporte e lazer, neste caso, parece trabalhar no sentido contrário”.

Vale lembrar que o canteiro da avenida sempre foi utilizado de forma irregular em períodos muito movimentados, como na alta temporada do verão. A adaptação feita recentemente permite o uso do local como estacionamento legal.

VAGAS SERÃO APAGADAS

Em resposta ao RC24h, a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que a fim de atender, de forma imediata, a reivindicação dos moradores e ciclistas, as  vagas serão apagadas. A previsão de término dos trabalhos é a próxima quarta-feira(8).

 

 

 

Categorias: Cabo Frio Trânsito

Fotos da notícia




Outras notícias