Mais quatro importantes obras são inauguradas em Araruama

Terceira escola totalmente ecológica, Espaço dos Pescadores, Orla Oscar Niemeyer e Policlínica no bairro Areal foram entregues de forma online, para evitar aglomeração


Nesta semana, a Prefeitura de Araruama inaugurou mais quatro obras importantes para a cidade. Terceira escola totalmente ecológica, Espaço dos Pescadores, Orla Oscar Niemeyer e Policlínica no bairro Areal foram entregues de forma online, para evitar aglomeração.

Terceira Escola 100% Ecológica

Nesta terça-feira (30), foi inaugurada a terceira Escola 100% Ecológica no município. A unidade, que fica no bairro Itatiquara, faz uma homenagem póstuma e leva o nome de Praça Escola Municipal Prefeito Afrânio Valladares.

A unidade em Itatiquara conta com energia solar, o que vai resultar em economia, além do Sistema de Reaproveitamento da água da chuva, que poderá ser usada nos banheiros e para molhar o jardim.

A escola vai atender aproximadamente 900 alunos, em três turnos. São 15 salas de aula, que atenderão os seguintes segmentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

A estrutura física também abrange sala de informática, biblioteca, sala de recursos, sala de professores, sala de diretor, secretaria, recepção, sala de orientação pedagógica, sala de orientação educacional, anfiteatro, camarim, quadra poliesportiva, reversível para teatro, ou seja, além das modalidades esportivas, os alunos também vão poder se dedicar a atividades artísticas e culturais.

Além disso, outro diferencial é que a escola possui uma bela praça. O espaço deverá ser usufruído pelos alunos nos dias da semana, durante o turno escolar. Já nos finais de semana ela é aberta a toda a comunidade para atividades de lazer e cultura.

Durante a entrega, a prefeita Livia de Chiquinho reforçou o compromisso com o ensino de excelência no município. “Nosso objetivo é transformar Araruama em uma grande potência em Educação. E com esse modelo de escola os alunos vão estudar sabendo o que é sustentabilidade ambiental. No total, vamos entregar seis escolas 100% ecológicas, o que representa um marco na nossa cidade”, disse.

 

 Espaço dos Pescadores

O Espaço dos Pescadores Potácio Ferreira, que fica nas proximidades da Orla Oscar Niemeyer, foi inaugurado nesta segunda-feira (29), dia de São Pedro, o protetor dos pescadores.

A obra tem o objetivo de valorizar ainda mais esses profissionais, que representam um setor forte da economia local. Uma atividade que faz parte da cultura do município e é responsável pelo sustento de centenas de famílias.

O Espaço abrange seis cômodos, que vão ser usados para guardar materiais dos pescadores. Além disso, também foi construída uma área de beneficiamento e venda de produtos, composta por 14 bancadas. Ou seja, ali vão ser atendidos 14 pescadores, um por bancada.

O objetivo é que o espaço venha contribuir com o fortalecimento da atividade pesqueira no município, gerando mais trabalho e renda aos profissionais.

Orla Oscar Niemeyer

Também nesta segunda-feira (29), foi inaugurado um espaço de recreação, bem-estar e contato com a natureza, a orla Oscar Niemeyer.

O nome faz uma homenagem ao grande ícone da arquitetura brasileira e que adorava passar as férias no município.

O calçadão tem 1.941 metros de extensão. Interliga os bairros Hawaí, Hospício e Areal, e foi todo construído com recursos próprios do município. Um espaço lindo, às margens da Lagoa de Araruama, onde as pessoas vão poder fazer caminhadas, corridas, relaxar; ou seja, cuidar da mente e do corpo.

Lembrando que as obras no município seguem um protocolo de proteção. Juntas, elas geram mais de mil empregos diretos e são a alavanca de desenvolvimento do município.

Durante a entrega a prefeita Livia de Chiquinho reforçou o compromisso em fomentar o turismo local. “Araruama tem belezas e riquezas, o que faltava eram investimentos, e agora isso é feito com responsabilidade. Investir no turismo é sinônimo de desenvolvimento”, disse.

Policlínica no bairro Areal

A Policlínica do bairro Areal também foi inaugurada nesta segunda (29). A unidade vai oferecer atendimento digno e de qualidade aos moradores, que vão poder cuidar da saúde sem ter que percorrer grandes distâncias.

A obra leva o nome de Policlínica doutor Rinaldo Bello da Silva, uma homenagem póstuma ao honrado médico que dedicou parte da vida a fazer bem ao próximo, cuidando da saúde dos menos favorecidos.

A Policlínica do Areal conta com 379,61m2 de área construída. Está dividida em:
Recepção, cinco consultórios, dois espaços da mulher, farmácia, sala de curativo, sala de nebulização, sala de vacinação, consultório odontológico, enfim, uma grande estrutura que oferecerá atendimento com: Clínico Geral, Pediatra, Cardiologista, Ginecologista, além de equipes de enfermagem e técnicos de enfermagem.

Durante a entrega, a prefeita Livia de Chiquinho falou sobre os desafios vencidos. “O objetivo está sendo cumprido: descentralizar a Saúde Pública no município. Ao inaugurar essas unidades de saúde nos bairros os moradores têm acesso a um atendimento de excelência, sem ter que percorrer grandes distâncias”, disse.

 

 

Categorias: Araruama

Fotos da notícia




Outras notícias