Arraial do Cabo planeja flexibilização interna a partir do final de semana

Prefeitura e Ministério Público caminham para a aprovação do Plano de Controle e Ação do Município até sexta-feira


O processo de flexibilização da quarentena em Arraial do Cabo alcança a fase final e a previsão para início da segunda fase, que implica em uma abertura interna gradativa das atividades comerciais não essenciais, é para o final de semana. O Prefeito Renatinho Vianna já apresentou ao Ministério Público a primeira versão do Plano de Controle e Ação do Município e trabalha nas adequações finais solicitadas pelo órgão e está otimista acerca de uma aprovação ainda nesta semana.

“Trabalhamos muito ao longo dos últimos quatro meses para que Arraial do Cabo enfrentasse essa pandemia com o menor impacto possível, colocando a saúde dos nossos munícipes em primeiro lugar. Seguimos com os menores índices de contaminação da Região dos Lagos e com as ações diárias de fiscalização. Acreditamos que podemos iniciar a segunda fase do plano, a chamada ‘bandeira laranja’, que permite uma flexibilização gradativa das atividades internas. Cada fase seguirá sendo avaliada dia após dia, para atender as demandas da população com segurança”, afirma Renatinho Vianna.

O Plano de Controle de Ações é classificado em quatro zonas, chamadas “Zonas Cromáticas” ou “Bandeiras”, correspondentes às cores verde, amarelo, laranja e vermelho, que serão utilizadas para aplicação, gradual e proporcional, do conjunto de medidas destinadas à prevenção e ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. Atualmente, sem qualquer flexibilização, Arraial do Cabo está com o plano “Bandeira Vermelha”. A segunda etapa, ainda em avaliação dos índices, incluirá parte das atividades comerciais internas. A cidade seguirá fechada para o turismo.

O planejamento leva em conta o número de vagas, internações, casos confirmados e mortes, com base nos dados quantitativos e qualitativos e depende da avaliação e da aprovação do Ministério Público. Após a aprovação, um novo decreto de flexibilização será divulgado com todas as informações para os munícipes, trabalhadores e comerciantes.

Como parte do planejamento, o selo Arraial Limpo e Seguro, desenvolvido pelas Secretarias de Turismo e Eventos e de Saúde, também já está em etapa final e estimula a parceria dos empresários e comerciantes quanto ao cumprimento dos protocolos de higiene e de segurança no funcionamento do local e/ou na prestação do serviço.

Categorias: Arraial do Cabo

Fotos da notícia




Outras notícias