Prefeitura de Macaé apresenta Plano de Retomada ao Ministério Público Estadual

O documento traça estratégia para adoção de medidas de acordo com a faixa de risco de contágio pelo coronavírus vigente


A Prefeitura de Macaé disponibilizou, nesta sexta-feira (26), em seu portal oficial, o Plano de Retomada do município. O documento, já apresentado ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, traça estratégia para adoção de medidas de acordo com a faixa de risco de contágio pelo coronavírus vigente. Os estágios são representados por quatro cores: vermelho, laranja, amarelo e verde, que indicam, respectivamente, o estado de emergência máxima; o alto risco de infecção; risco moderado e, por fim, o retorno gradual à normalidade.

Com critérios objetivos - índice de replicação do Vírus (R0), taxa de letalidade e taxa de ocupação de leitos Covid-SUS -, as faixas contribuem para a determinação das atitudes sanitárias a serem adotadas. No último boletim divulgado pelo governo municipal, nesta sexta, Macaé aparece no estágio laranja do grau de contaminação, com o Covidímetro marcando 1,3. A boa notícia é que o índice está reduzindo, indicando uma transição para a faixa amarela, já que no início desta semana a taxa era de 1,5.

Plano de Retomada

O plano prevê, por exemplo, que na faixa vermelha (risco muito alto) ocorram barreiras sanitárias e sejam realizadas apenas as atividades essenciais; já na laranja (risco alto), existe uma retomada lenta e progressiva de parte das atividades laborais, com uso obrigatório de EPIs por funcionários e consumidores e cumprimento de protocolos de higienização; na amarela (risco moderado), são aplicados os parâmetros da laranja, porém com ampliação do funcionamento do comércio de rua, com funcionários, proprietários e outros sócios realizando teste sorológico para a Covid-19.

Já na verde (risco baixo), está prevista a reabertura das escolas, de forma gradual, utilizando sistema hibrido de ensino; o funcionamento de bares, restaurantes, com a sua capacidade reduzida em 50% do total; além da abertura de academias, box de cross fit, centros de natação, estúdios de ginástica dança e práticas de artes marciais, lojas de eletrodomésticos e imóveis, escolinhas desportivas e instituições de ensino com a observância dos critérios de distanciamento, higienização, controle de temperatura e uso de EPIs com redução de 50% da sua capacidade. Shoppings centers terão que realizar controle de acesso e restringir a capacidade de carga por meio de um plano de manejo e reorganização do espaço, além de controle de temperatura nos acessos e replicação das medidas sanitárias e distanciamento para as lojas. Cinemas e espaços recreativos permanecem fechados.

O Plano de Retomada pode ser conferido na íntegra no site da prefeitura e traz detalhadamente as explicações de cada critério utilizado e a metodologia adotada.

As ações foram implementadas por meio da edição de decretos e leis municipais pautadas em experiências internacionais intermediadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e as sociedades de especialidades médicas.

Categorias: Macaé Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias