A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session9815ac62998850b68ead975c018a73b6485e4edd): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Maricá flexibiliza quarentena a partir desta segunda (29). Bares e restaurantes voltam a funcionar | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Maricá flexibiliza quarentena a partir desta segunda (29). Bares e restaurantes voltam a funcionar

Estabelecimentos, no entanto, devem funcionar com apenas metade da capacidade de atendimento


A Prefeitura de Maricá entrou na fase Amarelo 2 da reabertura da economia nesta segunda-feira (29). Com a decisão, bares, restaurantes e similares voltam a funcionar com 50% da capacidade e agendamento prévio, além de uma série de medidas de prevenção.

Nesse momento, os estabelecimentos estão autorizados a funcionar apenas em sistema de delivery.

A decisão da mudança do estágio da bandeira amarelo um para amarelo dois foi tomada na última quinta (25), após reunião do Gabinete de Ação na sede administrativa da Prefeitura em Itaipuaçu comandada pelo prefeito Fabiano Horta.

De acordo com o prefeito, a decisão segue o parecer da Secretaria de Saúde conforme prevê o decreto 544 que estabeleceu a política de retomada gradual. “O parecer sinalizou que nós podemos avançar uma bandeira. No estágio Amarelo 2, a gente agora permite a abertura de bares e restaurantes com nível de restrição estabelecida em decreto. O que a gente precisa chamar a atenção principalmente é para a proteção, um metro e meio de distância entre as mesas, e acima de tudo com capacidade máxima de 50% de ocupação”, explicou Fabiano Horta.

Dentro da nova fase, o atendimento presencial em bares e restaurantes será permitido no horário compreendido entre 11h às 22h. As regras específicas de funcionamento dos comércios, publicadas no Decreto 544, são as seguintes: deverá ser respeitada a distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas e/ou fazer a utilização de barreiras físicas; as portas devem ser mantidas abertas em tempo integral; o salão de alimentação deve ser frequentemente limpo; turnos específicos de limpeza devem ser organizados, sem que haja contato com as demais atividades do estabelecimento.

Deve-se também evitar a permanência de objetos na mesa e aumentar a higienização dos cardápios, que precisam ser revestidos de material que possibilite a higienização. A ocupação das mesas deverá ser feita individualmente ou por pessoas do mesmo núcleo familiar; os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool em gel (70%) em cada mesa; o guardanapo de tecido deverá ser substituído por papel; música no interior dos estabelecimentos serão autorizadas apenas para som ambiente, não sendo permitido o uso de pistas de dança.

Além disso, é recomendada a instalação de correntes para evitar a entrada de clientes de maneira descontrolada. Bares e restaurantes com serviços de buffet e self-service continuam proibidos de funcionar conforme o decreto.

O novo estágio permite também o aumento do atendimento público nas repartições. “Vamos ter também um aumento de atendimento do serviço público que passa a atuar com 50% de capacidade com agendamento prévio, para que a gente possa ter uma dinamização dessas atividades”.

Aulas seguem sem previsão de retorno

Ainda de acordo com o prefeito, as aulas não têm previsão de volta. “Ainda não acabou, as aulas não regressarão por hora. Essa discussão será feita mais a frente, a população precisa ficar em casa, cumprindo as normas de circulação. Nós temos a certeza que venceremos mais essa juntos”, completou.

A secretária de Saúde Simone Costa confirmou a manutenção dos testes com assintomáticos para identificar uma possível contaminação por Sars-CoV-2. “Inicialmente fomos testando os sintomáticos, agora estamos testando os assintomáticos. Começamos pelos idosos e depois vamos ampliar para outras pessoas, mas esses vão ser direcionados através de um estudo epidemiológico que vai identificar a melhor área”, disse.

A secretária de Saúde ainda alertou sobre a chegada do inverno, onde a atenção aos cuidados precisam ser redobrados.

“Nesse momento, principalmente, precisamos redobrar os cuidados. O inverno chegou, a gente precisa manter sempre os ambientes arejados, limpar bem os alimentos, lavar frequentemente as mãos e usar máscara. Precisamos cuidar da gente e do próximo também”, comentou.

Categorias: Economia Maricá

Fotos da notícia




Outras notícias