A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session1f4ca9efcc902796ebe374244d64d40d63e51cb4): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (3) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (3)

Coronavírus: Fake nível hard em Arraial do Cabo; Prefeito de Cabo Frio cede à pressão e libera comércio; Prefeito diz que Búzios não pode parar; Iguaba Grande libera feiras livres; Pré-candidato do prefeito de São Pedro da Aldeia se prepara para por bloco na rua; Pré-candidato de Araruama cancela entrevista... E muito mais!


FAKE NEWS NÍVEL HARD

A onda de fake news não para de crescer. Em ritmo assustador. Todo dia, um boato novo. Em Arraial do Cabo, onde é sabido que a boataria não tem limites, a cidade vivenciou não uma, mas duas fake news numa mesma noite, nesta terça (2): uma sobre um acidente aéreo misterioso que mais pareceu história de pescador (clique aqui para ler a matéria) e outra, pasmem, dando conta que o prefeito Renatinho Vianna (REP) havia parado no hospital por causa de overdose. Duas loucuras de uma vez só. A repercussão foi tamanha que o prefeito teve que entrar ao vivo na rádio Litoral para desmentir. No Facebook também postou sobre o boato. Olha o transtorno. Renatinho disse que já está tomando as providências legais cabíveis. Mas está indignado. "Tenho sentido na isso pele com muita frequência. Apesar da tristeza diante desse tipo de covardia, é o tipo de atitude que nos dá força para continuar trabalhando de cabeça erguida, porque a mentira cruel e abjeta não pode se transformar em fato político em um momento em que trabalhamos para salvar e proteger vidas. Que Deus nos proteja desta pandemia e também da maldade humana", declarou Renatinho.

 

 

 

LEI ANTIDOPING

A propósito da fake da overdose, o prefeito de Arraial do Cabo aproveitou o ensejo e cobrou dos vereadores que aprovem o projeto de lei antidoping, que está na gaveta da Câmara desde outubro do ano passado. Caso seja aprovado, passa a ser obrigatório que prefeito, vice e vereadores que tomarem posse no município façam exame toxicológico a cada 120 dias. Na época (leia a matéria aqui), o presidente da Câmara, vereador Thiago Fantinha (PSC), considerou irrelevante a exigência, mas que poderiam aprovar logo, por se tratar de ser iniciativa do executivo. Mas já tem sete meses. Por que será que Fantinha sentou no projeto? 

 

 

 

NÃO CONFIRMADO

Ainda sobre o legislativo cabista, depois do disse-me-disse que se formou nesta terça (2) sobre dois vereadores de Arraial do Cabo que estariam infectados (que seriam Ton Porto e Galego), a assessoria da Câmara Municipal disse, por nota, que não procede. "(...) não há até o momento nenhuma confirmação de vereadores infectados com o covid-19. Os boatos surgiram no fim da tarde de ontem (terça, 2); após a sessão ser suspensa por falta de tempo hábil para limpeza total do espaço, visto que, a Câmara neste momento está passando por algumas pequenas melhorias a fim de atender ainda melhor seus colaboradores assim que às atividades forem normalizadas. Ratificamos ainda, que na quinta-feira (4) a sessão ocorrerá a partir das 17h e será transmitida ao vivo em nossa página oficial do Facebook", diz parte da nota.  

 

 

 

CAIU MAIS UM

Após a queda do ex-secretário Lucas Tristão, o medo de uma investigação e de ser alvo de mandados de busca e apreensão impera na família do Pastor Everaldo, presidente do PSC. O "todo-poderoso" que comanda a saúde do governo Wilson Witzel, escalou o seu próprio filho, Felipe Pereira. O objetivo sempre foi resolver os interesses do Iabas no governo junto com Sandro Panno, secretário-geral do PSC. Eles fizeram de tudo para que o contrato com o instituto fosse mantido e não gostaram da decisão do governador, que decretou a intervenção e o consequente encerramento da contratação.

 

 

 

VAI REABRIR

Não teve jeito. A pressão de empresários e comerciantes para a reabertura dos serviços não essenciais em Cabo Frio ficou insuportável para o prefeito Dr Adriano (DEM), que nesta terça (2), após reunião com o Ministério Público e representantes do comércio, definiu que os estabelecimentos poderão reabrir sábado (6). Com as devidas medidas de segurança. Segurança? Será? Vale arriscar com essa saúde mais do que capenga? Tendo em vista os números, devemos refletir se esse seria mesmo o melhor momento (sem entrar no mérito econômico). O RJ1 da InterTV desta quarta (3), por exemplo, questionou exatamente isso, com base nos últimos dados: o número de casos aumentou 788% de um mês para cá (passando de 43 para 382) e os óbitos saltaram de quatro para 50 (conforme dados do cartório de registro). O secretário de Turismo, Paulo Cotias, foi entrevistado nessa matéria, dizendo como funcionará essa reabertura gradual. A propósito, Cotias vai participar do #15MinutosnoRC desta quinta-feira (4), às 15h, com transmissão da live em todos as fanpages do Portal RC24h.

 

 

 


POR ONDE ANDA?

Ainda falando da situação da pandemia em Cabo Frio, alguém viu o secretário de Saúde, Iranildo Campos, por aí? Será que ainda não se recuperou da Covid-19? A última vez que soubemos dele foi quando a Prefeitura confirmou que ele estava infectado pelo coronavírus, fato que aconteceu logo após ele ter sido citado no esquema das rachadinhas da Alerj, há cerca de duas semanas. Já deu prazo para o isolamento social. Será que ele voltou ao cargo? 

 

 

 

CODESCAF APROVADA

E em plena crise da pandemia, além de autorizar a reabertura do comércio em geral, o executivo viu aprovado seu Projeto de Lei que cria a Codescaf - Companhia de Desenvolvimento de Cabo Frio, uma sociedade de economia mista cujo acionista maior é a Prefeitura (51%). O órgão será vinculado à secretaria de Desenvolvimento Econômico e terá como prioridade a criação do Polo de desenvolvimento de Cabo Frio. Apenas dois vereadores votaram contra o PL, Rafael Peçanha (Cidadania) e Vaguinho (REP). Resta saber quais serão as vantagens e desvantagens da criação dessa Companhia. E por que a votação da Codescaf aconteceu em regime de urgência? Estranho porque, até então, o foco eram somente as pautas relacionadas ao combate à pandemia.  

 

 

 

'NÃO É BALELA'

Continuando no âmbito do legislativo cabo-friense e ainda repercutindo o movimento antirracista, a fala de uma importante figura da Câmara Municipal há de ser destacada aqui na coluna. A vereadora Letícia Jotta (PROS) vem se posicionando sobre o assunto desde o domingo (31). E na sessão desta terça (2) fez um discurso histórico, visto que estava em seu espaço de fala na tribuna. "Não é balela, só quem sofre na pela sabe como é. Somos milhões atingidos, todos os dias, e que a sociedade não enxerga (...) Todos os dias nós regredimos, regredimos na alma, regredimos com pessoas mesquinhas, pensamentos mesquinhos, pessoas individualistas, pessoas que não pensam no próximo". Vale a pena assistir na íntegra:

 

 

 

 

'NÃO PODE PARAR' 

A prioridade é o combate à pandemia mas, segundo o prefeito André Granado (MDB), "Búzios não pode parar". Após dias seguidos de reuniões com empresários de todos os segmentos para falar da reabertura gradual das atividades comerciais no balenário, os últimos dois dias ele se reuniu com servidores de algumas pastas para tratar de outros assuntos. Nesta terça (2), fez reunião com a pasta do Meio Ambiente para tratar sobre o projeto de urbanização da Lagoa da Ferradura e o andamento da implantação do projeto Bandeira Azul, na praia do Forno. Nesta quarta (3), esteve reunido com colaboradores da escola do INEFI, na Rasa, para, segundo ele "escutar as necessidades que possam trazer mais qualidade no atendimento à população do bairro".

 

 

 

 

O TRILEMA DE GLADYS

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Búzios, Gladys Nunes (PSC) saiu de cena. E vai ficar assim por pelo menos uma semana. Segundo assessoria, resolveu fazer um retiro estratégico. E de acordo com pessoal próximo dela, vai usar esse retiro para pensar no futuro: "ela vai orar e ler muito para ver se Deus a orienta", revelou um assessor. Fato é que Gladys depois do baque do TRE ficou numa sinuca de bico. Tem três opções analisando rapidamente. Do contrário, pode ficar chupando dedo ou morrer na praia, como se diz no popular. 

 

 

TRILEMA DE GLADYS II

A primeira opção: seguir tentando uma liminar no TSE para participar das eleições, no entanto, ciente que isso traria mais instabilidade política à cidade, que já viveu traumas de uma eleição judicializada (sem falar nas idas e vindas de André ao cargo por vários motivos). Ela precisa ter a clareza de que seus adversários vão tentar derrubar qualquer recurso que ela consiga, e isso pode acarretar até mesmo em eleições suplementares, como aconteceu em Cabo Frio e Iguaba. Segunda opção: apoiar um dos concorrentes. Qualquer candidato com poio dela teria o caminho bastante facilitado para chegar à vitória. E a terceira opção: substituir sua candidatura por alguém de confiança. Mas quem? Se Gladys pensar como Chiquinho da Educação de Araruama, ou Peres de Saquarema, poderia lançar o cônjuge. No caso Evandro Costa, que já foi vereador e tem o respeito de muitas lideranças políticas na cidade. Aliás, seria curioso, já que o contrario é comum, mas uma mulher colocar o marido para substituí-la seria uma novidade. Façam suas apostas!

 

 

 

UM BASTA AO RACISMO

A propósito da conscientização de um basta ao racismo, a coluna semanal do pré-candidato a prefeito de Búzios, Joãozinho Carrilho (PL), em sua coluna semanal, foi mais um que replicou esse movimento do "Black Lives Matter", no texto publicado nesta quarta-feira (3) no Portal RC24h. O conterrâneo e também pré-candidato no balneário Alexandre Martins, também não ficou de fora dessa onda e se posicionou em sua página do Facebook. Importante essa manifestação das lideranças políticas buzianas nesse momento. 

 

 

 

 

 

FEIRAS LIBERADAS

A partir desta quinta-feira (4) está autorizado o funcionamento das feiras livres em Iguaba Grande. A medida está no Decreto Municipal Nº 1.908/2020 e determina que somente barracas de hortifrutigranjeiros podem funcionar, mas continua proibida a aglomeração de pessoas e o consumo de produtos no local. Vale lembrar que os demais estabelecimentos da cidade (fora os de serviços essenciais) devem permanecer fechados até 15 de junho.  

 

 

 

BLOCO NA RUA

Quem pensa que o pré-candidato favorito do prefeito Cláudio Chumbinho (PP), Dr Stefano Leite está parado, ledo engano. Tivemos confirmação de sua equipe que ele teve uma reunião com a executiva municipal do Partido Progressista e com alguns pré-candidatos a vereador (em grupos pequenos e sem aglomeração). E virão outras. Segundo o grupo de Stefano, o objetivo é tratar da pré-campanha, com workshop oferecido pela coordenação pra falar sobre rede social e a importância dessa ferramenta nesse período de pré-candidatura até o período eleitoral. Importante destacar que além do PP, Stefano já tem fechados na sua coligação DEM, Republicanos e o PSC, portanto quatro partidos. A ideia, segundo a coordenação de campanha, é se reunir daqui para a frente com, no máximo, dez pessoas que representem cada um desses partidos e conseguir preparar a turma para a pré-campanha. Stefano já se prepara para botar seu bloco na rua.

 

 

 

CORREU DA RAIA?

O pré-candidato a prefeito de Araruama, Rodrigo Meira (PMN), seria o entrevistado do #15MinutosnoRC desta quinta-feira (4) mas, segundo sua assessoria, houve imprevistos de agenda, impossibilitando sua participação. Rodrigo vai ao Rio para uma reunião com deputados. Ele estava bastante animado em fazer a live, mas curiosamente desistiu. E mandou uma nota gélida através de assessoria que revelou certo desconforto com a situação.

 

 

 

CULTIVO DA MACONHA

A Alerj conseguiu derrubar nesta quarta (3) o veto do governador Witzel à lei nº 174/2019, que trata sobre o cultivo de maconha medicinal. O Rio de Janeiro será o único estado brasileiro com autorização para cultivo de Cannabis para pesquisa, com foco na Saúde. No Twitter, o deputado estadual Carlos Minc (PSB), comemorou: "Acabamos de derrubar o veto de Witzel: aprovei a lei da Cannabis medicinal! Vitória. Incentivo à pesquisa, apoio às famílias e aos usuários! Fio Cruz e Vital Brasil poderão fazer pesquisas com recursos da Faperj. Vitória dura por 41 votos contra 15, e 6 abstenções. Precisava de 36!" Uma das grandes barreiras para o avanço das pesquisa é a proibição do cultivo até para as pesquisas dentro das universidades. Minc tinha conseguido aprovar a Lei por unanimidade em março, mas, no mesmo mês, Witzel publicou o veto no Diário Oficial. Os estados não podem legislar sobre drogas mas têm autonomia no setor da Saúde, assistência social e pesquisa.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias