A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session3c2a7a772bb3eab4b51e75c0382d1bbe6979dfdc): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (2) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (2)

Coronavírus: Justiça eleitoral dificulta vida de pré-candidata de Búzios; Reunião entre prefeitura, MP e comerciantes vai definir retomada econômica em Cabo Frio; Arraial do Cabo ganha ação civil contra Estado e DER; Casamento político em São Pedro da Aldeia é confirmado; Iguaba Grande e Araruama fazem pagamento do funcionalismo; Maricá retoma atividades na quinta (4)... E muito mais!


FORTES EMOÇÕES EM BÚZIOS

O TRE botou uma pedra no caminho da vereadora e pré-candidata a prefeita de Búzios Gladys Nunes (PSC). O advogado dela já contava com essa negativa do TRE. E aposta todas as fichas no TSE. Segundo Dr Vilmar Pereira, esse risco era calculado. Mas ele se mantém convincentemente esperançoso de que a sorte dela será outra em Brasília. Enquanto a defesa luta nos tribunais (leia matéria aqui), Gladys decidiu acatar a orientação médica e tirar uma semana de folga para se recuperar fisicamente e mentalmente desse duro golpe (mesmo que fosse calculado, sempre dói). Certamente ela ficou abatida com a repercussão, entretanto, ontem pelo telefone, ela mantinha a fé de que irá conseguir convencer a suprema corte eleitoral de que merece uma chance. É esperar para ver o que o futuro dirá.

 

 

 

FORTES EMOÇÕES EM BÚZIOS II

Por outro lado, os adversários de Gladys estão com secadores ligados na potência máxima. Todos acreditam que essa situação pode provocar a natural migração de eleitores que declararam voto nela, para outros que estão na disputa. Além disso, eles esperam ansiosamente o momento do registro de candidaturas para acionarem seus respectivos advogados, questionando a viabilidade dela. O que fatalmente tornará a disputa no balneário judicializada. E a população buziana está traumatizada por disputas na justiça envolvendo prefeitos. Ou seja, a novela, está apenas começando. E como disse um advogado amigo da cidade, o "jogo só termina quando o juiz apita". Gladys corre contra o tempo com seu advogado, e os adversários torcem para que o tempo passe bem devagar.

 

 

 

SERÁ QUE REABRE?

Uma reunião entre Ministério Público, prefeitura de Cabo Frio e Associação Comercial, na tarde desta terça-feira (2) - e que ainda estava sendo realizada até o fechamento da coluna - deve definir a reabertura do comércio de forma gradativa em breve. A pressão é enorme. Na última sexta (29), a Acia afirmou que a reabertura das atividades deveria acontecer imediatamente. Por outro lado, neste mesmo dia, o prefeito Dr Adriano (DEM) prorrogou o decreto que proíbe o comércio não essencial de abrir as portas até o próximo dia 5. Resta aguardar para saber o resultado final. Mas soubemos, de maneira antecipada, não é oficial, que os restaurantes devem reabrir semana que vem.

 

 

 

ACOMPANHAMENTO E INVESTIGAÇÃO

O deputado estadual Dr Serginho (REP) foi eleito vice-presidente da comissão que vai acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas à saúde pública relacionadas ao coronavírus na Alerj. "Através dessa ferramenta, vamos reforçar ainda mais o nosso trabalho de fiscalização do dinheiro público que vem sendo gasto de maneira irresponsável no Estado e em Prefeituras. Como primeira ação estaremos requerendo os dados que o governo de Cabo Frio tenta esconder da população", disse Serginho. A propósito, nos corredores do Palácio Tiradentes da Alerj, o comentário é que a Comissão tem todo o apoio do presidente da Casa, deputado André Ceciliano (PT). Transmitida pela primeira vez na história por videoconferência na manhã desta terça-feira (2), foi a versão moderna da famosa pajelança — com uma virtual "dança do poder" em torno de Ceciliano. Os discursos de deputados de diferentes vertentes, da esquerda à extrema direita, passavam um recado ao governador Wilson Witzel (PSC): o clima, hoje, é totalmente favorável à abertura do processo de impeachment.

 

 

 

MAIS PITBULL, MENOS LASSIE

A propósito desse empenho em fiscalizar essas medidas relativas à pandemia nas prefeituras, a turma de Búzios está cobrando que Dr Serginho "seja mais pitbull" por lá. No balenário estão chamando o parlamentar de Lassie, visto que dentro de Búzios não enxergam o pulso forte que Serginho tem na fiscalização em Cabo Frio. Fizeram até um vídeo "zoeira" que está muito engraçado. Vale a pena ver: 

 

 

 

 

MOVIMENTO ANTIRRACISTA

Ainda no movimento antirracista, mais vereadores de Cabo Frio se posicionaram contra o racismo, acompanhando a onda que começou nos EUA e se espalha pelo país. Nesta terça (2), o presidente da Câmara, Luis Geraldo (REP) e o líder do governo, Guilherme Aarão (PRTB), se pronunciaram. "O primeiro passo pra superarmos o racismo é admitir seu enraizamento cultural profundo, transformando um passado e um presente de culpa, em um futuro de mais igualdade. Vidas negras importam!", postou Luis. Aarão destacou que é preciso se manter firme também contra o fascismo. "O movimento é pela vida".

 

 

 

DEBATE DE PRETAS

Nesta quarta-feira (3), teremos uma roda de conversa virtual na fanpage RC24h e demais páginas do grupo, com Dra Margareth Ferreira do Movimento Negro Unificado, e a jovem Dandara Souza, que coordena a Rede de Pretas. Na pauta o movimento antirracista que vem varrendo os EUA pelo oitavo dia consecutivo, com reflexos até mesmo na Região dos Lagos, haja vista o ato que aconteceu nesta terça-feira (2), reunindo cerca de 200 pessoas no coração de Cabo Frio. Imperdível para quem também acredita "que vidas negras importam".

 

 

 

JUSTIÇA ACATA PEDIDO

O TJ acatou a ação civil pública da prefeitura de Arraial do Cabo contra o Estado e o DER-RJ para que cumpram o que foi prometido em reuniões no ano passado e iniciem as obras de reparo da RJ-140, na curva da Prainha, e na RJ-102 que liga o centro aos distritos, tendo em vista o risco de acidentes. A solicitação para os reparos foi feita há um ano, quando fortes chuvas assolaram a cidade. A justiça determinou ao Estado apresentação de calendário de obras e que o início seja imediato, não durando mais de 90 dias, sob pena de estipulação de multa diária de R$ 1 mil. Quanto às obras da RJ-102, o primeiro parecer não foi favorável. "Continuaremos buscando os reparos necessários na rodovia que liga o centro aos distritos. Realizamos pequenos reparos, com autorização, no final do ano, mas não podemos continuar com medidas paliativas, são vidas que estão em risco", comentou o prefeito Renatinho Vianna (REP).  

 

 

 

CASAMENTO À VISTA

Está confirmadíssimo! Bruno Costa (MDB) fechou com Elizangela Lobo que aceitou a vice dele na chapa para disputar as eleições desse ano, em São Pedro da Aldeia. A informação foi confirmada pelo próprio Brunão, pelo telefone, enquanto retornava do Rio para região. Os padrinhos desse casório político é Vandro Família (ex-deputado que perdeu mandato recentemente) e a deputada estadual Francilene Motta (de quem Elizangela é assessora parlamentar). Os padrinhos foram eficientes ao convencer ela que deveria recuar e aceitar compor com Bruno, mesmo estando muitos pontos a frente dele na pesquisa. Sorte de Bruno que agora tem um importante trunfo na mão para tentar encurtar o caminho entre a Câmara e a prefeitura.

 

 

 

SAIU PAGAMENTO

Iguaba Grande já efetuou o pagamento do mês de maio do funcionalismo. E mais, nesta terça (2) o prefeito Vantoil Martins (Cidadania) determinou que os aposentados e pensionistas poderão antecipar 50% do 13º salário. Para tanto, deverão solicitá-lo junto à Previg. Segundo Vantoil, tem muito idoso que está pegando empréstimo em banco para ajudar parentes e amigos e "essa é uma forma do município ajudar essa população". Ainda sobre as ações do executivo iguabense, nesta terça-feira o prefeito e o vice, Alexandre da Farmácia (PSB) visitaram as obras do parque (foto) que está sendo preparado na Lagoa do Bucão. Lugar belíssimo, por sinal.

 

 

 

SAIU PAGAMENTO II

Em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho também mandou pagar os servidores. O aviso do dinheiro em conta saiu na página pessoal dela. Além do município araruamense, já pagaram o funcionalismo municipal Iguaba, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia.

 

 

 

 

TURISMO NÁUTICO

Apesar da crise trazida pelo coronavírus, a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) mostra que o projeto de alavancar o turismo náutico em Araruama está a todo vapor. Tamanho emprenho tem despertado a curiosidade de muitas pessoas, visto que o momento, digamos, não seja muito oportuno para tantos investimentos nesse setor, já que a cidade de Araruama figura entre as mais infectadas pela COVID-19 (288 casos confirmados e 28 óbitos). A ideia começou a ser posta em prática ano passado, quando Lívia obteve documento junto à Capitania dos Portos para dar start à liberação de um catamarã que vai ligar a cidade ao distrito de Praia Seca. Nesta terça (2), ela viu de perto a embarcação pronta, que segundo denúncia, vai custar um milhão de reais, fora outro milhão para fazer a obra do pier. As prioridades do governo de Lívia, por vezes, esbarram no "pitoresco", para não dizer exótico. 

 

 

 

RETOMADA DAS ATIVIDADES

A prefeitura de Maricá determinou, em reunião nesta terça (2), que a cidade pode retomar atividades a partir de quinta-feira (4). A decisão, que foi anunciada pelo prefeito Fabiano Horta (PT) em transmissão ao vivo pelas redes oficiais da Prefeitura nesta terça (2), está baseada na situação geral da rede de Saúde da cidade para o enfrentamento à pandemia. Entre elas, a reabertura do comércio em geral e de templos religiosos – dentro das normas colocadas pelo decreto – e a permissão de atividades físicas e esportivas nos espaços públicos, igualmente dentro de regras de segurança definida. Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

 

 

 

PRIMEIRA SESSÃO VIRTUAL
 
Será realizada, nesta quarta-feira (3), a primeira sessão por videoconferência da Câmara Municipal de Maricá. A medida foi tomada como forma de prevenção em decorrência da pandemia do Covid-19. As sessões continuarão sendo feitas as segundas e quartas-feiras das 10h às 12 horas, e poderão ser assistidas por meio da página oficial da Câmara no Facebook.

 

 

 

 

APOIO AOS PEQUENOS

Em nova sessão realizada por videoconferência, a Câmara dos Vereadores de Macaé voltou a cobrar iniciativas do Executivo para auxiliar micro e pequenos empresários. O objetivo é amenizar a crise econômica causada pelo avanço do coronavírus no país. Com transmissão ao vivo no Youtube, requerimentos de Robson Oliveira (PTB) e Marvel Maillet (Rede) foram aprovados por unanimidade. Os parlamentares reforçam que, devido ao necessário isolamento social para conter a pandemia, o comércio, com exceção dos serviços essenciais, está fechado desde as últimas semanas de março. Como resultado, nem todas as empresas estão conseguindo manter as contas e os salários dos funcionários em dia. A sessão contou com 15 parlamentares e foi conduzida pelo presidente Eduardo Cardoso (Podemos). Nesta quarta (3), uma nova sessão online está marcada para as 10h. Para conferir a pauta, acesse https://sapl.macae.rj.leg.br/.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias