BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (28)

Coronavírus: Prefeito de São Pedro da Aldeia é voluntário honorário da Cruz Vermelha no combate à pandemia; Racha à vista no executivo de Cabo Frio; Vereador cabo-friense pede reabertura de templos; Solicitação do prefeito de Iguaba Grande causa reboliço na Câmara; Pré-candidato de Arraial do Cabo recorre em segunda instância; Prefeito de Búzios faz reunião com pastores; Prefeita de Araruama vai tomar medidas mais duras na cidade... E muito mais!


VOLUNTÁRIO HONORÁRIO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho recebeu em seu gabinete, na prefeitura, nesta quinta-feira (28), o presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals. O motivo do encontro foi parabenizar o trabalho realizado no município pelos voluntários da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) que vem sendo destaque no país, pelas ações promovidas pela filial aldeense durante a pandemia do coronavírus. Uma comitiva da instituição, com representação nacional e estadual, esteve junto também participou do encontro. Chumbinho revelou gratidão ao trabalho da equipe: “É com muita satisfação e alegria que a gente vê os voluntários de São Pedro da Aldeia serem reconhecidos dessa forma, a nível nacional. A Cruz Vermelha está fazendo um trabalho muito bonito aqui, é uma atuação excelente que vem desde antes da pandemia. Nós só temos que agradecer a parceria e parabenizar a todos", declarou.

 

 

 

DILATAÇÃO DE PRAZO

O presidente da Aciaspa, José Lima, entregou, nesta quinta-feira (28), um ofício para o secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eron Bezerra, pedindo dilatação do prazo para pagamento de algumas taxas municipais. Na ocasião, Lima ratificou o compromisso da classe empresarial em ajudar na divulgação e prática de medidas preventivas ao coronavírus, como uso de máscara, utilização de álcool em gel e respeitar o distanciamento de pelo menos dois metros entre uma pessoa e outra dentro dos comércios.

 

 

 

RACHA NO DEM?

Comentários dos bastidores do núcleo duro do governo Adriano Moreno é que tem conflito pintando no ar entre dois dos seus principais assessores do prefeito: Cati e Clóvis Barbosa. Ambos estão na executiva municipal do Democratas. São presidente e vice-presidente respectivamente DEM de Cabo Frio, e mesmo assim, estão em rota de colisão. O motivo não se sabe ainda, mas especula-se que tenha relação com as eleições. Fato é que o prefeito Adriano perdeu a mão nesse conflito. Resta saber o que vai ocorrer. 

 

 

 

 

REABERTURA DE TEMPLOS

O vereador cabo-friense Vanderlei Bento (PTB) usou sua rede social nesta quinta (28) para dizer que os templos religiosos devem ser reabertos. Vanderlei justificou seu posicionamento dizendo que em tempos de pandemia, as doenças da mente também aumentaram, e que a fé ajuda a combater esses males. "Mas a abertura deve ser feita com todo cuidado, espaçamento de dois metros entre as pessoas, uso de máscara, álcool em gel e, principalmente, que o líder religioso tenha responsabilidade em não permitir que idosos ou pessoas com comorbidades participem dos cultos presencialmente".

 

 

 

 

GABINETE DO PODER

O vereador e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Jeferson Vidal (Avante), afirmou que em Cabo Frio não existe um "gabinete do ódio", mas sim um "gabinete do poder", onde muitos querem alcançá-lo a qualquer preço. E a disseminação de fake news seria um desses meios. Ele, que vai integrar a CPI das Fake News, aprovada nessa semana pela Câmara, falou sobre esse e outros assuntos no #15MinutosnoRC desta quinta-feira (28). Veja a entrevista na íntegra:

 

 

 

 

DR SERGINHO #15MINUTOS

Fechando a semana, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr Serginho (REP), será o entrevistado do #15MinutosnoRC desta sexta-feira (29). A live começa às 15h e será transmitida em todos os canais do Portal RC24h. Entre muitos assuntos, a pauta vai tratar do pedido de impeachment que o deputado protocolou essa semana contra o governador Witzel. 

 

 

 

 

'TROCANDO IDEIAS'

Essa semana, o pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), começou o projeto "Trocando Ideias com a Juventude", onde ele faz um bate-papo virtual com um grupo de jovens da cidade. A ideia é conhecer a realidade, as ideias e construir políticas públicas efetivas e com a participação deles. Apesar da pandemia e do isolamento, o grupo tem buscado formas de manter Zezinho sempre em contato com as pessoas e de não parar. A participação e o interesse da juventude num pré-candidato mais velho, tem chamado a atenção. A foto ilustra o primeiro encontro.

 

 

 

DEU POLÊMICA

Deu polêmica no meio legislativo de Iguaba Grande a nota que demos aqui nesta quarta (27), sobre ofício do prefeito Vantoil Martins (Cidadania) solicitando devolução do duodécimo como forma de contribuir com as ações de enfrentamento à Covid-19. O presidente da Casa, vereador Balliester Werneck (PP) considerou deselegante saber do documento pela imprensa. Por outro lado, fez questão de dizer que é "totalmente a favor de reduzir despesas e gabinetes para efetuar a devolução". Balliester já convocou uma reunião para sábado (30). Já os demais vereadores não aprovaram a forma que a notícia chegou. Disseram que nem o líder do governo, vereador Marciley Lessa (PDT), tinha sido comunicado. O vazamento do documento incomodou os parlamentares. No afã de dar a nota em primeira mão, a coluna Boca Miúda acabou gerando desconforto entre os poderes. Não foi nossa intenção. 

 

 

 

RECURSO CONTINUA

O pré-candidato a prefeito de Arraial do Cabo, Henrique Melman (PDT), está apostando todas as fichas que restam para conseguir se lançar candidato às eleições deste ano, recorrendo em instância judicial superior. Seus advogados já haviam pedido liminarmente a anulação de sentença que o tornou inelegível, mas a justiça cabista negou. Agora, a esperança é o TJ-RJ, onde eles vão interpor um agravo de instrumento. Mas, por enquanto, Melman continua fora.

 

 

 

 

 

 

ANDRÉ E OS PASTORES

O prefeito de Búzios, André Granado (sem partido), se reuniu com pastores, líderes e representantes de denominações evangélicas da cidade, nesta quinta-feira (28), para discutir estratégias para a reabertura gradativa dos cultos religiosos. Também tratou sobre outros assuntos relacionados à Covid-19 no balneário, como a reabertura de restaurantes - planejada para 5 de junho - e a manutenção das barreiras sanitárias por pelo menos mais três meses. Antes de liberar os cultos, André deverá se encontrar mais uma vez com os membros evangélicos para tratar da reabertura, com segurança - com uso de máscaras e distanciamento.

 

 

 

 

NOMINATA EM SEGREDO

Pré-candidato a prefeito de Búzios pelo Republicanos, Alexandre Martins conseguiu reunir cinco partidos em torno do seu projeto político. Disso já falamos por aqui. As siglas estão na coligação são: REP, MDB, PL, PV e PMN. O detalhe é que Alexandre conseguiu até mesmo o partido do prefeito Granado, que hoje, estaria sem abrigo partidário. Alexandre, que tem uma postura discreta, não dá um pio sobre os nomes que compõem a nominata. E sabe o motivo? Para que os concorrentes não tentem "comprar" os candidatos a vereador que estão compondo o rolo compressor dele. Para se ter uma noção do nível da disputa política, todas as articulações são mantidas em sigilo absoluto. É como diz o ditado: "em boca fechada não entra mosca".

 

 

 

MEDIDAS MAIS DURAS

Em suas andanças pelas ruas da cidade, a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) tem visto muita gente sem máscara, mesmo com uma infinidade de alertas e conscientização para o uso do acessório, que é um dos meios mais eficazes de se evitar a contaminação pelo coronavírus. Por causa da teimosia de alguns, Lívia decidiu tomar medidas mais duras. A partir da próxima segunda-feira (1º/6), quem estiver na rua sem máscaras será conduzido pela Guarda Civil até em casa, e se houver desacato às autoridades, a pessoa será conduzida à delegacia. Se não vai pelo amor, vai pela dor.

 

 

 

 

FECHADO COM EX-PREFEITO?

O pré-candidato a prefeito de Araruama, Rodrigo Meira, tem sido personagem de várias charges que circulam na rede social, dando a entender que ele está "fechado" com o ex-prefeito Chiquinho da Educação, marido da atual prefeita Lívia de Chiquinho (PP). Os internautas não perdoam o fato de que, até bem pouco tempo, Meira disparava farpas contra o ex-prefeito, dizendo que nunca o apoiou, mas agora parece que a coisa mudou. Tem tempo que ele não critica o ex-prefeito. Inclusive corre a boca miúda que os dois estão bem articuladinhos, já pensando pra frente, caso Lívia seja condenada por improbidade administrativa - processo que está em andamento no TJ - e não possa concorrer à reeleição. Será? Tentamos contato com o pré-candidato, mas não tivemos sucesso.

 

 

 

EXONERADO!

Investigado por desvios na saúde, Edmar Santos pediu demissão na tarde desta quinta-feira (28). A exoneração foi solicitada por ele após a justiça suspender sua nomeação para a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Covid-19. Antes deste cargo, Santos comandava a secretaria de Saúde, que nas últimas semanas virou alvo de investigação de superfaturamentos e fraudes em licitação. Sem o cargo, e investigado por desvio de recursos públicos, Santos perderá o foro privilegiado. O pedido de afastamento de Santos na Justiça, foi feito pelo deputado Anderson Moraes (PSL). O governo do estado chegou a anunciar que iria recorrer da decisão, mas recuou após o pedido de demissão. A saída também ocorre um dia após a imprensa publicar que o ex-subsecretário, Gabriell Neves implicou Edmar Santos em seu depoimento para o Ministério Público.

 

 

 

AUXÍLIO FEDERAL VAI CHEGAR

Demorou, mas chegou. O presidente Bolsonaro deixou para o último dia, mas enfim, sancionou o repasse de ajuda de custo aos estados e municípios no combate à pandemia. A Região dos Lagos terá direito a uma verba em torno de R$ 62 milhões. Mas, por causa dos trâmites legais, os prefeitos só verão a cor do dinheiro lá pela metade de junho. A partir daí será o momento certo de cobrar dos governantes. Porque o que tem de gente "malhando" prefeito por aí e perguntando onde está o dinheiro, não está no gibi.

 

 

 

REPUBLICANOS ABANDONA WITZEL

O partido Republicanos anunciou, por meio de suas redes sociais, que não faz mais parte da base de apoio ao governo de Wilson Witzel (PSC). "Desejamos que todas as irregularidades e desvio de recursos da saúde sejam esclarecidos. A corrupção já é abominável em qualquer circunstância, porém, mais terrível ainda em meio ao caos e sofrimento da pandemia", afirmou o presidente da sigla no Rio, Luis Carlos Gomes. Witzel perde uma de suas principais forças no governo, já que o Republicanos possui quatro deputados na Alerj.

 

 

 

'FUI GADO, COMI CAPIM'

No âmbito federal também teve gente abandonando o barco e se declarando arrependido. Em entrevista a uma rádio goiana, o deputado federal Delegado Waldir (PSL) deixou claro seu arrependimento pelo antigo posicionamento de apoio ao presidente Bolsonaro, e disse ter se equivocado. "Eu fui gado, comi capim, mas eu mudei. Vi que me equivoquei, comi capim, sou réu confesso. Mas hoje não faço mais parte dessa boiada não, não sou tocado pelo berrante", declarou.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias