Bolsonaro convida ator Mário Frias para substituir Regina Duarte na Cultura

Até o momento, não há informação se ele já aceitou, mas em entrevista Frias já se colocou à disposição


O ator Mario Frias foi oficialmente convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir Regina Duarte no comando da Secretaria Especial da Cultura. Até o momento, não há informação se ele já aceitou, mas Frias já se colocou à disposição em entrevista no começo do mês à CNN Brasil.

Nos últimos dias, Bolsonaro vem demostrando maior proximidade com o ator e apresentador. Na terça-feira, Frias já havia participado de um almoço do presidente com os presidentes do Flamengo e do Vasco.

Além disso, em vídeo publicado por Bolsonaro em suas redes,  Frias tece elogios ao presidente e demonstra admiração por Regina Duarte — vale lembrar que ele foi um dos poucos artistas a comparecer na posse de Regina. Quando perguntado se estaria sendo cotado para substituir a Secretaria de Cultura, ele dá uma risada e diz que receberia o convite com entusiasmo.

Famoso como galã do seriado "Malhação" no final dos anos 1990, Frias atualmente apresenta o programa de turismo "A melhor viagem", na Rede TV. É também uma das raras vozes na classe artística a demonstrar, com entusiasmo,  apoio ao governo Bolsonaro.

Os rumores em torno do nome de Frias ganharam força após uma entrevista do ator à "CNN Brasil", na qual ele afirmou que aceitaria o cargo (“se for preciso”), elogiou Regina Duarte e se colocou à disposição de Jair Bolsonaro.

 

 

Regina Duarte deixa Secretaria da Cultura após semanas de fritura no governo

Regina Duarte deixou o cargo de secretária especial da Cultura. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira, num vídeo publicado em sua página no Facebook. Sem autonomia, Regina encarou na Secretaria especial da Cultura seu papel mais difícil, nos dois meses meio em que esteve no cargo. Agora, ela vai assumir a Cinemateca em São Paulo, administrada pelo governo Federal  e classificada por ela como "um presente".  A instituição enfrenta uma crise, com salários atrasados e acervo ameaçado.

'Tá me fritando, presidente?'

Na gravação, feita diante do Palácio da Alvorada na manhã desta quarta, Regina começa brincando que foi à residência oficial perguntar ao presidente se ele a estava "fritando". Ela foi ao local acompanhada da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), sua amiga.

"Porque eu tô lendo isso numa imprensa em que eu não acredito mais, mas de qualquer forma queria que ele me dissesse pessoalmente: tá me fritando, presidente?", questionou a atriz, sorrindo.

"Regina, toda semana, tem um ou dois ministros que, segundo a mídia, estão sendo fritados. O objetivo é sempre desestabilizar a gente e tentar jogar o governo no chão. Não vão conseguir. Jamais eu ia fritar você", respondeu o presidente, também dando risada.

A atriz disse em seguida que acabara de ganhar um "presente", que "é um sonho de qualquer pessoa de comunicação, de audiovisual, de cinema, de teatro": "Um convite pra fazer Cinemateca, que é um braço da Cultura, que funciona lá em São Paulo, e é um museu de toda a filmografia brasileira. Ficar ali secretariando o governo, dentro da Cultura, na Cinemateca. Pode ter um presente melhor que esse? Obrigada, presidente!"

Bolsonaro então diz achar que Regina quer ajudar o Brasil e que o que ele mais quer o bem da secretária, por seu passado e por aquilo que ela representa para "todos nós".

Nesse momento, o vídeo é editado e o presidente aparece dizendo que a ida da atriz para a Cinemateca, do lado do seu apartamento, na capital paulista, vai fazê-la produzir muito mais, o que lhe deixa "muito feliz", mas ao mesmo tempo "chateado", pelo afastamento do seu convívio em Brasília.

"Mas presidente, a família está querendo a minha proximidade, eu estou sentindo muita falta dos meus netos, dos meus filhos, da minha família, que é uma coisa à qual eu sempre fui muito ligada. Então é um presente duplo: é a Cinemateca e é também eu estar próxima da minha família, que é uma coisa que eu estou desejando muito, estou sentindo muita falta", declarou a ex-secretária.

Bolsonaro encerra a conversa cobrando dela o compromisso de estar ao seu lado todas as vezes que ele for a São Paulo, sendo abraçado pela atriz.

 

*Com informações dO Globo

Categorias: Política País

Fotos da notícia




Outras notícias