O período de quarentena por conta do novo coronavírus vem prejudicando vários setores da sociedade, sobretudo o da economia, e em Cabo Frio não é diferente. Várias empresas, especialmente as menores, sentem o impacto dos decretos que proíbem o funcionamento de lojas, restaurantes e comércios em geral. Para tentar diminuir os prejuízos causados pela pandemia, um grupo de empresários da cidade se uniu a fim de salvar o comércio local.
Mais de 500 comerciantes já aderiram à campanha “Luto pelo comércio de Cabo Frio”. O número segue em crescimento e deve chegar a mil empresários na próxima semana. A campanha incentiva a sociedade a comprar do pequeno negócio através de delivery, drive thru e take away para ajudar comércio local durante a pandemia.
Uma das ações da campanha é colocar adesivos nas vitrines das lojas e nos carros para sensibilizar todos pela causa. Entre as outras pautas defendidas estão a reabertura gradativa do comércio de forma coerente, seguindo todas as recomendações da OMS - isso inclui teste em todos os funcionários e disponibilização de itens de higiene aos clientes; parceria com poder público para doação de máscaras, cestas básicas e kits de higiene pessoal; cobrar ao poder público a isenção de impostos como IPTU, ISS, ICMS, entre outros tributos; e cobrar, também ao poder público, uma linha de crédito que possibilite usar como capital de giro para reabrir os negócios, como foi feito em outras cidades do estado.
De acordo com um dos representantes da campanha, grande parte dos empresários já demitiu a maioria dos funcionários por não conseguir mantê-los neste período. Um dos intuitos do “Luto” é mostrar a dificuldade das empresas em manter estes empregos. “As empresas já foram obrigadas a demitir mais de 30 mil empregados por falta de arrecadação e muitas praticamente fecharam as portas de vez por não ter condições de reabrir”, disse o empresário Wagner Lucas.