Fiocruz recomenda ações de 'lockdown' no Estado do Rio em ofício enviado ao MPRJ

Fundação afirma que adoção urgente de medidas rígidas tem embasamento técnico-científico para combater a Covid-19. Documento foi enviado, pelo MPRJ, aos governos municipal e estadual


A Fiocruz enviou um relatório nesta quarta-feira (6) ao Ministério Público do Rio (MPRJ) que recomenda a adoção ações de lockdown no estado do Rio de Janeiro para controle da Covid-19.

Lockdown é uma palavra em inglês que significa confinamento. Na prática, embora não tenha uma definição única, é a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social, uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Cada país ou região define de que forma este fechamento será feito e quais são os serviços considerados essenciais, que continuam funcionando.

No Brasil, a situação já acontece na região metropolitana de São Luis, no Maranhão. Belém do Pará e Fortaleza adotarão a medida nos próximos dias.

A Fiocruz afirma que a adoção urgente de medidas rígidas tem embasamento técnico-científico.

O documento contém análises, justificativas e ponderações de especialistas sobre o tema. Em seguida, o Ministério Público encaminhou o ofício aos governos do estado e do município do Rio.

Os procedimentos do combate à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) são acompanhados pela Força-Tarefa de Atuação Integrada na Fiscalização das Ações Estaduais e Municipais de Enfrentamento à COVID-19.

Na terça-feira (5), o Ministério Público já tinha solicitado a elaboração de estudo técnico devidamente embasado em evidências científicas a justificar a tomada de decisão sobre a adoção ou não de medidas extremas do distanciamento social.

O MPRJ explicou que a expressão lockdown “consiste numa denominação genérica que envolve um conjunto de medidas restritivas para reduzir ao essencial o trânsito de pessoas nas ruas das cidades”. O ofício pede ainda que sejam levadas em consideração as “peculiaridades econômicas, sociais, geográficas, políticas e culturais da região”.

O ofício encaminhado aos governos estadual e municipal pede ainda um planejamento prévio e célere para qualquer medida de endurecimento do isolamento social.

 

*Matéria do G1

Categorias: Covid-19

Fotos da notícia




Outras notícias