BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

Coronavírus: Prefeito de Cabo Frio vai falar sobre polêmicas envolvendo a pandemia; Deputado de Cabo Frio é campeão de ausências no trabalho; Prefeito de Arraial fala dos desafios da gestão durante a quarentena; Iguaba Grande tem novo CREAS; Prefeito reúne secretariado em Búzios; Em Araruama, prefeitura instala tendas e demarca fila da Caixa Econômica; São Pedro também terá demarcação a partir desta terça (5)... E muito mais!


SOBRE O NOVO DECRETO

O prefeito Dr Adriano (DEM) é o entrevistado do #15MinutosnoRC nesta terça-feira (5), às 15h. Vai falar sobre os números da Covid-19 na cidade, distribuição de cestas básicas e, ainda, sobre a polêmica entrevista dada pelo secretário de Saúde, Iranildo Campos, acerca de demissões em hospital. No fim da tarde desta segunda-feira (4), Adriano divulgou vídeo em sua página do Facebook, falando do primeiro dia de reabertura de alguns setores do comércio - disse que não houve flexibilização - e da obrigatoriedade de uso de máscara na cidade. Veja o vídeo:

 

 

 

 

DEMISSÃO DE DIRETORES

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Iranildo Campos, destituiu três médicos da função de diretor do Hospital Municipal São José Operário, nesta segunda-feira (4). A informação foi dada por ele à Folha dos Lagos. A unidade é onde trabalha a funcionária Marilene Viana que, na última sexta (1º), postou nas redes sociais uma denúncia de falta de máscaras para trabalho no local. Na reportagem ele disse que o vídeo-denúncia não foi o fator isolado para a saída dos diretores. Mas ninguém acredita. Você acreditou?

 

 

 

 

 

 

ENCONTRO FORTUITO

Tocaram cotovelos e falaram pelos cotovelos sobre política o pré-candidato a prefeito da capital, Eduardo Paes (DEM), o vereador cabo-friense Aquiles Barreto (PT), e o diretor geral da Radio Litoral FM, Bernardo Ariston. Assim foi o fortuito encontro que aconteceu na tarde desta segunda-feira (4), em São Conrado, bairro que reside Eduardo e Bernardo (quando está no Rio). E na pauta dessa conversa de cotovelo estava as eleições de Cabo Frio. Todos os três são experientes políticos, e por isso, toda vez que se encontram, o papo rende. Bernardo e Eduardo estudaram juntos na PUC e são vizinhos há quarenta anos. E mais do que isso, nessa foto você vê o DEM, o PT e MDB (Bernardo). Se isso vai render caldo? Só o tempo dirá. Mas tem cara que vai. E caldo grosso. Obs: vale salientar que a máscara foi abaixada por eles, apenas por um instante para a foto da Boca Miúda.

 

 

 

CAMPEÃO DE AUSÊNCIAS

O deputado cabo-friense Subtenente Bernardo (PROS) lidera o ranking de faltas das sessões da Assembleia Legislativa. Como prevenção à proliferação do coronavírus, a Alerj tem realizado votações virtuais, onde os parlamentares podem participar de onde estiverem, pelo computador ou até mesmo pelo celular. A medida de proteção já tem 30 dias e o parlamentar faltou a todas as nove sessões do mês de abril. A última vez que o político participou de uma sessão da Casa foi no dia 31 de março, data da primeira sessão virtual. Como justificativa, ele alegou que ele pertence ao grupo de risco e não sabe trabalhar com o celular. O que é estranho, porque quem o conhece sabe que ele vive fazendo vídeos sobre o trabalho e denúncias, e além disso, tem vários assessores com salários dignos de marajás. Será que nenhum deles não sabem fazer isso? Como assim? Ele tentou se explicar, mas a desculpe foi bem esfarrapada: "Eu tenho 66 anos e sou do grupo de risco. Aí teria que ser por videoconferência. E eu tenho que aprender a trabalhar com isso", explicou. Não sei se é pra rir ou pra chorar essa justificativa. 

 

 

 

DESAFIOS NA PANDEMIA

Na tarde desta segunda-feira (4), Renatinho Vianna, prefeito de Arraial do Cabo, participou do quadro #15MinutosNoRC através de uma live, transmitida pelas redes sociais do Portal RC24h. No bate-papo, Renatinho conta dos desafios na gestão da cidade nessa pandemia, principalmente no que diz respeito às barreiras e a pressão do comércio para reabrir. A cidade foi a primeira a "fechar" a cidade para quem não é morador ou trabalha por lá, mas muitos continuam burlando a regra. O prefeito afirmou, ainda, ter convicção de que está no caminho certo e garantiu que prefere "ser apontado como o responsável por milhares de desempregados do que por milhares de mortos". Assista a íntegra da entrevista:

 

 

 

 

NOVO CREAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania), começou a semana com novidade numa das áreas mais importantes em tempos de pandemia, a Assistência Social. Nesta segunda-feira (4), acompanhado da secretária da pasta, Cláudia Souza, ele apresentou as novas instalações do CREAS, nomeado Oscar Magalhães, em homenagem ao ex-prefeito, morto em 2012. Também falou sobre projetos desenvolvidos pelo departamento. Veja o vídeo:

 

 

 

 

ÓBITO ZERO EM BÚZIOS

O prefeito de Armação dos Búzios, André Granado (MDB) reuniu o secretariado nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (4), para cobrar a intensificação das ações de fiscalização das medidas de isolamento social. Segundo assessor do prefeito, Lorram Silveira, nesse primeiro momento, “é chance zero de flexibilizar a quarentena”. O final da reunião ficou decidido que até o dia 11 de maio, nada muda. Somente depois dessa data - que segundo os infectologistas deverá ser o período de pico da doença -, talvez haja alguma alteração depois do dia 15. Das cidades de cobertura do Portal RC24h, Búzios é a única que não tem nenhum óbito até o momento. “Essa tem sido a principal meta do prefeito. Manter índice zero de óbitos no município, destacou Lorram. 

 

 

 

FOI MAL

Deu o que falar a foto publicada no Instagram, neste domingo (3), pelo secretário de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Duda Tedesco - nomeado para a função há seis dias. Na imagem ele aparece na praia, com jet ski ao fundo. Internautas cobraram exemplo no cumprimento dos decretos municipais, que impedem o acesso às praias. A imagem foi publicada na conta pessoal do secretário e logo em seguida apagada. Num comunicado, ele afirma que a imagem é antiga e para provar mostrou foto em que diz estar mais magro. "O post deste domingo em que eu estava na praia naquele momento é mentira. Postei um vídeo antigo e não me preocupei em colocar a data, mas segue a comprovação que estou 8kg mais magro". O povo de Búzios não acreditou muito não. Nem na nota, tampouco na perda de peso.

 

 

 

MARCAÇÃO DE FILA

A prefeita Lívia de Chiquinho (PP) mandou colocar tendas e distribuir frutas e água gelada para as pessoas na proximidade da Caixa Econômica, nesta segunda-feira (4). Além disso, as pessoas estão sendo orientadas a respeitarem a sinalização no chão, demarcando o limite da distância de cada pessoa. Boa iniciativa. Por outro lado, prefeita e nem assessoria se pronunciaram até hoje sobre a denúncia do vice, Marcelo Amaral, de um “vídeo fake” que foi divulgado pela prefeitura, de um paciente que supostamente teria sido curado de Covid-19. Embora tenhamos insistido em entender o que aconteceu, até agora, nem um pio sobre essa situação. Continuamos no aguardo paciente. 

 

 

 

MARCAÇÃO DE FILA II

Em São Pedro da Aldeia também vai ter marcação de filas a partir desta terça-feira (5). Preocupado com a aglomeração vista nos últimos dias, o secretário municipal de Governo, Eron Bezerra, disse que o prefeito, Cláudio Chumbinho (PP), já mandou colocar as marcações horizontais.

 

 

 

AGORA É LEI

O Governo do Estado está autorizado a criar o Plano de Risco e Resposta Rápida, que consiste na realização de teste diagnóstico para detectação do coronavírus, realizado em caráter de urgência em todos os profissionais da área da saúde. A determinação é da Lei 8.797/2020, de autoria da deputada Lucinha (PSDB) e dos deputados Rodrigo Amorim (PSL), Rosane Félix (PSD), Bebeto (PODE), Eliomar Coelho (PSOL), Alexandre Knoploch (PSL), Carlos Minc (PSB) e Luiz Paulo (PSDB). A norma foi sancionada pelo governador Wilson Witzel (PSC) e publicada no Diário Oficial do Executivo desta segunda-feira (4).

 

 

 

PEDIU DESCULPAS

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), em vídeo gravado para marcar o Dia do Trabalho, na última sexta (1º), afirmou ter se arrependido em ter dado apoio ao presidente Bolsonaro, a quem chamou de irresponsável, e pediu desculpas a população. "Aproveito, neste primeiro de maio, para pedir desculpas ao povo. Porque eu errei. Erramos. Escolhemos um presidente que é irresponsável, que não entendeu a responsabilidade do cargo que ocupa. Ele, hoje, só pensa nas eleições de 2022 e não exerce aquilo que esperávamos que ele exercesse, que é governar, fazer as reformas necessárias que o Brasil precisa". Witzel afirmou que, se Bolsonaro tivesse feito as reformas, a economia não seria tão afetada pela pandemia da Covid-19. Ele defendeu as reformas tributárias e ambientais. 

 

 

 

ELEIÇÕES 2020

O ministro do STF e futuro presidente do TSE Luís Roberto Barroso afirmou neste domingo (3) que a Justiça Eleitoral precisa começar, até junho, os testes das urnas eletrônicas. Caso contrário, será preciso adiar as eleições municipais – o primeiro turno está marcado para 4 de outubro. Em entrevista à GloboNews, Barroso explicou que a alteração precisa ser feita pelo Congresso Nacional, já que a marcação das eleições para o primeiro fim de semana de outubro está prevista na Constituição Federal. Apesar disso, diz, cabe ao TSE informar os parlamentares sobre as dificuldades de manter a eleição na data prevista.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias